«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Doutora Fátima Ferreira escreve carta aberta á população.

Mensagem de Ano Novo à População de Alandroal


Antes de mais, desejo a todos vós, do fundo do coração, um ano de 2011 repleto de paz, saúde e amor.

Há exactamente 2 anos escrevi uma mensagem à população em que me congratulava por ter tido a sorte de iniciar e desempenhar a minha carreira de médica ao longo dos anos no concelho de Alandroal. Já todos me ouviram dizer que não nasci aqui, mas aqui está a minha “alma”!
Contudo, a mesma mensagem, lamentavelmente, dizia-vos também que a reorganização dos serviços de saúde, não proporcionava condições para a minha continuidade como directora do Centro de Saúde de Alandroal.

Esta população, de que tanto gosto, depositou em mim a sua confiança, ao eleger-me para vice-presidente da Câmara de Alandroal através de um movimento independente, no qual acreditei e que apostava na mudança visando a construção de um concelho melhor para os seus munícipes. Acreditei que poderia através do exercício das minhas funções fazer parte desta mudança.

Paralelamente também na saúde ocorreram diversas reestruturações no ano de 2010 que implicaram a redução do horário do SAP/Consulta Aberta. Nessa altura, preocupada com o bem-estar da população propus o meu regresso imediato ao Centro de Saúde criando uma Unidade de Saúde Familiar, também aí não foram proporcionadas as condições necessárias para tal!

Quero dizer-vos que a minha dedicação e empenho sempre foram inquestionáveis quer no âmbito da Saúde quer no do Município!

Em Novembro de 2010,mais uma vez me vejo perante um desafio quer profissional quer pessoal, com o finalizar do concurso de carreira de clínica geral iniciado em 2001. Esta nomeação permite-me atingir o último grau da minha carreira profissional – Chefe de Serviço. Não posso de forma alguma ignorar algo para o qual trabalhei e estudei bastante durante um largo período da minha vida, muitas vezes com prejuízo familiar.

Perante este cenário e agindo em consciência assumi o lugar de Chefe de Serviço no Agrupamento de Évora.

Não querendo, nem podendo cortar os laços que me unem ao Alandroal nem virar as costas aos compromissos assumidos, vou manter-me neste concelho como vereadora não presencial, o que significa que continuarei a desempenhar um papel activo nas decisões do Município. Pois, em acordo com o Presidente da Câmara, continuarei a ter “uma palavra” no sector da saúde e social.
Quero reforçar perante vós que continuo empenhada, interessada e disponível para desenvolver ideias e projectos com e para a população do Concelho de Alandroal, de todas as maneiras que me sejam possíveis.

Todos sabem que sempre poderão contar comigo incondicionalmente. Boa sorte a todos e um excelente 2011.

31 de Dezembro de 2010
Dra Fátima Ferreira.

Um comentário:

José Chilra disse...

Foi com surpresa e ao mesmo tempo com satisfação, que soube das alterações a nivel profissional da Senhora Doutora Fátima.É uma pena ver partir uma profissional tão competente, mais do que ser médica foi sempre uma amiga dos seus doentes e familiares,nunca usou a arrogância, que por aí prolifera em muito boa gente com o seu estatuto, antes procurou servir o melhor que soube e pode em pról da população do concelho do Alandroal.Merecidamente merece essa progressão na sua carreira profissional, o povo certamente irá entender os seus motivos,por mim, desejo~lhe a maior sorte do mundo e obrigado pelos seus serviços.