«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sábado, 7 de março de 2020

Divulgação: ALERTA: CORONAVIRUS.

EM QUE DIFERE ESTE VÍRUS DO VÍRUS DA GRIPE?

-É duas vezes mais transmissível;

-Gera internamentos mais prolongados;

-É pelo menos 10 x mais mortal;

-Não tem vacina (nem terá a tempo de ajudar nesse surto);

-Não tem terapêutica comprovadamente eficaz;

-Existe pouco histórico sobre este tipo de vírus e muito desconhecimento sobre algumas particularidades do seu comportamento.

O QUE SABEMOS ?

- Pode ser transmitido por indivíduos sem sintomas através das vias respiratórias;

- Atinge todas as idades;

- Tem um grupo grande de infectados sem sintomas; depois, em cada cem infectados com sintomas, 80, pelo menos, têm sintomas ligeiros que podem ser tratados em casa; 15 têm sintomas mais importantes que , na maior parte dos casos, necessita de cuidados hospitalares; cerca de 5% necessita de unidades de cuidados intermédios ou de cuidados intensivos, com um número importante destes doentes a necessitarem de suporte ventilatório.

Atinge também mais, e tem maior mortalidade, quem tem outras doenças crónicas, como doença oncológica, autoimune, cardíaca, diabetes, bronquite, obesidade, doença hepática, etc…afinal como acontece com a gripe.

Cerca de 2% dos doentes com sintomas vêm a falecer. A mortalidade é maior no sexo masculino. Atinge mais os mais idosos : acima dos 80 anos, é de 14%; dos 70 aos 80 anos de cerca de 7%; à medida que desce o escalão etário a mortalidade diminui consideravelmente, ao ponto de ser muito baixa nas crianças.

Apesar das aberturas de telejornal e especulações jornalísticas, poderemos acompanhar a evolução do número de casos ou mortos em vários sites. 

Deixo este :

https://gisanddata.maps.arcgis.com/

…/opsdashboa

…/index.html

Como se percebe , atendendo ao número de pessoas que vivem em cada um destes países, os números são pequenos, mesmo na China.

QUE DEVEREMOS FAZER?

NÃO ENTRAR EM PÂNICO ACATAR AS INDICAÇÔES DAS AUTORIDADES. PROCURAR INFORMAÇÃO OBJECTIVA E EVITAR DESINFORMAÇÃO, EVITA COMPORTAMENTOS IRRACIONAIS, COMO AÇAMBERCAR MÁSCARAS OU VÍVERES

- Evitar sair de casa se não for necessário, quando existirem casos na comunidade;

- Evitar beijos e o próprio aperto de mão, que podem ser meios de transmissão fácil;

- Evitar contactar com pessoas que tenham sintomas como tosse ou falta de ar, bem como pessoas com febre;

- Evitar tocar directamente nos olhos, nariz e boca;

- Tossir e espirrar sempre para um lenço de papel e deitá-lo no lixo logo de seguida;

- Se não tiveres um lenço de papel, tosse ou espirra para o antebraço e nunca para as mãos ou muito menos para o ar;

- Lavar as mãos com água e sabão depois de ir ao WC, tossir ou espirrar, antes de comer e, se possível, antes de tocares no nariz, olhos ou boca;

- Ao lavar as mãos, tem particular atenção ao espaço entre os dedos e debaixo das unhas e nunca demores menos de 20 segundos;

- Se não tiveres água ou sabão disponível, utiliza uma solução alcoólica com pelo menos 60% de álcool;

- Lavar e desinfectar bem estruturas como maçanetas de portas e outras superfícies nas quais se toque com frequência;

- Se estiveres assintomático, não precisas de utilizar máscara.

QUE SINTOMAS? QUE FAZER?

- Febre;

- Cefaleia (dor de cabeça);

- Tosse;

- Garganta irritada/dor;

- Corrimento nasal;

- Menos frequente a diarreia;

Estes sintomas podem evoluir para bronquite, pneumonia, com dispneia (falta de ar), desidratação e prostração.

Quando se tem estes sintomas descritos no início, não deveremos correr para o hospital, pelo risco de sermos infectados, ou de infectarmos outras pessoas. Devemos telefonar para o numero da Saúde 24 , descrever os sintomas, os nossos contactos e ouvir as recomendações.

Se os sintomas incluírem a febre alta, falta de ar, desidratação e prostração, devemos contactar o mesmo serviço referido e acorrer ao SU dos hospitais, sinalizando previamente que teremos um caso suspeito.

Essencialmente, estamos perante um inimigo que não discrimina ninguém, mas que não nos deve fazer entrar em pânico.

Devemos manter a calma, ajudar os mais debilitados e vulneráveis, evitando a exposição dessas pessoas, mas evitando que o vírus, que estará por aí durante algum tempo, não nos leve a mudar muito os nossos hábitos sociais e de consumos.

Nenhum comentário: