«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Correio da Manhã - Câmara do Alandroal ainda não pagou operações realizadas em Cuba .

Câmara do Alandroal ainda não pagou operações realizadas em Cuba .

O C.M. de hoje (dia 19 Fevereiro 2012) dedica duas páginas completas ao Alandroal (páginas 6 e 7), abordando a problemática da ida de doentes com cataratas a Cuba. Também na contracapa na rubrica “Acima – Abaixo” o Alandroal é referido. Devido à extensão da reportagem em referência, e porque a mesma é composta por vária “caixas” e fotos, não transcrevemos o conteúdo da mesma, Deixando no entanto fotos das referidas páginas:


Idosos com dívida de 50 mil €

Não podemos no entanto deixar de salientar duas”caixas” inseridas na notícia,REPETIMOS, DO CORREIO DA MANHÃ.

Viagens Custam 100 Mil Euros

Só as viagens do ex-autarca do Alandroal João Nabais e da sua comitiva custaram 100 mil euros, mais 60 mil euros do que as viagens dos 50 idosos.


O autarca na altura participou em todas as viagens, com duração média de três semanas, chegando a estar um mês em Cuba, sempre acompanhado de uma comitiva composta por cinco a sete pessoas, sempre alojado em hotéis de cinco estrelas, com todas as despesas de viagem e estada pagas pela autarquia. O Presidente do município e uma acompanhante viajavam em primeira classe””, adiantou ao CM fonte do Alandroal.

Fonte: Correio da Manhã e Al tejo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Isto e vergonhoso, como Munícipe deste Concelho, Nabais, Grilos e companhia deviam ser expulsos do Município.

Estes senhores pactuaram uns com os outros, gozaram as nossas custas e ainda estão na frente dos destinos deste Municipio, o Grilo Presidente, o Nabais vereador, palhoco vereador etc... o Joaquim Zé e muitos mais.
Deviam ser obrigados a pagar tudo aquilo que gastaram das contas do Município para proveito próprio, por isso e que agora não a dinheiro só a dividas.

Caloteiros

Tenho dito.

Anônimo disse...

Ulha , ele era hotéis de 5 estrelas, do bom e do melhor com os seus acompanhantes, sim porque o concelho estava a nadar em dinheiro e o homem não sabia onde gastar, daí hasta cuba com sus muchachos e muitos euros depois...

Anônimo disse...

Tudo o que é dito no Correio da Manhã,revela bem a corrupção e a baixeza moral de TODOS os que se foram metendo no avião e ala até Cuba porque alguém pagaria com umas charutadas à mistura.
Pigs!

Anônimo disse...

Quais os que foram a Cuba «acompanhar os idosos deste concelho e depois andaram a passear a conta do Município do Alandroal?????

Jose Chilra disse...

É pena ver o nosso concelho nas páginas dos jornais, pelas piores razões. É pena não ter havido bom senso dos autarcas visados, nos gastos do dinheiro do erário publico.Há que apurar responsabilidades e não cair na tentação de meter todos no mesmo saco. Alandroal e os seus municipes merecem da parte de quem foi eleito, transparência e determinação para levar o barco a bom porto.

Anônimo disse...

Independentemente "das conclusões judiciais" seria bastante, perante o que se tem conhecido através dos órgãos de comunicação acerca desta pessoa, para que se demitisse DE TUDO e rumasse até CUBA, CABO VERDE, MOÇAMBIQUE, etc., etc. (por onde se passeou + AS ACOMPANHANTES para importar mais valias para o Alandroal e para o seu concelho. ESTÃO Á VISTA).

Mas, atenção. ELE não desiste dos seus destruidores e profundos desígnios pessoais e, tem seguidores na CONSPURCAÇÃO POLÍTICA local. Muitos menos agora mas bem conhecidos.

Superiormente mais grave é o seu (?) partido consentir e pactuar com um militante desta têmpera.

O que se vislumbrava do que este personagem ia "engendrar" foi, atempadamente, denunciado ainda durante o seu primeiro mandato.

JÁ SE VISLUMBRAVAM OS DESVARIOS.

VIVA O CARNAVAL (Vendaval)do Socialismo Democrático.

Anônimo disse...

Tanto dinheiro mal gasto, gastaram o que havia e o que não havia e o dinheiros dos Protocolos, dos transportes etc a Junta de Freguesia de São Brás lá continua a morar na Câmara, e pagar nada. essa e que e essa. Paguem que já não e sem tempo.

Sejam honestos com o povo porra

Anônimo disse...

ESTOU A PENSAR FAZER UMA VIAGEM A CUBA, aLGUEM DO ALANDROAL ME SABE DIZER O PREÇO DAS ACOMPANHANTES? EM TALAVERA O PREÇO RONDA OS 40€ POR SERVIÇO!!
OBRIGADO

Anônimo disse...

"Superiormente mais grave é o seu (?) partido consentir e pactuar com um militante desta têmpera."


Aqui é que está o centro de toda esta polémica, o actual Presidente vê o tempo a passar, daqui a pouco há eleições e tem a todo o custo que tentar descredibilizar o Nabais principalmente aos olhos do partido Socialista, na esperança de este lhe retirar o apoio e á falta de soluções dar o apoio ao actual Presidente.
Só que caro amigo, o partido sabe de tudo, está informado das suas parcerias de Ex, vice e do Ex-presidente, sabe que assinou e concordou com tudo, que viajou a Cuba e como tal não dá credito a vira casacas sem moral nenhuma, e que joga sujo, os políticos do PS não são as boas gentes do Concelho do Alandroal que o Sr. manobra e dá a volta, estes Senhores são aquilo que o caríssimo gostaria de ser na politica mas não é e sabem mais a dormir que o Sr. Presidente acordado.

Quantas mais destas faz mais se enterra, as pessoas já não vão em truques e não tenha duvida que se o antigo Presidente não for impedido por lei de se candidatar por causa dos processos em que está indiciado, vai ter o apoio do PS e vai ganhar, porque o caro amigo desta vez nem com os COMUNISTAS se safa.

ANALISTA POLITICO