«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Conheça as principais medidas de austeridade anunciadas pelo Governo no Dia 03 de Outubro de 2012.

Conheça as principais medidas de austeridade anunciadas pelo Governo no Dia 03 de Outubro de 2012

O Governo anunciou ontem mais austeridade, para colmatar os recuos do Executivo em algumas medidas propostas. Mas a repartição de esforços não ficou equitativa como se pretendia, de acordo com alguns constitucionalistas.
A devolução parcial dos subsídios aos funcionários públicos e pensionistas e o recuo na Taxa Social Única (TSU), pretendida pela troika mas que gerou divergências inclusivamente no seio da coligação governamental, fizeram-se acompanhar do aumento dos impostos, nomeadamente o agravamento do IRS (Imposto sobre Rendimento de Pessoas Singulares).
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, avisou: «Este será um enorme aumento de impostos». Uma subida que visava equidade, depois de o Tribunal Constitucional ter considerado que o corte do 13.º e 14.º meses no setor do Estado era inconstitucional por violar o princípio da igualdade.
Apesar das alterações feitas pelo Governo, recuando nessa medida e introduzindo outras para compensar a alteração, a distribuição dos esforços não parece ter sofrido grandes mudanças, já que trabalhadores e pensionistas continuarão a ser os principais visados, perante a aparente ausência de medidas de redução da despesa.
                                          
Principais medidas anunciadas:

Devolução parcial de subsídios
Reposição de 1 subsídio aos funcionários públicos e de 1,1 subsídios aos pensionistas.

Sobretaxa de IRS
Aplicação de uma sobretaxa de IRS de 4 por cento, semelhante à que se verificou no subsídio de natal de 2011, mas regular, ao longo do ano.

Redução dos escalões do IRS
Alteração do regime de IRS de oito para cinco escalões, o que o Governo estima que originará um agravamento da taxa média efetiva do IRS de 1,4 pontos percentuais.

Taxa máxima de IRS de 54,5 por cento
Subida da taxa máxima do IRS de 46,4 por cento para 54,5 por cento.

Subida do IMI
Eliminação da cláusula de salvaguarda prevista no Código do IMI, o que antecipa um grande forte aumento do Imposto Municipal Sobre Imóveis para alguns donos.

Aumento da taxa liberatória
Taxas sobre o rendimento com juros de depósitos, de obrigações, de dividendos e de rendimentos distribuídos por fundos de investimento vão subir para 26,5 por cento já este ano e, em 2013, para 28 por cento.

Aumento do Tabaco e bens de luxo
Subida do imposto sobre o tabaco e sobre outros bens de luxo.

Um comentário:

Anônimo disse...

AF Évora
Divisão de Honra

Oriolenses - Bencatelense
Borbense - Sp. Viana do Alentejo
Santiago Maior - Lavre
Escouralense - Perolivense
Estremoz - Arraiolense
Calipolense - Portel
Cabrela - Redondense

1ª Divisão

São Romão - Alcaçovense
Santana do Campo - Outeiro
Corval - Canaviais
Giesteira - Luso Morense
Lusitano de Évora - Aldeense
Fazendas Cortiço - Brotense
Valenças – Arcoense

AF Portalegre

Campomaiorense – Esperança (sábado)
Alpalhoense – Crato
Montargilense – Condestável
Elvas – Terrugem
Santo Amaro – Gavionenses
Gafetense – Santa Eulália
Mosteirense – Portus Alacer
Folga: Fronteirense