
«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»
Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.
Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.
Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.
Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.
Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).
Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.
Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …
Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos
A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).
A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).
sábado, 30 de julho de 2011
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Governo - Despedimentos mais baratos nos novos contratos de trabalho.
Saúde - Prescrição electrónica obrigatória não será mais adiada, todas as exceções já estão asseguradas - Ministro.

O ministro da Saúde reiterou hoje que a obrigatoriedade da prescrição eletrónica entra mesmo em vigor segunda-feira, afirmando que o prazo já foi prorrogado e que não se justifica novo adiamento, porque todas as exceções estão previstas.
"Está previsto, através de portaria, regras para os médicos que não estejam preparados, inclusive existe um registo junto da Ordem dos Médicos dos que são info-excluídos ou com outra dificuldade", lembrou Paulo Macedo.
O ministro, que falava aos jornalistas no final de uma reunião com dirigentes do Ministério, sublinhou que se trata ainda por cima de uma percentagem insignificante no total das receitas.
As receitas serão devidamente assinaladas, no caso dos clínicos que não têm ou não vão ter sistema, porque se declararam auto-excluídos e o centro de conferência de faturas tomará isso em atenção, assegurou o responsável.
Paulo Macedo defende que não se pode, cada vez que se aproxima um prazo, "ainda por cima um prazo que foi prorrogado", alegar os motivos de quem quer ver o prazo adiado.
Salientou, a propósito, que o prazo é conhecido "há meses e meses", que a ordem dos Médicos foi ouvida e que vai haver um "ganho enorme para os portugueses" com a entrada em vigor deste sistema.
Paulo Macedo recordou ainda que foram dados "vários meses para as pessoas se prepararem" e que os médicos não preparados são uma minoria e a percentagem de receituário é ainda menor, já que a maior parte das receitas são passadas em consultas externas dos hospitais e em centros de saúde.
Fonte: Lusa/Fim
V Torneio de Futebol Praia - Jogos da 2 ª Jornada.
Alandroal: Idosos do concelho mais seguros

Os idosos do concelho de Alandroal já estão mais preparados para lidar com situações de burla e prevenir possíveis assaltos, fruto de uma acção de sensibilização que as entidades executoras do programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, no concelho de Alandroal, têm levado a cabo em colaboração com o Núcleo de Programas Especiais da Guarda Nacional Republicana - destacamento de Reguengos de Monsaraz.
Esta iniciativa, cujo objectivo principal passa por explicar a todos os idosos, identificados como possíveis vítimas do “conto do vigário”, de que forma as burlas acontecem e como se podem identificar os seus possíveis autores, contou ainda com o apoio da Câmara Municipa de Alandroal e das Juntas de Freguesia.
Montejuntos, Ferreira de Capelins, Aldeia de Pias e Hortinhas, são algumas das localidades que já receberam os militares da GNR, no entanto, estão ainda previstas sessões de sensibilização em Terena, Mina do Bugalho e Rosário.
Os principais alvos destas burlas são pessoas idosas, que normalmente vivem sozinhas e em regiões mais afastadas dos grandes centros, situação que acontece frequentemente no concelho de Alandroal. Segundo a GNR, normalmente os burlões apresentam-se bem vestidos, “bem falantes” e fazem passar-se por funcionários de entidades públicas ou entidades bancárias.
Fonte: Câmara Municipal de Alandroal
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Reunião do Executivo da Freguesia de São Brás dos Matos.
Cemitério de São Brás dos Matos.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
domingo, 24 de julho de 2011
Évora - PCP propõe fundos comunitários para construção do novo hospital.

Informação sobre o Posto Médico da Mina do Bugalho.

Informa-se toda a população da Mina do Bugalho que nos dias 25 de Julho (segunda-feira) e 27 de Julho (quarta-feira) não haverá consultas médicas na Mina do Bugalho por motivo de férias do Médico de família da nossa Aldeia.
V Torneio de Futebol Praia - Resultado.
sábado, 23 de julho de 2011
V Torneio de Futebol Praia - Resultado.
Governo - Transportes podem subir até 25% a 1 de Agosto (aumento médio acumulado no ano de 19,5%).
Segundo as notícias de hoje o aumento médio extraordinário dos preços dos transportes colectivos públicos a ocorrer no próximo dia 1 de Agosto deverá ser de cerca de 15% mas pode oscilar entre os 0 e os 25% de acordo com as situações concretas. O Ministério da Economia prometeu avançar com mais detalhes em conferência de imprensa hoje ao final da tarde. Note-se que este é já o segundo aumento do ano, tendo o aumento médio que entrou em vigor em Janeiro sido de 4,5% o que nos leva a um aumento acumulado médio de 19,5%. Sublinhe-se, contudo, que este aumento de Agosto será diferenciado entre transportes colectivos geridos por empresas públicas ou privadas. Estas últimas irão actualizar os seus preços, em média, 2,7%.
O desenho das tarifas especiais para famílias mais carenciadas será implementado um mês depois, em Setembro. Segundo a Lusa que teve acesso ao despacho do Governo: “será criado um título de transporte a preços reduzidos, promovendo a justiça e protecção social a agregados familiares de menores rendimentos, a implementar a 1 de Setembro de 2011″.
No passado recente não há memória de ter ocorrido um aumento singular de tamanha dimensão, nem tão pouco um aumento médio anual desta magnitude.
Considerando os graves problemas de ordenamento de território que conduzem largos milhões de portugueses a dependerem do transporte colectivo ou individual para poderem exercer a sua actividade profissional estes aumentos acabam por ser na prática sobre-taxas semi-universais pois deverá haver uma forte rigidez quanto a uma reacção na procura apesar do forte aumento de preços. Em vários aspectos estes aumentos ocorrem na pior conjuntura possível, pois será extremamente difícil as famílias visados reagirem com eventuais ajustamentos estruturais como por exemplo vendendo o seu imóvel com vista ao arrendamento de uma habitação mais próxima do local de trabalho. A transacção de imóveis está próxima do congelamento e a reforma, credibilização e reforço da segurança contratual dos contratos de arrendamento, a ocorrer, está ainda há distância de vários meses.
Com aumentos desta magnitude poderão inclusive ocorrer situações em que se tornem economicamente inviáveis vários contratos de trabalho para os respectivos trabalhadores. Uma situação a acompanhar.
Fonte: www.economiafinancas.com
Governo - Preço dos transportes públicos aumenta 15% já em Agosto.

Os bilhetes e passes sociais vão aumentar a 1 de Agosto, cumprindo-se assim uma das medidas da ‘troika’.
O Governo vai comunicar hoje às operadoras de transporte público que os bilhetes e passes sociais devem sofrer um aumento médio de 15% já a partir do próximo dia 1 de Agosto. O ministério tutelado por Álvaro Santos Pereira cumpre assim uma das medidas calendarizadas pela ‘troika’, que previa a revisão das tarifas de transporte públicos até ao final deste mês. Ao mesmo tempo, a secretaria de Estado das Obras Públicas avança com a extinção de NAER-Novo Aeroporto, EDAB-Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja e RAVE-Rede Ferroviária de Alta Velocidade.
A par de um aumento médio de 15% das tarifas nos transportes – o que significa que alguns títulos podem subir até 25%, enquanto outros não serão actualizados -, o Governo propõe-se a rever a noção de serviço público, o que deverá passar pela redução ou eliminação de algumas carreiras de transporte.
Já em Setembro será criado um novo tarifário que pretende reduzir o impacto dos aumentos junto das camadas menos favorecidas. O atraso na introdução desta medida ficará a dever-se à alegada dificuldade de aplicação das medidas.
A análise da estrutura tarifária é uma das medidas impostas pela ‘troika’ e visa determinar quais os custos que ela implica. Com esta análise ainda em andamento, o executivo pretende que sejam os utilizadores e não a totalidade dos contribuintes a pagar o serviço público, o que implicará o fim ou a redução de algumas carreiras de serviço rodoviário, ferroviário ou fluvial, apurou o Diário Económico. No caso da Transtejo, por exemplo, a redução de custos de 15%negociada com o anterior Governo já previa a eliminação de algumas ligações entre as duas margens do Tejo, enquanto que na CP está previsto o encerramento de algumas linhas. Outra das medidas em análise é a simplificação dos sistemas tarifários que poderão contribuir para a redução dos custos.
Fonte: www.presstuga.com
Passos anuncia imposto extraordinário sobre subsídio de Natal.
O anúncio foi feito na abertura do debate do Programa do XIX Governo na Assembleia da República.
“O estado das contas públicas força-me a pedir mais sacrifícios aos portugueses”, começou por afirmar Passos Coelho, depois de lembrar os números do défice do primeiro trimestre, de 7,7 por cento, anunciado terça-feira pelo INE.
E após dizer que não deixa “as notícias desagradáveis para outros” nem as disfarçará com “ambiguidades de linguagem”, o chefe do Governo garantiu que não tinha “alternativas exequíveis” a estas medidas extraordinárias.
“Temos objectivos a cumprir [de défice e do acordo com a troika] o que não nos deixa alternativas exequíveis. Mas posso assegurar que não permitirei que estes sacrifícios sejam distribuídos de uma forma injusta e desigual.
Por isso, o Executivo avançou com esta medida, “cujo detalhe técnico está ainda a ser ultimado e será apresentada nas próximas duas semanas”. Mas Passos adiantou que “a intenção é que o peso desta medida fiscal temporária seja equivalente a 50 por cento do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional”.
Na prática, o que Passos anunciou é que a contribuição só incidirá sobre o valor do vencimento acima do salário mínimo (485 euros).

Fonte: Público.
V Torneio de Futebol Praia - Resultado do Derby Mineiro.

O V Torneio de Futebol Praia da Aldeia da Venda com organização do Município do Alandroal teve ontem o seu inicio e logo com um jogo escaldante, um derby da Aldeia da Mina do Bugalho.
Freguesia de São Brás dos Matos - 8 Associação Cultural e Desportiva da Mina do Bugalho - 11
Marcadores:
Freg. São Brás: Toy (2 golos) Guilherme (2 golos) Cabaço (2 golos) Flávio (1 golo) Hugo Baldonero (1 golo).
ACD Mina: Nelo (4 golos) Luis Galhardas (2 golos) Gonçalo (2 golos) Rui Rodrigues (1 golo) Bruno Chilra (1 golo) ????????????
Jogo escaldante e também bastante disputado com a equipa do A.C.D. Mina a levar a melhor sobre a Freguesia de São Brás.
Parabéns aos vencedores e continuação de bom torneio para ambas as equipas.
Quem está isento das taxas moderadoras?
Nos termos do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 173/2003, de 1 de Agosto, do Despacho n.º 6961/2004, de 6 de Abril, da Portaria n.º 349/96, de 8 de Agosto, do Decreto-Lei n.º 201/2007, de 24 de Maio, do Decreto-Lei n.º 38/2010, de 20 de Abril, e da Portaria 1319/2010, de 28 de Dezembro, estão isentos do pagamento de taxas moderadoras:
•Grávidas e parturientes;
•Crianças até aos 12 anos de idade, inclusive;
•Beneficiários de abono complementar a crianças e jovens deficientes;
•Beneficiários de subsídio mensal vitalício;
•Pensionistas que recebam rendimentos não superiores ao salário mínimo nacional, seus cônjuges e filhos menores desde que dependentes;
•Desempregados, inscritos nos centros de emprego, que recebam rendimentos não superiores ao salário mínimo nacional, seus cônjuges e filhos menores desde que dependentes;
•Beneficiários de prestação de carácter eventual por situações de carência paga por serviços oficiais, seus cônjuges e filhos menores;
•Internados em lares para crianças e jovens privados do meio familiar normal;
•Trabalhadores por conta de outrem que recebam rendimento mensal não superior ao salário mínimo nacional, seus cônjuges e filhos menores, desde que dependentes;
•Pensionistas de doença profissional com o grau de incapacidade permanente global não inferior a 50%;
•Beneficiários do rendimento social de inserção;
•Insuficientes renais crónicos;
•Diabéticos;
•Hemofílicos;
•Parkinsónicos;
•Tuberculosos;
•Doentes com sida e seropositivos;
•Doentes do foro oncológico;
•Doentes paramiloidósicos;
•Doentes com doença de Hansen;
•Doentes com espondilite anquilosante;
•Doentes com esclerose múltipla;
•Dadores benévolos de sangue (desde que tenham feito duas dádivas nos 365 dias anteriores à data do acesso à prestação de saúde; ou, caso estejam temporariamente impedidos, por razões clínicas comprovadas, de doar sangue, tenham feito, anteriormente, cinco dádivas validas; ou, caso estejam impedidos definitivamente, por razões clínicas comprovadas ou limite de idade, de doar sangue, tenham feito, anteriormente, dez dádivas validas);
•Doentes mentais crónicos;
•Alcoólicos crónicos e toxicodependentes, quando inseridos em programas de recuperação, no âmbito do recurso a serviços oficiais;
•Doentes portadores de doença genética com manifestações clínicas graves;
•Doentes com insuficiência cardíaca congestiva;
•Doentes com cardiomiopatia;
•Doentes com doença pulmonar crónica obstrutiva;
•Doentes com hepatite crónica activa;
•Doentes com cirrose hepática com sintomatologia grave;
•Doentes com artrite invalidante;
•Doentes com lúpus;
•Doentes com dermatomiose;
•Doentes com paraplegia;
•Doentes com miastenia grave;
•Doentes com doença desmielinizante;
•Doentes com a doença do neurónio motor;
•Doentes portadores de doenças crónicas, identificadas em portaria do Ministro da Saúde que, por critério médico, obriguem a consultas, exames e tratamentos frequentes e sejam potencial causa de invalidez precoce ou de significativa redução de esperança de vida;
•Bombeiros;
•Vítimas de violência doméstica;
•Doentes transplantados de órgãos;
•Dadores vivos de órgãos, de células de medula óssea ou de células progenitoras hematopoiéticas;
•Potenciais dadores de órgãos de células de medula óssea ou de células progenitoras hematopoiéticas, relativamente à prestação de serviços de saúde relacionados com a avaliação da possibilidade da dádiva;
•Militares e ex-militares das Forças Armadas que, em virtude da prestação do serviço militar, se encontrem incapacitados de forma permanente;
•Outros casos determinados em legislação especial.
Fonte: http://www.portaldasaude.pt
Taxas moderadoras - Acabam milhões de isenções na Saúde já em Setembro.

Actualmente, grávidas ou desempregados estão isentos de taxas moderadoras, independentemente dos rendimentos.
O governo prepara-se para alterar as regras das taxas moderadoras na saúde em Setembro e vai ter como critério o rendimento dos utentes.
O i sabe que, a partir dessa data, ficarão isentos do pagamento das taxas moderadoras na saúde apenas as pessoas com rendimentos iguais ou inferiores ao salário mínimo nacional. As restantes, independentemente de serem doentes crónicos, dadores de sangue, grávidas ou crianças, deixam de ter atendimento gratuito no Serviço Nacional de Saúde, ao contrário do que acontece actualmente.
O acordo entre o governo e a troika já previa um aumento das taxas, mas para atingir a poupança de 550 milhões de euros na saúde já em 2011, exigida pela troika, o governo não só vai subir o valor das taxas moderadoras como alterar por completo a lista de isenções.
O i fez as contas e, somando os utentes que estão isentos de pagar taxas, conclui-se que pelo menos, metade da população portuguesa tem consultas gratuitas nos hospitais ou centros de saúde públicos. Mário Jorge Santos, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, confirma que "contabilizando aqueles que mais recorrem ao SNS", "conclui-se que 50% da população é isenta".
A lista de isenções actual é enorme. Os serviços prestados no SNS são gratuitos para reformados com pensões abaixo do salário mínimo, cônjuges e filhos menores e para trabalhadores por conta de outrem com salários abaixo dos 485 euros e respectivos familiares dependentes. O critério do rendimento deixa de ter relevância no caso dos desempregados inscritos nos centros de emprego, de grávidas ou de crianças com menos de 12 anos. Ou seja, um desempregado está isento de taxas moderadoras, independentemente de receber 500 euros de subsídio de desemprego ou 1200 euros (o tecto máximo). As grávidas também não pagam, mesmo que os seus rendimentos sejam altos.
E a lista não acaba aqui (ver números ao lado). Estão isentos os beneficiários de subsídio mensal vitalício, diabéticos, dadores de sangue, toxicodependentes, doentes crónicos.
As taxas moderadoras são a única fonte de receitas do SNS, que depende das transferências do Orçamento do Estado para tudo o resto. Se cada um dos portugueses isentos fosse uma vez por ano a uma consulta num hospital central (com o preço de 4,60 euros), o Ministério da Saúde arrecadaria mais 23 milhões de euros, um valor irrisório para uma tutela com um orçamento superior a 8 mil milhões.
O objectivo das taxas moderadoras não é financiar o sistema, mas sim prevenir abusos, que resultam em mais despesa pública. No entanto, de acordo com Mário Jorge Santos, "o papel moderador não existe e continua a haver um excesso de procura", havendo registos de utentes que vão a 68 consultas por ano num centro de saúde (por iniciativa própria e não por recomendação do médico). Dado o baixo valor das taxas, o especialista entende que elas "não são dissuasoras". "Só as pessoas com um rendimento baixíssimo deixam de ir ao médico. E isso promove uma grande injustiça."
Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde, não acredita que fazer depender a isenção das taxas moderadoras do rendimento do utente seja a melhor solução para o financiamento do SNS: "O SNS evitará alguma despesa, mas a receita proveniente das taxas moderadoras continuará a ser insuficiente." "Se se quer mais redistribuição, deve-se aumentar os impostos para os rendimentos mais elevados. É melhor para todos, incluindo para os que pagam mais impostos. É preferível pagar um montante fixo a pagar com base na incerteza de estar doente."
Além disso, alerta Mário Jorge Santos, a exclusão de pagamento de taxas moderadoras de acordo com o rendimento "aumenta as despesas administrativas, já que serão precisos funcionários para fiscalizar os rendimentos ano após ano". E aumentará também "a tentação de fraude", segundo Pita Barros, já que "o sistema fiscal não é perfeito".
Um relatório de 2006 de uma comissão designada pelo Ministério da Saúde para avaliar a sustentabilidade do financiamento do SNS recomendava ao governo uma revisão do regime de isenções das taxas moderadoras, baseada em dois critérios: capacidade de pagamento e necessidade continuada de cuidados de saúde, a fim de evitar abusos de quem podia pagar mais pelos serviços.
Fonte: http://www.ionline.pt
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Abertura do V Torneio de Futebol Praia - Dia 22 de Julho de 2011 pelas 21 Horas.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Férias da Funcionária Administrativa da Secretaria da Freguesia de São Brás dos Matos
Boas Férias a todos os funcionários da nossa Freguesia.

terça-feira, 19 de julho de 2011
Equipa da Freguesia de São Brás dos Matos.
Sorteio do V Torneio de Futebol Praia.

Realizou-se ontem a noite pelas 21 horas na Câmara Municipal do Alandroal o sorteio do V Torneio de Futebol Praia a realizar na Aldeia da Venda entre os dias 22 de Julho e 20 de Agosto do corrente ano.
Com 15 equipas em prova divididas por 3 grupos as equipas da nossa Aldeia ficaram inseridas no Grupo A.
Grupo A:
Eletropadilha;
Centro Cultural e Desportivo de Montejuntos;
Associação Cultural e Desportiva da Mina do Bugalho;
Nuno Ramalho;
Freguesia de São Brás dos Matos.
Existe outra equipa em prova com alguns jogadores oriundos da nossa Aldeia que ainda falta obter informações.
A todo o momento esperamos divulgar neste blogue a constituição dos grupos B e C bem como do respetivo calendário dos jogos.
Ministério da Defesa Nacional - Convocação para o Dia da Defesa Nacional.

Ministério da Defesa Nacional - Convocação para o Dia da Defesa Nacional
Cidadãos nascidos em 1993 residentes em Portugal
Concelho: Alandroal
Freguesia: São Brás dos Matos
O Director Geral de Pessoal e Recrutamento Militar notifica os cidadãos constantes deste Edital de que devem comparecer ás 09 horas no local e dia que se indicam.
MORADA: Regimento de Infantaria nº 3 - Estrada de Mértola, 7801 - 906 Beja.
Nomes:
CLAUDIA RAQUEL GROMICHO MIRA 02-12-2011
CLAUDINO JOSE GODINHO GALANTE 02-12-2011
LUIS MIGUEL FIGUEIRAS GALHARDAS 20-03-2012
NORBERTO FILIPE PISCO PERQUILHA 02-12-2011
Para mais informações dirija-se a Junta de Freguesia de São Brás dos Matos.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Pagamentos de contas na Sede da Freguesia de São Brás dos Matos.

A Freguesia de São Brás dos Matos informa toda a população que todas as Segundas-feiras no período da manhã poderá efectuar os pagamentos das suas contas de Electricidade, Água, Telefone, Internet, Tv cabo etc na Secretaria da nossa Freguesia.
Quem quiser efetuar os seus pagamentos terá de fazê-los na próxima Segunda-feira na Sede da Freguesia porque brevemente a funcionária administrativa irá entrar de férias.