«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ANAFRE: Presidentes de Junta contra extinção de Freguesias.

Presidentes de Junta contra extinção de Freguesias


O Governo prepara-se para lançar o debate sobre a reforma administrativa do país. O principal objectivo é reduzir o número de freguesias. De acordo com o secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, “a ideia é replicar o modelo que foi feito em Lisboa - de redução das actuais 53 freguesias para 24 - a todo o território nacional”.


O responsável garante que não há ideias pré-definidas e deixa em aberto a possibilidade de, além da redução do número de freguesias nos 308 municípios portugueses, haver também uma diminuição do próprio número de autarquias.

O RB esteve à fala com os presidentes de Junta de Freguesia do concelho de Anadia que, na sua maioria, se mostraram pouco esclarecidos em relação ao assunto, pois necessita de ser analisado caso a caso. Mesmo assim foram dizendo que eram contra a ideia, dado que irá trazer complicações, junto das populações locais que, certamente não aceitariam a extinção ou fusão das suas freguesias, devido ao bairrismo existente.

Segundo António Floro, presidente da Junta de Freguesia de Sangalhos, “se formos a analisar a situação de acordo com o número de eleitores por freguesia, é uma medida a ser tomada”. “É a medida certa em termos de rentabilidade e poupança”, adiantou. Mas para este autarca as freguesias mais pequenas não vão aceitar uma decisão como esta de ânimo leve. “Se esta medida for implementada no concelho de Anadia vai ser mau, uma vez que há bem pouco tempo se criaram algumas freguesias e agora voltar a reduzi-las não vai ser agradável para as populações dessas mesmas freguesias”, declarou.

Para Joaquim Cruz, presidente da Junta de Freguesia de Paredes do Bairro, “se esta alteração entrar em funcionamento, vai trazer problemas para as populações, porque todos gostamos de ser da freguesia onde fomos criados e onde sempre vivemos”. Afirmou ainda que “para mim se é para reduzir alguns custos não é nenhum bicho de sete cabeças, mas o facto de se fundirem algumas freguesias vai provocar algumas quezílias, porque cada freguesia gosta de permanecer com as suas tradições”. Este autarca considera ainda que com o actual governo não adianta contestar nada, pois toma as medidas que quer, mesmo que não sejam as mais oportunas.

José Lagoa, presidente da Junta de Freguesia de Aguim, considera que este assunto tem de ser “bem esclarecido e muito ponderado”, pois, por vezes alerta-se para situações a que não se devem dar atenção. Afirmando ainda que “sou a favor da extinção de algumas juntas devido ao número de leitores existentes e, também, pela sua localização”. “Esta é uma situação que se se vier a concretizar não trará benefícios para as populações”, adiantou.

Fonte: www.anafre.pt

Nenhum comentário: