«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Austeridade: Da energia à saúde vários aumentos ainda por chegar até final do ano.

Eletricidade, gás natural, taxas moderadoras e IVA, todos os elementos desta lista deverão sofrer aumentos até ao final do ano, a par do final de várias isenções fiscais e das SCUT, segundo o memorando de entendimento.

De acordo com o documento de sistematização das medidas do programa de apoio a Portugal, acordado entre o Governo e a ‘troika’ (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional), são vários os aumentos a fazerem-se sentir até ao final de 2011, para além dos já efetuados ao nível dos transportes em Agosto.

Na quinta-feira, o conselho de ministros aprovou a proposta de lei sobre o aumento das taxas do IVA sobre a eletricidade e o gás natural, a discutir no Parlamento na próxima quarta-feira, que deverá entrar em vigor em outubro.

As taxas moderadoras no campo da saúde, como indicou o ministro Paulo Macedo na quinta-feira, deverão ver uma decisão ser tomada ainda este mês no que toca a aumentos para lá da inflação, com “uma revisão substancial das categorias de isenção atuais”, segundo refere o documento com a sistematização das medidas, publicado pelo Ministério das Finanças.

As deduções fiscais na saúde serão reduzidas “substancialmente (em dois terços no total)”, incluindo os seguros privados, previa o memorando de entendimento, sendo acompanhadas da redução dos custos com o transporte de doentes.

“A lista de bens e serviços sujeitos a taxas reduzidas de IVA será revista” ainda este ano, com a eliminação das isenções de IVA para produtos no âmbito do serviço postal.

O Imposto sobre Veículos e o Imposto sobre o Tabaco vão ser ambos aumentados e vai ser levada a cabo uma “avaliação abrangente da estrutura de tarifas das empresas públicas a fim de reduzir o grau de subsidiação (…) para as empresas do [Setor Empresarial do Estado] das administrações regional e local até ao final de setembro de 2011”.

No início de agosto, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, afirmou que o Governo se iria pronunciar “dentro de muito pouco tempo” sobre a cobrança nas SCUT – sem custos para o utilizador que ainda não têm portagens, garantindo que “o princípio do utilizador pagador e da universalidade serão respeitados”.

No IRC, até o final de 2011, vão ser eliminadas isenções e todas as taxas reduzidas, serão limitadas as deduções de prejuízos fiscais e limitado a três anos o período de reporte desses prejuízos, acrescenta o memorando de entendimento.

Fonte: @Lusa

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*

Um comentário:

Anônimo disse...

O Redondense iniciou hoje a participação na 3ª Divisão - Série F com uma vitória por 2-1 sobre o campeão distrital de Beja, o Despertar.
Os golos do Redondense foram marcados por Leonel Levi e Barry.

Resultados:
Redondense 2-1 Despertar
U. Montemor 1-0 Pescadores
Farense 3-0 Quarteirense
Messinense 0-1 Esperança de Lagos
Lagoa 0-1 Sesimbra
Fabril 2-0 Aljustrelense