«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

terça-feira, 8 de março de 2022

Alandroal: "Lúcio perca, caldeta e peixe frito são os pratos mais procurados no nosso restaurante", diz João Careira do restaurante Zé do Alto (c/som e fotos).

O município de Alandroal está a promover a XIII edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, que iniciou a 4 de março e decorre até dia 13 de março que reúne 15 restaurantes do concelho. A Rádio Campanário visitou um dos restaurantes aderentes, o restaurante Zé do Alto, gerido por João e Fátima Careira, e que está localizado na Vila de Alandroal. A restauração é um dos pilares fundamentais para difundir as tradições gastronómicas de cada concelho. João Careira, natural de Santo Aleixo, aventurou-se há cerca de 10 anos a abrir um restaurante nesta Vila, e leva a todos os visitantes e clientes habituais os sabores da herança gastronómica do concelho. Questionado acerca da sua função no restaurante referiu, “a minha função é o faz tudo.” Começa pela gerência do restaurante, em conjunto com a sua esposa, realizando todos os dias as compras que abastecem a cozinha com produtos frescos, e gere os recursos humanos. Para além disso, confeciona vários pratos de comida, serve às mesas, entre outras tarefas imprescindíveis. No que diz respeito aos pratos de peixe “normalmente o peixe tem que passar todo por mim”, sendo esta a sua especialidade na cozinha. Sobre o número de pessoas que o restaurante emprega, referiu-nos que “normalmente 10”, sendo que por várias ocasiões tanto podem ser mais pessoas, como é o caso dos serviços em eventos e nos fins de semana, ou menos em alguns casos pontuais. Sobre o tipo de cliente destacou que “temos todo o tipo de clientes”, destacando essencialmente “o cliente de trabalho e o cliente empresarial”. A maior parte dos clientes são todos habituais, mas também há turistas, quer estrangeiros quer nacionais. No que diz respeito aos turistas internacionais o senhor João destacou “temos do Canadá, da China e de vários outros países.” Segundo o gerente do restaurante os turistas normalmente “pedem o prato regional. Nós fazemos todo o tipo de pratos, fazemos cozido de grão, feijoada tradicional, frango com tomate,” e grelhados como plumas e frango assado, e claro os tradicionais pratos de peixe do Rio. A matéria prima para os pratos de peixe é fornecida ao restaurante Zé do Alto por “Pescadores artesanais do concelho”, que entregam peixe “todos os dias.” Questionado sobre se a seca tem impedido de arranjar algumas ervas aromáticas que são utilizadas na confeção dos pratos de peixe do rio referiu “um bocadinho, mas temos resolvido. Fazemos armazém, onde congelamos essa matéria e depois vamos utilizá-la na altura que é precisa”, especialmente “quando é altura do peixe, nós sabemos que temos esse escoamento então fazemos esse tipo de armazém.” Ser um dos restaurantes aderentes da Mostra Gastronómica de Alandroal “beneficia o restaurante, não só pelo número de refeições, mas para o futuro é bom.”
Sobre o segredo de trabalhar o peixe do Rio, uma iguaria que não é encontrada nos concelhos vizinhos, João destacou “Isto é uma zona tradicional do peixe, eu também vim para aqui aprender. Qualquer pessoa que venha de fora vem aprender, porque eles aqui são mestres do peixe e nós conseguimos através de amigos termos essa oportunidade de aprender.” O que os visitantes e clientes habituais procuram no restaurante Zé do Alto é essencialmente a especialidade do peixe do rio, nomeadamente “Lúcio perca, a Caldeta (Sopa de Peixe do Rio) e o peixe frito (barbo)”. No restaurante Zé do Alto pode deliciar-se com Lúcio Perca grelhado com molho de poejos, Caldeta de Peixe do Rio e Barbo Frito, para além dos outros pratos tradicionais alentejanos que são confecionados durante todo o ano! O horário de funcionamento do restaurante durante a Mostra Gastronómica é de 2ª a domingo, sendo que no domingo apenas se encontra a laborar na hora de almoço. No resto do ano, o horário de funcionamento é de 2ª a sábado, até à hora de almoço de sábado. Em breve será disponibilizada a reportagem em vídeo! Fonte: https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/lucio-perca-caldeta-e-peixe-frito-sao-os-pratos-mais-procurados-no-nosso-restaurante-diz-joao-careira-do-restaurante-ze-do-alto-c-som-e-fotos

Nenhum comentário: