«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O ALANDROAL NA IMPRENSA NACIONAL VOLTA A SER NOTÍCIA DE PRIMEIRA PÁGINA NO D.N. E NO J.N.

O ALANDROAL NA IMPRENSA NACIONAL
VOLTA A SER NOTÍCIA DE PRIMEIRA PÁGINA NO D.N. E NO J.N.

João Nabais, ex-presidente do Alandroal, entre 2001 e 2009, começa hoje a ser julgado no Tribunal de Redondo por 209 crimes relacionados com desvio de dinheiros públicos
Em causa estão mais de 100 viagens feitas pelo autarca, que custaram à Câmara cerca de 640 mil euros. Além das viagens a Cuba e a outros destinos - "exclusivamente para satisfação dos interesses lúdicos do arguido", como se lê no despacho de pronúncia do processo N.º 32/078JFLSB consultado pelo DN - João Nabais é ainda acusado de ter usado dinheiros públicos para oferecer viagens à Madeira a 461 munícipes, excursões à Eurodisney, à Isla Mágica, Madeira e Açores. Autarquia exige agora a João Nabais o pagamento de 760 mil euros por gastos diversos.
Na investigação feita pelo DN, atual presidente da câmara do Alandroal admite que não há dinheiro nem para pagar luz nem combustível e explica o endividam.
João Nabais, ex-autarca do Alandroal, começa a ser julgado, a 21 de fevereiro, por 207 crimes de peculato. É acusado de ter feito 120 viagens "para exclusiva satisfação do seu interesse lúdico".
A maioria das viagens (89) diz respeito a deslocações e pernoitas em Lisboa, enquanto as restantes tiveram por destinos os Açores e a Madeira e, sobretudo, o estrangeiro. Para a acusação, "não contribuíram nem eram suscetíveis de contribuir para a satisfação dos interesses do município". O seu principal e verdadeiro motivo, segundo o Ministério Público (MP), prendia-se com o gosto do ex-autarca do PS, derrotado nas eleições de 2009, por viagens, "diversão noturna" e "turismo sexual".

DIREITO À DEFESA
Entretanto a após colocação desta notícia a página Notícias ao Minuto publica:
João Nabais declara-se inocente dos crimes de que é acusado, e, em resposta escrita a perguntas remetidas pelo Diário de Notícias, argumenta: “Com a cumplicidade do anterior presidente da Câmara Municipal do Alandroal e do Ministério Público, [as acusações de que é alvo] utilizam um juízo que é político, parcial e tendencioso sobre factos normais na vida autárquica (constáveis em todas as autarquias do País) e recorrem a inaceitáveis insinuações sobre a minha vida pessoal e intimidade privada para consubstanciar um processo persecutório eivado de ressentimento, inveja e preconceito, com objectivos inequivocamente políticos contra alguém que deixou uma marca indelével de desenvolvimento na vida do Município do Alandroal”.
Saliente-se que uma denúncia anónima deu conta de que “em cerca de dois meses” João Nabais “viajou para cinco países diferentes pertencentes a três Continentes”. Contas feitas, traduz-se numa despesa superior a 640 mil euros.
Não obstante, o ex-autarca foi eleito nas últimas eleições vereador, tendo-se candidatado como independente, sendo que, na sua maioria, a população não recrimina a conduta de Nabais. “Não posso dizer mal dele, tratou-me sempre bem”, realçou uma idosa que beneficiou de uma operação às cataratas pelos Serviços Médicos Cubanos, no âmbito do projecto ‘Operação Milagro’, com a qual o ex-presidente da Câmara terá despendido mais 205 mil euros.


Fonte: al tejo  - http://www.alandroal.blogspot.pt/

Um comentário:

Anônimo disse...

Que todos os culpados, mas todos sejam julgados.
Espero que sim, porque haver Presidentes de primeira e outros de sugunda e toda a gente pactuar com isso está mal e todos nós somos culpados.