
Reunião sobre o Documento Verde da Reforma da Administração Local na Mina do Bugalho.
Realizou-se na passada Segunda-feira, Dia 05 de Dezembro de 2011 pelas 19 horas no Edifício Sede da Freguesia de São Brás dos Matos uma Reunião onde foi analisado o Documento Verde da Reforma da Administração Local e a consequentemente possível extinção da Freguesia de São Brás dos Matos (Mina do Bugalho).
Estiveram presentes nesta Reunião o Vereador Daniel Padilha (Vereador da CDU na Camara Municipal do Alandroal) e o seu adjunto Rogério, Custódio Costa ex-Vereador no Município do Alandroal durante longos anos e ex-Presidente da Junta de Freguesia de São Brás dos Matos, bem como o Executivo da Freguesia de São Brás dos Matos, alguns representantes da Assembleia de Freguesia de São Brás dos Matos, membros da lista da CDU nesta Freguesia e também alguma população que fez questão de se juntar ao Executivo desta Freguesia para todos juntos nos manifestar-mos contra a ideia estapafúrdia do Governo Português em tentar extinguir cerca de 1800 Freguesias em Portugal, incluindo a Freguesia de São Brás dos Matos.
No Concelho está prevista a extinção das Freguesias de São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Nossa Senhora do Loreto (Juromenha), isto é apenas uma previsão, esta medida ainda não está aprovada e nós vamos mexer-nos para a tentar evitar.
E intenção do Governo liderado por Passos Coelho juntar á Freguesia de Nossa Senhora da Conceição (Alandroal e Rosário) a Vila de Juromenha e a Aldeia da Mina do Bugalho, medida ao qual a Freguesia de São Brás dos Matos se mostra totalmente contra, o Executivo da Freguesia de São Brás diz NÃO ao possível agregamento da nossa Freguesia á Freguesia de Nª Srª da Conceição.
A Freguesia de São Brás constituída pela localidade de Mina do Bugalho com cerca de 400 habitantes e a mais jovem Freguesia do Concelho do Alandroal, criada em 1985, mas ao mesmo tempo e também a Freguesia mais dinâmica deste Concelho (não menosprezando nenhuma das restantes Freguesias do Concelho do Alandroal).
Com 26 anos de existência, a Freguesia de São Brás tem realizando grandes obras na nossa terra, criando melhores condições de vida a população da nossa Aldeia. Ainda neste ano de 2011 a nossa Freguesia realizou duas obras na Freguesia, nomeadamente o Parque de Merendas em São Brás e o Parque Sénior na Mina do Bugalho (o primeiro no nosso Concelho), além das obras tem sido realizados alguns eventos na Aldeia consoante as condições financeiras da Junta de Freguesia local (a divida do Município do Alandroal á Junta de Freguesia de São Brás ultrapassa já os 30 Mil Euros). Depara-mo-nos com imensas dificuldades dia a dia e a Junta de Freguesia continua a Honrar todos os seus compromissos.
Temos uma população envelhecida, os Idosos tem pequenas reformas que mal da para a alimentação, medicamentos e despesas do dia a dia, porque dificultarem-lhes a vida? A Junta de Freguesia faz falta na nossa Aldeia para facilitar a vida dos seus habitantes, a Junta tem Sede na nossa terra para servir a população da Mina do Bugalho, para facilitar a vida de todos os seus habitantes porque afinal foi com essa intenção que a mesma foi criada. E o seu Executivo com a ajuda da população da Mina do Bugalho e de todos aqueles que connosco tiverem vai fazer tudo por tudo para não deixar «morrer» a Freguesia de São Brás dos Matos. A muitos habitantes com dificuldades de se deslocarem e a Sede de Concelho está a cerca de 10 km da nossa Aldeia.
O Governo Português em vez de pensar em nos retirar os poucos serviços que nós ainda temos no interior e ao mesmo tempo pactuar com a sua desertificação devia preocupar-se em manter aquilo que nós ainda cá temos, devia pensar que estes cerca de 400 habitantes necessitam que esta pequena Junta de Freguesia se mantenha na nossa bonita Aldeia para bem da sua população.
Foi já enviado um abaixo-assinado com muitos nomes para evitar esta medida drástica de Passos Coelho e do Governo.
Mais iniciativas iremos realizar para protestarmos e para nos manifestarmos contra esta medida, não queremos que a Junta da nossa terra seja extinta, porque se nos retirarem a Junta de Freguesia a Mina do Bugalho ficará certamente mais pobre e mais longe do mundo.
Brevemente será realizado um Plenário e mais iniciativas virão a caminho, contamos com a participação de todos os nossos habitantes porque A UNIÃO FAZ A FORÇA, VAMOS TODOS JUNTOS DIZER NÃO A EXTINÇÃO DA FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS NA MINA DO BUGALHO.
Deixo-vos umas fotos da dita Reunião no Edifício Sede da Freguesia de São Brás dos Matos na Mina do Bugalho:
3 comentários:
Amanhã estarão disponíveis neste Blog as fotos do Jantar com a Equipa que representou esta Freguesia no Torneio de Futebol de Praia na Aldeia da Venda.
Das medidas saidas desta reuniao, que julgamos de extrema importancia
seria bom que toda a populacão estivesse presente e unida como aconteceu quando da sua formacão.
Por veze3s é preciso lutar, mesmo
que essa luta se torne inglória, mas devemos mostrar a nossa revolta
quando nos querem tirar direitos adquiridos, ficamos sem as escolas, a segui ficamos sem o posto medico, depois sem a distribuicão do correio, até não termos mais nada para nos tirarem.
Com a falta de emprego vamos ficando cada vez mais isolados e a
nossa aldeia mais vazia. Uma terra
onde se pode viver comeca a ficar privada dos seua direitos, os idosos como classe mais desfavorecida vai ficar sem local para pagar a água a luz o telefone etc.Os jovens vão procurando outras paragens porque aqui deixam de ter condicões para constituir familia e criar os seus filhos.
É esta o triste fim que este governo reserva a mais de 1500 Freguesias. Falta saber o que vai fazer aos 10.000 trabalhadores que
nas suas Freguesias encontraram os seus postos de trabalho.Não fiquem em casa, a luta é de todos, os projudicados somos todos e todos focamos mais pobres se a nossa Freguesia for extinta.
Vamos todos lutar para manter a nossa Freguesia.
Pensem em tudo aquilo que tem sido feito na Mina do Bugalho, temos várias obras de grande valor na nossa terra:
- temos a Aldeia mais bem arranjada deste Concelho;
- temos uma Junta linda e com acessos;
- temos o mais bem arranjado Cemitério do Sul de Portugal;
- temos um Posto Médico com condições espectaculares tanto para os profissionais da Saúde como para os seus utentes;
- Temos um Parque Infantil novo;
- temos um Parque Sénior novo;
- temos um Parque de Merendas;
- Nicho de São Brás;
- O Arco que e o grande monumento da nossa Freguesia
- temos o Jardim que é o local mais bonito do Concelho do Alandroal.
Temos uma Aldeia como muita gente queria ter, bonita, bem arranjada.
Vamos lutar para manter a Junta de Freguesia de São Brás, não podemos deixar morrer a Mina do Bugalho, nem queremos ir para a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição.
Nós queremos e ser apoiados e não extintos.
Vamos lutar para que a Mina continue a ter Junta de Freguesia, não queremos ver a nossa terra ao abandono.
Queremos vê-la com vida.
Em 1985 foi criada a Junta de Freguesia de São Brás dos Matos para que a nossa terra evolui-se e evoluiu, somos a Aldeia referencia deste Concelho.
Por todos estes motivos vale a pena lutar para que a nossa bonita Aldeia da Mina «continue a estar no mapa.
Lutaremos por aquilo que e nosso porque se nós não o fizer-mos ninguém virá cá certamente fazê-lo por nós.
Vitor J. Matos
Postar um comentário