«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sábado, 23 de maio de 2020

Bombeiros de Vila Viçosa com ambulância doada por “um calipolense, que percebeu que estamos trabalhar muito bem”(c/som).


Os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa apresentaram à população, este sábado, uma nova viatura, que a partir de agora fará parte do parque automóvel desta corporação.

Trata-se de uma ABTM – Ambulância de Transporte Múltiplo e foi doada por um benemérito de Vila Viçosa.

Em declarações a’ ODigital.pt, o Comandante dos Bombeiros de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro, explicou que se trata de uma “oferta do Senhor José Carrasco e Elizabete Carrasco, que tiveram a gentileza de oferecer esta viatura para a associação poder servir melhor a população e os doentes continuarem a ter a qualidade que todos nós desejamos.”

Sobre as características desta nova viatura, Nuno Pinheiro referiu que “é uma ambulância de transporte múltiplo, dá para fazer serviço de transferência de urgência, todo o tipo de transferência inter-hospitalar, chamadas que sejam de urgência, serviço para trauma, entre outros”.

Esta ambulância ajudará na renovação do parque automóvel desta corporação, pois “os bombeiros de Vila Viçosa, como as viaturas fazem muitos quilómetros em termos de serviço, agora infelizmente até não devido à pandemia que estamos a passar, mas vem reforçar para mantermos a qualidade e cada vez servirmos melhor, porque os doentes não são só clientes, são doentes também, e então quanto mais qualidade os doentes tiverem, melhor eles estarão e chegarão a casa quando regressam dos tratamentos.”

Já sobre o reconhecimento que é feito aos Bombeiros sempre que é feita uma doação, Nuno Pinheiro afirmou que “qualquer donativo que é feito a uma corporação de bombeiros é bem-vindo, seja qual for o valor, quanto mais oferecer uma ambulância, sinto-me com muito orgulho hoje, como comandante desta corporação, por haver pessoas a doar, é sinal que a corporação está a funcionar. A parte directiva financeiramente funciona, a parte operacional funciona e portanto mais um calipolense teve essa gentileza e percebeu que a associação de Vila Viçosa está a trabalhar muito bem para servir melhor.”

Questionado sobre se este ano haverá possibilidade de existir uma nova viatura nos Bombeiros de Vila Viçosa, o comandante salienta que “estava previsto no plano de actividades da associação mais uma nova viatura, teríamos mais uma viatura já preparada para no dia do aniversário a direcção pôr ao serviço da população, mas devido a esta situação da pandemia não podemos fazer a compra porque não sabemos como as situações vão correr, porque os serviços baixaram significativamente, e temos que manter a operacionalidade e os vencimentos dos bombeiros para conseguirmos manter 24 horas a operacionalidade para servir a população.”

Já sobre como os Bombeiros de Vila Viçosa têm estado a enfrentar esta crise pandémica provocada pela Covid-19, Nuno Pinheiro, disse que “nós bombeiros estamos preparados para tudo, mas esta situação da pandemia tem-nos dado algum respeito, desde o equipamento que temos de usar, e agora vai chegar o verão e não vamos poder ligar o ar condicionado das próprias ambulâncias, vai ser muito complicado”, acrescentando que “temos enfrentado isto com responsabilidade e percebemos que é uma coisa séria e as pessoas têm de perceber que quando virem um bombeiro que tenha uma farda diferente, percebam que é para segurança delas e para nossa segurança. Mas estamos cá, estamos na linha da frente, estamos prontos para colaborar com a população que é o nosso dever.”

Nenhum comentário: