«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Foi “uma forma de celebrar Pardais” disse Inácio Esperança (c/fotos).

O Salão Cultural e Recreativo de Pardais, no concelho de Vila Viçosa, recebeu, este fim-de-semana, um evento cultural onde a pintura esteve em destaque.

 

Durante estes dias, estiveram em exposição cerca de duas dezenas de aguarelas, da autoria de Victor Rosa, em que estavam espelhados monumentos e sítios emblemáticos desta freguesia.

 

Para além de apreciar os trabalhos expostos, os visitantes tiveram ainda a oportunidade de votar nas aguarelas preferidas, de forma a escolher quais farão parte de uma coleção de postais e o calendário para o ano de 2021.

 

Em entrevista a’ODigital.pt, Inácio Esperança, Presidente da Junta de Freguesia de Pardais referiu que a elaboração destas aguarelas surgiu ainda “antes da Feira de Laranja, para fazer umas aguarelas e umas t-shirts para a Feira e o meu amigo, colega e professor Víctor Rosa disse me que era uma boa ideia também fazermos umas gravuras, umas perspetivas de pardais”, ou seja, “podíamos celebrar pardais de uma maneira diferente, fazíamos umas aguarelas sobre pardais e depois fazia-se uma exposição a partir daí, faziam-se os postais para as pessoas comprarem e levarem aos amigos, para se colocarem nas superfícies férreas e aproveitava também pra fazer o calendário”, explicou ainda o autarca.

 

O Presidente da Junta destacou ainda que “Vítor Rosa não cobrou dinheiro nenhum, nós também não tínhamos dinheiro, sendo que custo que está aqui é apenas o custo do emolduramento”, afirmando que esta “é uma forma de celebrar Pardais, é algo para memória futura e também fica um patrimônio para a junta e para os pardalenses.”

 

Já sobre a adesão da população a este evento cultura, Inácio Esperança refere que “foi tímida, também o dia de inauguração foi muito chuvoso, mas também não queremos grandes ajuntamentos, mas têm vindo compassadamente e o que é de destacar é que têm gostado, pois estão pela primeira vez a ver a sua aldeia pintada em aguarelas que é uma novidade para eles, e é agradável ver essas é reconfortante ver essas reações.”

 

Esta exposição foi também uma forma de dinamizar um espaço, que “tradicionalmente era um espaço ocupado pelos fregueses para jogar cartas, bilhar, e que queremos voltar a ter aqui esse tipo de atividades, apesar de termos tido algumas dificuldades em arranjar um contínuo para manter o espaço aberto em horário fora da hora de expediente”, acrescentando que este salão tem recebido “colóquios na Feira da Laranja, projeção de filmes e agora com uma exposição das aguarelas de Pardais”.

 

O autarca refere ainda que é intensão da Junta de Freguesia “diversificar e permitir o acesso aos espaços e, permitir no fundo que a população tenha acesso a determinado tipo de manifestações culturais que durante algum tempo não tiveram”.

 

Fonte: https://odigital.pt/foi-uma-forma-de-celebrar-pardais-disse-inacio-esperanca-c-fotos/?_gl=1*1n9zj2g*_ga*MTk3NTg5NjI5OS4xNTg5ODM4Mzc0

Nenhum comentário: