
O primeiro gabinete do Alentejo de apoio a doentes com Alzheimer e seus familiares, que pretende ajudá-los a lidar com a doença, vai abrir em Alandroal, em abril, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia local.
A provedora da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Alandroal, Fátima Ferreira, explicou à Lusa que o Gabinete de Apoio à Demência de Alzheimer (GADA) de Alandroal vai ser o “primeiro do Alentejo e, eventualmente, do sul do país”.
A valência, que abre a 01 de abril, revelou, vai apoiar e fornecer formação e informação aos doentes e seus familiares residentes em cinco concelhos alentejanos: Alandroal, Vila Viçosa, Borba, Elvas e Campo Maior.
“Este é o grande problema da doença de Alzheimer, é que não é um problema de um doente. É de uma família e, muitas vezes, de um cuidador que, com a evolução da doença, vai ter necessidade de apoios ainda maiores do que o próprio doente”, salientou a provedora, igualmente médica.
A criação do gabinete, formalizada sexta-feira, envolveu a assinatura de três protocolos entre a SCM e a associação Alzheimer Portugal, a Fundação Coração Delta e a Câmara Municipal de Vila Viçosa.
Os acordos preveem o envolvimento destas entidades a vários níveis, como a informação e divulgação do projeto, a formação e cedência de pessoal e a entrega de ajudas técnicas de que os doentes necessitam, nomeadamente cadeiras de rodas, andarilhos ou camas.
O projeto, que ainda pretende estabelecer acordos com a Segurança Social, vai dispor de serviços administrativos, psicóloga, técnica de serviço social e fisioterapeuta, para ajudar os doentes e familiares a lidarem com a doença.
Grupos de autoajuda, apoio a cuidadores nas áreas da psicologia e apoio social e grupos de apoio aos doentes nas áreas da psicologia, fisioterapia e musicologia são outros dos objetivos.

Fonte: http://dianafm.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário