«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Alandroal: Festas de Setembro e Semana da Juventude 2011 inundaram coração da vila com Milhares de Pessoas.


Alandroal: Festas de Setembro e Semana da Juventude 2011 inundaram coração da vila com Milhares de Pessoas

Entre os passados dias 31 de Agosto e 5 de Setembro, o Alandroal voltou a encher-se de luz, cor, alegria e animação, com a Semana da Juventude e as Tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição. Com um orçamento bastante reduzido em relação a anos anteriores (e com o recurso a financiamentos), mas sem comprometer a qualidade, a Câmara Municipal de Alandroal preparou um programa amplamente diversificado, em que todos encontraram motivos para sair à rua e participar nas festividades.

Como era de esperar, o momento mais alto das celebrações aconteceu na noite de 3 de Setembro, Sábado, num concerto inédito e único, que juntou em palco a banda “Anjos” e a fadista Mafalda Arnauth. Ao longo de duas horas, os artistas proporcionaram momentos que levaram ao rubro os milhares de pessoas que enchiam a Praça da República.

Mas houve outros momentos culturais que mereceram o reconhecimento e a adesão do público. A Banda da Escola de Musica do Centro Cultural de Alandroal juntou-se à Orquestra Ligeira da Quinta do Anjo, para proporcionar um concerto de grande nível, onde foram interpretados temas de alguns dos mais conceituados compositores internacionais. Também os aficionados da festa brava tiveram na noite do dia 2 de Setembro um motivo de interesse, com a realização de uma grandiosa corrida de toiros, que juntou em praça cavaleiros como Rui Salvador ou Joao Moura Caetano.

Nem só de concertos se fizeram as festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude 2011. O Município de Alandroal entende que as festas tradicionais são também importantes momentos de promoção do concelho e de dinamização da economia local. Por isso mesmo, em conjunto com os agentes locais, como as associações ou os artesãos, foram promovidas várias actividades, como uma tertúlia de defesa da festa brava, que trouxe ao Alandroal várias figuras relacionadas com a festa brava.

A actuação do grupo de teatro do pólo de Alandroal da Universidade Sénior Túlio Espanca, que pela primeira vez subiu ao palco perante o público alandroalense, proporcionou um espectáculo que contagiou pela alegria e dedicação que os artistas colocaram em palco. Também o MotorKlub de Alandroal organizou o seu segundo encontro, onde participaram várias dezenas de entusiastas das motos e carros.

As noites no interior do Castelo de Alandroal foram, igualmente, motivo de interesse e proporcionaram momentos de muita animação aos mais jovens. Pelo palco nocturno passaram nomes como DJ Miss Pink, Edie Ferrer, Effect Z ou Cyer G. As tasquinhas gastronómicas, de mostra de artesanato e produtos regionais e os tradicionais bailes, completaram um conjunto de actividades que criaram a dinâmica vivida nos dias de festejo e que tanto agradou aos alandroalenses e a todos aqueles que nos visitaram.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município do Alandroal.

Nenhum comentário: