«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

terça-feira, 8 de março de 2022

Alandroal: A Beer in the Sky: "Daqui a quatro ou cinco anos, poderá haver 1 cervejeira no Alandroal", diz Octávio Costa (c/som e fotos).

A apresentação do projeto de programação de animação cultural, sócio económica e turística do Concelho, A Beer In The Sky ABITS - festival internacional de cervejas artesanais e observação dos céus, decorreu hoje, dia 8 de março, no Fórum Cultural de Alandroal. O evento, que está inserido no programa da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, a representante Dark Sky Alqueva, Apolónia Rodrigues, a Jornalista internacional Debbie Pappyn e Octávio Costa, organizador do festival. Esta iniciativa, irá decorrer na Vila de Alandroal de 10 a 12 de junho de 2022. A Rádio Campanário esteve presente e em declarações aos jornalistas, Octávio Costa referiu que pensa em ter “cerca de 35 cervejeiras nacionais e internacionais, depende dos cervejeiros espanhóis que vamos conquistar, mas o ótimo seria 20 ou 15 cervejeiras internacionais e 20 portuguesas”. O principal objetivo passa por “trazer coisas novas neste movimento que é uma antítese do que é a industrialização das coisas”, acrescentando que irá “tentar concentrar toda esta massa crítica que está por trás das novas bebidas, das novas tendências”. O organizador do festival esclarece que “não se pode beber apenas. Somos muito responsáveis, temos um grande compromisso com o que é o álcool, portanto, não utilizamos o festival de cerveja para ser um festival onde o consumo de álcool seja qualquer coisa exacerbada”. Uma cerveja artesanal, distingue-se por ser “um produto bastante nutritivo porque são cereais, lúpulos, água e no fundo, fibras”, diz Octávio, adiantando que “ao contrário das cervejas industriais, que é um refresco com água e uns sabores, há quem consiga beber 10 cervejas, mas não é possível beber 3 cervejas artesanais porque as fibras e o teor nutritivo que está numa cerveja artesanal, deixa as pessoas satisfeitas”.
Esta é uma preocupação para Octávio, não beber apenas, mas também “criar alguns conteúdos de oferta gastronómica”. Neste festival, estarão presentes empresas relacionadas com o peixe do rio, que irão fazer showcookings e dar provas. Assim, a organização tem como propósito “trazer alguma da gastronomia do Alentejo ou alguma que ainda ninguém conhece”, agregando “valor a todos estes valores que já existem no Alentejo e servir como mola para catapultar todas estas oportunidades de sustentabilidade económica de quem está por trás das microcervejeiras”, avança Octávio Costa. O evento, destaca-se como “uma oportunidade para restauração local perceber que há um produto que é novo e que gostaríamos de ver”. De acordo o organizador, é necessário existir “uma cerveja que esteja à mesma altura para harmonizar com as coisas boas que há aqui. A primeira oportunidade que nos dão de fazer um festival com esta escala é arrojado da parte do promotor, que é a Câmara Municipal, mas penso que estão reunidos todos os critérios para que isto seja realmente um festival que vai marcar” assume Octávio. Atualmente, com 11 cervejeiras no Alentejo, Octávio admite que “poderão haver daqui a quatro ou cinco anos, 15 ou 30, sendo que poderá haver 1 no Alandroal. É uma oportunidade que queremos criar”, completa. Fonte: https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/a-beer-in-the-sky-daqui-a-quatro-ou-cinco-anos-podera-haver-1-cervejeira-no-alandroal-diz-octavio-costa-c-som-e-fotos

Nenhum comentário: