
Alandroal: Serviços da Autarquia recolhem lixo depositado ilegalmente
O Município do Alandroal tem vindo a ser alertado para o surgimento de situações de uso indevido dos contentores do lixo, nomeadamente a deposição de lixo fora dos contentores, o que causa uma má imagem dos espaços públicos das vilas e aldeias do Concelho. Também é frequente assistir-se à deposição de cartão nos contentores para lixo indiferenciado, quando por vezes os ecopontos estão mesmo ao lado. Além de sobrecarregarem os serviços da Autarquia, estas situações podem provocar problemas de salubridade.
As situações registadas têm maior incidência nas localidades onde ocorreram os trabalhos de remodelação do sistema, que levaram a uma redefinição dos circuitos de recolha e à colocação de novos contentores de 800 litros de capacidade, de forma a tornar o Sistema de Recolha mais eficiente, e compatível com os novos equipamentos adquiridos pela Autarquia.
O esforço que a Autarquia tem vindo a fazer para melhorar o ambiente no nosso concelho apenas poderá dar frutos se for acompanhado por toda a população, nomeadamente através da correcta utilização dos recipientes para deposição de lixo e da separação do papel, vidro e embalagens plásticas. Outro comportamento que deverá ser adoptado urgentemente é a não deposição do lixo no chão, e o respeito pela localização dos contentores existentes, uma vez que os locais onde estão colocados foram estudados pelos serviços da Autarquia com vista à melhor eficiência do serviço (e à optimização dos circuitos de recolha).
Ao não adoptarmos este comportamento, corremos um sério risco de destruir a qualidade ambiental de que dispomos e de manchar a nossa imagem perante as pessoas que nos visitam. Além disso, esse comportamento resulta num desperdício de recursos da Autarquia, e tem consequências ao nível financeiro, visto tratar-se da resolução de situações que resultam do uso indevido dos equipamentos e do Sistema.
Fonte: G. I,M. Alandroal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário