«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Évora: Novo espaço do serviço de urgência Covid-19 "poderá ter já hoje 14 doentes" diz Diretor do Serviço de Urgências do HESE (C/Som).

 

Foi hoje apresentada o novo serviço de urgência Covid do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), que irá complementar e ampliar a resposta do serviço de urgências, sendo que serão redobrados os postos de atendimento e disponibilizados 14 espaços para tratamento de doentes com problemas respiratórios Covid-19.

Em declarações aos jornalistas, o Coordenador da "Task-Force" Covid-19 e Diretor do Serviço de Urgência do HESE, Dr. Rui Matono, afirma que, "neste momento, esta ala representa um acréscimo de 14 postos de atendimento. Duplicamos o número de postos de atendimento que previsivelmente podemos atender. O ADR que está em funcionamento no núcleo de exames especiais tem também 12 postos de atendimento," logo, "representa um acréscimo de mais 100%"

Esta nova ala foi reorganizada e expandida como adaptação à pandemia, tendo demorado cerca de 2 meses a ter sido preparada em conformidade com as necessidades de combate à Covid-19.

A situação de tensão no HESE foi divulgada pela Presidente do Conselho de Administração, Dra. Maria Filomena Mendes, que esta semana disse que existem momentos no serviço de urgências há quatro vezes mais procura que a capacidade de resposta. "Nós estamos num momento crítico da pandemia no nosso país", frisa o Coordenador. "O Alentejo não é diferente, neste momento [a situação] no país está a aumentar, e nós estamos a aumentar," explica.

Em relação a este acréscimo de postos de atendimento face à situação geral vivida no Hospital de Évora, esta, "é uma duplicação que pode não ser o suficiente e potencialmente até não será o suficiente," frisa. "Porque a pandemia cresce muito mais depressa do que nós conseguimos criar espaços, equipar esses espaços e ter recursos humanos," confessa.

A nova ala dos serviços de urgência dedicada a doentes respiratórios Covid-19 inicia a sua total atividade hoje, com exceção da sala de reanimação. Questionado acerca da entrada de doentes Covid-19 já hoje na unidade, o Diretor dos Serviços de Urgência mostra incerteza. No entanto, "poderá ao final do dia ter aqui 14 doentes." Em relação à lotação do serviço de urgência, adianta que, "neste momento estamos no nosso limite previsto. Temos 14/15 doentes, alguns deles à espera de serem internados."

Em declarações à RC, o Coordenador explica que em termos de serviço de urgência esta nova ala irá mitigar a necessidade de transferir doentes Covid-19 do distrito de Évora para outros hospitais distritais do Alentejo. "Tendo mais espaço, podemos acomodar mais doentes, o que quer dizer que, teoricamente, não será necessário interromper a entrada de doentes com orientação CODU."

Fonte: https://www.radiocampanario.com/ultimas/entrevistas/novo-espaco-do-servico-de-urgencia-covid-19-podera-ter-ja-hoje-14-doentes-diz-diretor-do-servico-de-urgencias-do-hese-c-som

Nenhum comentário: