«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Censos 2011 - Freguesia de São Brás dos Matos.

« Durante os meses de Março e Abril o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio de todas as Autarquias e Juntas de Freguesia do país, realiza a maior operação estatística em Portugal, os Censos 2011.

O objectivo dos Censos 2011 é o de recensear todos os cidadãos e famílias residentes no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados decorre simultaneamente em todo o território nacional e a resposta ao questionário dos Censos é obrigatória por Lei.

Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico, pelo que não podem ser divulgados. Todos os profissionais envolvidos na execução dos Censos estão obrigados, por Lei, ao dever de sigilo, podendo, em caso de infracção (até agora nunca ocorrida) ser processados civil e criminalmente. Os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários.

A informação recolhida nos Censos é determinante para os governos centrais, regionais e autarquias, para empresas, para outras entidades públicas e privadas, para investigadores e para cidadãos em geral.

A informação disponibilizada pelos Censos é, pois, de grande utilidade para a definição de políticas a nível regional e local e para o planeamento de infra-estruturas e serviços essenciais à população. Já sabe, a partir do próximo dia 21 de Março responda aos Censos 2011 pela Internet ou, se não lhe for possível, preencha os questionários em papel e exerça o seu direito de cidadania.

Em 2011 os Censos apresentam uma novidade, a recolha de dados pela internet (e-censos) Até aqui, esta operação estatística, que se realiza de 10 em 10 anos, apenas contemplava a recolha de dados em papel.
As fases dos trabalhos de campo

A primeira fase dos trabalhos, a distribuição dos inquéritos, iniciou-se no passado dia 7 de Março e decorre até ao próximo dia 20. A segunda fase, destinada às respostas pela internet, decorre entre os dias 21 e 27 de Março. A terceira fase dos Censos, que vai decorrer entre 28 de Março e 10 de Abril, vai servir para recolha de questionários em papel e internet. Finalmente, entre os dias 10 e 24 de Abril decorre a última fase, em que apenas serão recolhidas as respostas em papel. Em todo o caso, poderá existir a necessidade de se prolongarem os trabalhos, para controlo de qualidade.

Como decorrem os trabalhos de campo?

Na primeira fase dos trabalhos de campo todas as residências serão contactadas por um recenseador, para entrega da documentação relativa à operação (questionários em papel e um envelope fechado, contendo os códigos de acesso para a resposta segura pela Internet). Neste contacto o recenseador vai ajudar a explicar qualquer dúvida que possa ter. A partir do dia 21 de Março deve responder aos Censos. Se optar por responder pela Internet o recenseador não voltará a contactá-lo, uma vez que é notificado por SMS de que a sua resposta já foi dada. Caso opte por preencher os questionários em papel o recenseador voltará à sua residência para recolhê-los.
Mais informações

Durante todo o período em que dura a operação dos Censos 2011 estará disponível a Linha de Apoio 800 22 2011 (chamada gratuita), nos dias úteis das 9h00 às 20h00. Além disso, poderá também consultar o site www.censos2011.ine.pt ».

NOTA: Na Freguesia de São Brás dos Matos os Censos encontram-se a decorrer, a distribuição e preenchimento dos panfletos estão a cargo de Patricia Palhôco.

Nenhum comentário: