«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ALANDROAL – JOÃO NABAIS SEM APOIO DO PS.

ALANDROAL – JOÃO NABAIS SEM APOIO DO PS

Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista, João Nabais e Zélia Santos, na Câmara Municipal de Alandroal, deixaram a partir de hoje, 28 de Novembro, de representar esta força politica passando a exercer o respectivo mandato autárquico na qualidade de independentes.
Segundo fonte próxima da Rádio Campanário, a falta de confiança recíproca, levou a que os eleitos nas últimas autárquicas, passem a partir de hoje a exercer os seus mandatos de vereadores sem pelouros na autarquia alandroalense como independentes.
Recordamos que João Nabais, já esteve à frente dos destinos do Município de Alandroal pelo Partido Socialista dois mandatos e que no passado mês de Setembro, em declarações à Rádio Campanário, demonstrou a intenção de voltar a ser candidato à autarquia, nas eleições autárquicas do próximo ano.
A Rádio Campanário, tentou contactar João Nabais e Bravo Nico, Presidente da Federação Distrital do PS, tendo sido impossível obter qualquer declaração.

Fonte: Rádio Campanário.

6 comentários:

Anônimo disse...

Entao mas foi agora que felizmente descobriram as aldrabices que este ex. exmo Sr. Presidente de Cãmara M do Alandroal (João Nabais)andou a fazer???? Tanta divida, tanta divida, tanta tanta que deixou o Concelho no fundo do Grande Lago de Alqueva. Ai tanto passeio, correram os 4 cantos do Mundo a nossa Conta, e o que trouxeram po Alandroal? A barriga farta e cheia de gozar as nossas custas.Nunca mais nos livramos das dividas, tinham carros de luxo, motoristas tudo a nossa Custa

ABRAM O OLHO MUNÍCIPES DO CONCELHO DO Alandroal!!!

E o atual exmo Sr. Presidente de Cãmara do Alandroal (João Grilo) que tambem tanto apoiou o Nabais, que concordava com ele, que arrancaram as laranjeiras, que esturraram o que havia e não havia, que pactuaram um com o outro e depois a 6 meses das eleições se divorciaram e o Sr Grilo a partir dai deixou de apoiar Sr Nabais em tudo, deu o dito por não dito, e com uma choradeira aqui e outra ali convenceu a população atirando areia para os olhos dos Municipes

O percurso deste Sr Grilo passou pelo PSD (Candidato a Junta de Freguesia de Santiago Maior), e em 2004 ou 2005 reaparece como Candidato a Vereador da Câmara do Alandroal pelo PS, em 2009 este homem fundou o MUDA.

E agora que o Nabais foi expulso do PS, como e? Será este este senhor vai novamente ingressar no SOCIALISMO ou será que não??

ABRAM O OLHO MUNICIPES DO CONCELHO DO ALANDROAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

e porque será que o homem ficou sem a confiança politica????

Anônimo disse...

E agora????
Será que mantém o mesmo propósito anunciado de se candidatar ao município do Alandroal?
É complicado, até porque uma candidatura para poder ter um impacto de aceitação favorável necessita de uma campanha publicitária que é dispendiosa.
E quem estará disposto a financiá-la sem que ela ofereça credíveis expetatíveis de retorno do esforço financeiro exigido?
As eleições autarquicas para o município do Alandroal estão a deixar os possíveis candidatos muito fragilizados.
Nabais sem apoio do PS.
Grilo sem os anteriores parceiros.
Um candidato do PC com apoio do partido, mas este com muito menos expressão do que a que aqui já possuíu.
Não vai ser uma luta de gigantes.
Vai ser uma luta que reflete bem a fraquesa existente na própria instituição a concorrem.
Vamos estar atentos aos desenvolvimentos.

Anônimo disse...

O proximo presidente,vai ser o ora vereador DANIEL PADILHA.

Anônimo disse...

Então só agora acordaram? JÁ É TARDE.
Quantos e quantos dos autarcas candidatos pelo PS não «vieram» do PSD?.
Ainda que, como independentes se candidataram pelo PSD em anos passados?
É só consultar as listas, desde 1976 a 2009 e, desde Santiago Maior a Juromenha, para se ter uma mínima idéia "da quantidade de camaleôes".
Para não terem muito trabalho consultem só e, se assim não é verdade, quantos antigos se não candidataram a reboque do PS (interesses óbvios, não é?), para a câmara e assembleia de freguesia de Alandroal? E de Terena?

Oportunistas e Coveiros da Democracia e do Poder Local.

Perguntem ao ex-edil e aos seus companheiros por que meios conseguiram ELEVAR presidentes de junta ao REGIME DE PERMANÊNCIA A TEMPO INTEIRO (vazios de idéias e de trabalho)e a receber ordenados superiores aos de muito boa gente trabalhadora.

A sociedade que se manifeste, que indague, que denuncie, que proteste - quando não, O BARCO VAI MESMO AO FUNDO com pessoas e atitudes desta natureza OPORTUNÍSTICA que não olha a meios para atingir os seus objectivos.

ex-PS mais do que indignado com tudo o que se passou e está passando.

Anônimo disse...

JOÃO RIBEIRO POR FAVOR METE MÃO OBRA E VEM SALVAR A TUA TERRA, EU NUNCA VOTEI CDU, MAS VOTO E TENHO A CERTEZA QUE MUITOS O FARÃO IGUAL, TUDO PARA SALVAR A NOSSA TERRA DESTA GENTE QUE TEM MUITOS NOMES FEIOS.

UM QUE NÃO TEM TRABALHO NEM DINHEIRO PARA MATAR A FOME AOS FILHOS