«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Hospital de Évora esclarece que nunca foi colocada a hipótese de encerramento da Urgência Pediátrica.

 

O Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) emitiu, esta sexta-feira, um comunicado a esclarecer que “em tempo algum foi colocada a hipótese de encerramento” da Urgência Pediátrica do HESE, “face às notícias veiculadas desde domingo, dia 11 de outubro, a respeito do possível fecho”.

Apresentamos na íntegra o comunicado do Conselho de Administração do HESE enviado à nossa estação emissora.

“Face às notícias veiculadas desde domingo, dia 11 de outubro, a respeito do possível fecho da Urgência Pediátrica do HESE, o Conselho de Administração vem, por este meio, esclarecer que em tempo algum foi colocada a hipótese de encerramento deste atendimento.

Neste momento, e conforme clarificado no comunicado da passada semana, há constrangimentos de recursos humanos na equipa de urgência,  por motivo de rescisões de contrato (3 Pediatras) e por baixa médica (4 Pediatras). Tendo em conta que as baixas médicas são provisórias, o Conselho de Administração procurou, em articulação com a direção do Serviço de Pediatria, uma solução para garantir este atendimento. A solução do Serviço passou pela tentativa de contratação de mais Médicos Pediatras,  mas, apesar do esforço por parte desta Administração, sem sucesso.

A falta de recursos humanos de Pediatra é um problema nacional, a par com outras especialidades, sendo mais grave no interior do país.

Face à falta de outra solução, o Conselho de Administração propôs um modelo de atendimento para que os atendimentos de urgências pediátricas se mantivessem e garantir a assistência às crianças e jovens do Alentejo, assegurando a qualidade, ou seja, um modelo com uma equipa de um pediatra e dois médicos com prática na área pediátrica, que entrou em vigor dia 6 de outubro. Este modelo é em tudo igual ao que sempre existiu entre 2007 e março de 2020, sendo a única solução para manter o atendimento urgente aberto, até ao momento.

A par desta realidade, o HESE confronta-se como uma situação conjuntural que agrava este quadro. O HESE tem hoje 23 Pediatras, na sua grande maioria em idade que permite a dispensa de realização de atendimento no serviço de urgência pediátrica. Face a esta situação, aumentar os recursos humanos do Serviço de Pediatria tem sido uma prioridade para este Conselho de Administração e, entre 2017 e 2019, foram contratados cinco Pediatras.

Este ano, pela primeira vez, os Ministérios das Finanças e da Saúde, reconhecendo que existe assimetria geográfica na distribuição de médicos, publicaram o Despacho n.º 7654-D/2020, de 4 de agosto, que estabelece a Pediatria de Évora como especialidade carenciada. Assim sendo, aplica-se o disposto no Decreto-Lei n.º 15/2017, de 27 de janeiro, e por isso se informa que se encontram abertas 2 vagas carenciadas para contratação de médico pediatra no HESE, EPE. Os médicos pediatras que optem pelo nosso Hospital podem contar com um incentivo fixado em 40% da remuneração base (durante 3 anos) e mais 2 dias de férias enquanto permanecerem no HESE. Podem ainda participar em atividades de investigação pelo período máximo de 15 dias, por ano, com direito a ajudas de custo e transporte, nos termos legais.

Importa também salientar o investimento que foi feito para que este Serviço cumprisse todas as condições de segurança e qualidade para os doentes e para os profissionais que aí trabalham. Em dezembro de 2019, as instalações sofreram profundas remodelações, dispondo, desde então, de um espaço mais amplo, com mais gabinetes de atendimento e uma capacidade instalada para um aumento de camas para internamentos de curta duração, uma obra enquadrada no projeto ReMoTe - Requalificação e Modernização Tecnológica do HESE, que custou 369.000 euros (IVA Incluído), com 85% de financiamento do FEDER”.

Fonte: https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/hospital-de-evora-esclarece-que-nunca-foi-colocada-a-hipotese-de-encerramento-da-urgencia-pediatrica

Nenhum comentário: