«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ELEIÇÕES NA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO ALANDROAL.

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO ALANDROAL

ELEIÇÕES PARA O TRIÉNIO DE 2014 A 2016

Realizaram-se no Domingo as Eleições para os Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia.
Foi apenas uma lista apresentada a escrutínio.

Após o Acto Eleitoral foi a mesma aprovada com 66 votos a favor:
Votantes - 81
A favor - 66
Brancos - 10
Nulos -5

Para que conste aqui vos deixo os nomes dos novos Corpos Gerentes

Mesa Administrativa ( Efectivos)
Provedora – Maria Dulce Miranda de Sá Caldeira Gonçalves
Vice – Provedor – António João Fontes Coelho
Secretário – David José Rodrigues Fontes
Tesoureiro – Ricardo José Pateiro Tique
1º Vogal – Rui Manuel Tapum Coelho
2º Vogal – José Joaquim Casaca Tátá
3º Vogal – José Carlos Garcia Tavares Correia

Mesa Administrativa (Suplentes)
Luísa Maria Alferes Mira
Luís Manuel Rosa Fontes
Mafalda Guimarães Rosa

Mesa Assembleia Geral (Efectivos)
Presidente – José Augusto da Silva Roma
Vice-presidente – Francisco Manuel Ramalho Tátá
1º Secretário – Sandra Cristina G. Saúde Rosa Fontes
2º Secretário – Maria João Fernandes Ventura

Mesa Assembleia Geral (Suplentes)
Presidente – João António Ribeiro
Vice Presidente – Idália Rosalina Gomes Garrido Teixeira
1º Secretário – António Ribeiro
2º Secretário – José Luís Coelho

Conselho Fiscal (Efectivos)
Presidente – Maria Clara Courela Fonseca Roma
1º Vogal – Nuno Manuel Roma Pereira
2º Vogal – Carla Cristina Mendes Rosado

Conselho Fiscal (Suplentes)
José Vitorino Coelho Rasteiro
Maria Bárbara Almeida Veladas
Armindo Paulino Carraço da Rosa.

Programa proposto

1 – Apoiar cada um dos departamentos da Instituição com vista à obtenção de maior eficácia, rigor e transparência nos seus desempenhos.
2 – Incrementar as relações com os respectivos órgãos, utentes e funcionários da Instituição, ouvindo-os periodicamente, tendo em vista uma maior percepção das necessidades dos nossos utentes e serviços, tendo como fim a melhoria do funcionamento do seu dia a dia.
3 – Dinamizar contactos com Organismos e Instituições publicas e privadas para que nos possibilitem uma maior abertura de oportunidades.
4 – Manter uma política de protocolos que visem a obtenção de melhores condições para aquisição de bens e serviços.
5 – Pugnar por mais e melhor bem estar dos nossos utentes.
6 – Levar do interior para o exterior uma melhor imagem da Instituição
7 – Abrir o Lar ao exterior para que toda a população possa, com os seus conhecimentos, ajudar-nos a gerir melhor a Instituição.
8 – Será criado dentro dos limites legais (Voluntariado das Misericórdias) um grupo que diariamente diversificará a sua actividade tendo previamente apresentado á Mesa Administrativa um programa mensal.
9- Manter uma política de diálogo  e de conciliação prévia para resolução de possíveis diferendos.
10 – Organizar Festa Anual da Visitação em honra da Padroeira da Misericórdia.
11- Preservar e rentabilizar o património rural, arquitectónico e artístico da Santa Casa da Misericórdia.


Fonte: Al tejo – www.alandroal.blogspot.pt

Nenhum comentário: