«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Banco Alimentar - Recolha de Alimentos, Dias 26 e 27 de Novembro de 2011.

Campanha do Banco Alimentar decorre este fim-de-semana (26 e 27 de Novembro de 2011).


Os voluntários do Banco Alimentar vão estar em 60 superfícies comerciais em 20 postos de recolha directa (Foto de arquivo)

... O Banco Alimentar volta este fim-de-semana, dias 26 e 27 de Novembro, a apelar à solidariedade dos portugueses em mais uma recolha de bens alimentares para distribuirás famílias carenciadas. E à semelhança do que se vai passar em todo o país, também nos supermercados do Oeste se vão encontrar os voluntários da campanha.

Nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche a campanha é assegurada pelo Banco Alimentar do Oeste, que conta com cerca de 1.500 voluntários. São cerca de 60 os supermercados onde serão distribuídos os sacos do Banco Alimentar, com a listagem de alguns dos alimentos que os consumidores são convidados a doar.

Tal como tem acontecido nas últimas campanhas, os voluntários não vão estar apenas nas superfícies comerciais, mas também em pontos de recolha directa, em localidades onde não existem supermercados. Será o caso de Santa Catarina (Caldas da Rainha), Vimeiro, Maiorga, Bárrio e Cós (Alcobaça), Figueiros, Painho, Alguber e Vilar (Cadaval), Moita dos Ferreiros, Ribamar, Aatalaia, Marteleira, Miragaia, Vimeiro (Lourinhã), Serra D’El Rei e Atouguia da Baleia (Peniche), Valado dos Frades e Famalicão (Nazaré) e Mercado do Bombarral.

À doação de bens alimentares no decorrer da campanha, juntam-se ainda duas outras formas de ajudar: através da Campanha Vale, comprando os cupões disponíveis nos supermercados aderentes entre 28 de Novembro e 4 de Dezembro e através da Campanha Online, fazendo o donativo através do site:www.alimenteestaideia.net , entre 25 de Novembro e 4 de Dezembro.

Na última campanha do Banco Alimentar do Oeste, realizada no passado mês de Maio, foram recolhidas 75 toneladas de alimentos. Para os responsáveis pela instituição este número, conseguido em tempos de crise, provou que “a acção conjunta de todos gera resultados muito superiores aos que seriam obtidos se cada um resolvesse agir de forma isolada”.

Nas campanhas de Novembro, e talvez devido à proximidade do Natal, os portugueses tendem a ser mais generosos. No ano passado a região bateu um recorde, com a recolha de mais de 96 toneladas de alimentos. Uma mobilização que para os responsáveis representou “o estreitar dos laços de solidariedade por parte da nossa comunidade face às situações de pobreza e de dificuldade com que nos confrontamos, o que é particularmente relevante no actual contexto de crise”.

Um comentário:

Anônimo disse...

vamos ajudar o banco alimemtar!todoooooos !!!se contribuimoa com un pacote de leite ou um pacote de arroz ou açucar nao custa e tamos a ajudar boas causas!!!quem sabe o futuro se ainda vanos percisar um dia!! Forsa pessoal vamos ajudar esta causa!!!!!!