«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

«Amigos de São Brás dos Matos» conquistam Alentejo – Rescaldo da Época Desportiva 13/ 14. (PARTE I)

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo sem fins lucrativos organizado por Vítor Matos, que nasceu em Outubro 2013 na bonita e saudosa Aldeia da Mina do Bugalho, em pleno Concelho do Alandroal, Distrito de Évora, Alentejo. Este grupo sui-géneris nasce na planicie Alentejana, junto a raia com Espanha, numa zona onde a desertificação e a falta de meios/ apoios se faz cada vez mais sentir, mas apesar disso conseguimos criar iniciativa e muito dinamismo neste Concelho onde as iniciativas vão faltando. Com o intuito de dar azo a prática desportiva, ocupar a juventude, e ocupar também o seu
Líder/ Impulsionador que é o Jovem Vítor Matos (ex-membro do Executivo da extinta Freguesia de São Brás dos Matos), que depois de ter dedicado parte do seu tempo na época passada a equipa da Freguesia de São Brás dos Matos (Nivel Desportivo) abraçou o projecto «Amigos de São Brás dos Matos». Jovem que apesar das suas dificuldades fisicas mostrou na Liderança dos Amigos de São Brás a sua Dinâmina, Garra, Tenacidade, Empenho, Dedicação, Esforço, Trabalho, Companheirismo, Espirito de Liderança, Capacidade e Muita FORÇA DE VONTADE. 
Apesar das grandes dificuldades ao longo da época os Amigos de São Brás conseguiram levar este «barco» a bom porto, realizando uma excelente epoca desportiva. E de louvar este trabalho desportivo conseguido por nós (Amigos de São Brás) com a ajuda daqueles que connosco tiveram e nos apoiaram, de todos os jogadores.
De salientar que este trabalho foi mais difícil de realizar do que estando num campeonato porque os clubes com quem nos jogamos foram aqueles que na sua grande maioria foram folgando nos campeonatos distritais em suma um grande campeonato realizado
com equipas/ clubes dos campeonatos Distritais de Évora e Portalegre, o que dá ainda mais mérito a nossa equipa. Felizmente fomos bem aceites e como e prova os «adversários» não nos faltaram o que só demonstra que tivemos grande aceitação. Desde São Pedro do Corval até Portalegre, passando por Santiago Maior, Rosário, Alandroal, Pardais, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Terrugem, Vila Boim, Elvas, Campo Maior, Degolados, Santa Eulália etc...
«OS «AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS» GUIADOS POR UMA «FORÇA DE VONTADE» INTERMINÁVEL, QUE VAI MUITO PARA ALÉM DE UM
BALNEÁRIO E DE UM CAMPO DE FUTEBOL, EQUIPA QUE SEGUIU PASSO  A PASSO AS PISADAS DO JOVEM QUE COMANDOU ESTE «BARCO», QUE COM DIFICULDADES FOI «NAVEGANDO» SEM NUNCA PERDER O RUMO, ULTRAPASSANDO OS OBSTACULOS QUE SURGIRAM E LHE FORAM COLOCADOS PELO CAMINHO AO LONGO DA ÉPOCA, EQUIPA QUE CONSEGUIU ELEVAR BEM ALTO AS CORES DA TURMA DE SÃO BRÁS DOS MATOS.»


A ÉPOCA DESPORTIVA 13/ 14 – AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS

Com bastante trabalho, dedicação, esforço e «FORÇA DE VONTADE» a época desportiva 13/ 14 correu de feição, realizámos 25 jogos o último dos quais (Dia 05 Julho) no Estádio Municipal de Elvas – Campo de Futebol Pedro Barrena frente ao Núcleo Sportinguista de Elvas. Na época 13/ 14 com 10 derrotas, 05 empates e 10 vitórias, marcámos 108 Golos e sofremos 83, ultrapassar a barreira dos cem golos e uma marca inédita e uma grande façanha que nós conseguimos com o esforço de todos atingir. Conseguimos desenvolver o nosso trabalho, com os objectivos traçados no início da época a serem
largamente atingidos, dando azo a prática desportiva, Amizade, Convívio, Sã Camaradagem dentro da nossa equipa e com outras equipas. Desenvolovemos claramente a vertente desportiva no Concelho do Alandroal.

O PLANTEL/ EQUIPA DOS AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS – ÉPOCA 13/ 14

O Treinador foi Vítor Matos que assumiu também os cargos de Líder/ Impulsionador dos Amigos de São Brás. Vítor Matos foi co-adjuvado por Glaedson e pelo Capitão Pedro Barradas.
O Plantel dos Amigos de São Brás na época 13/ 14 foi composto por: Marco Pedreiro, Pedro Barradas (C), Martins, Glaedson, Paulo Matos, Pedro Almeida, Joaquim Rodrigues, Emanuel Tavares, Diogo Pateiro, Jara, Flávio Candido, Rafael Solda, João Claréu, João Bartolomeu, André Lopes, Bruno Grosso, Rui Sanches, Luís Prates, Ricardo Prates, Cláudio Coelho, Renato Ramos, Tiago Rosado, César Almeida, Amável Pinto, Ilidio Cuco, Nuno Macedo, Duda, Ricardo Rodriguez, Inácio Varandas, Duarte Fialho, Armando Moreira, André Salgado, Fábio Valentim, Mário Baltasar, Adriano Apati, Daby I, Canário, Daby II, Quim, Augusto Roseto, Zé Gomes, Jacinto, Fran, Daniel Brito, Moreano, José Pedro, José C. Pinheiro e Eduardo Cachucha. Tendo sempre como «ajudantes» João Matos, Tomás Barradas e Salvador Barradas.
O Plantel dos Amigos de São Brás e composto por mais de 30 jogadores com idades compreendidas entre os 16 e os 45 anos. O mais Jovem e o Lateral Rafael Solda, o mais Veterano e o Central, Pedro Barradas. A Equipa e Capitaneada por Pedro Barradas, tendo como Sub-Capitão, Martins. O Veterano, Glaedson, jogador de nacionalidade Brasileira que já jogou na I Liga Portuguesa no Santa Clara (Açores), Portimonense e Olhanense. Veterano com vasta experiencia no Futebol, a nível Regional e Nacional e também peça importante no Plantel dos Homens da Força de Vontade, assumindo-se como o «Maestro» dos Amigos de São Brás.
Uma palavra a todos os jogadores que representam os Amigos de São Brás por todo o seu esforço e dedicação, por me ajudarem a manter no ativo a grande equipa
dos «Amigos de São Brás dos Matos» tendo sempre como lema a «FORÇA DE VONTADE».

GOLEADORES AMIGOS DE SÃO BRÁS

Quanto aos goleadores, o principal artilheiro foi Ramos com 29 golos, seguido por Daby I que obteve 20 golos, terceiro lugar da lista dos goleadores ficou «entregue» a Martins (Sub-Capitão) com 09 golos, em 4º ficou Canário com 07 tentos,
enquanto que o Veterano, Glaedson ocupou a 5ª posição da lista dos melhoresmarcadores com 06 golos marcados. Ricardo Prates (Cassiones), jovem bastante irrequieto colocou a bola por 05 vezes no fundo das redes adversárias da equipa de São Brás. (ver tabela completa com todos os goleadores).

APOIOS/ PATROCINIOS

Os apoios não abundam e os Amigos de São Brás sobreviveram com patrocínios (através do cartaz dos jogos), rifas, venda de cachecóis e t-shirts alusivas aos Amigos de São Brás.
Conseguimos Patrocínios junto de alguns Amigos, Comércio Local, Lojas de Desporto, Delta, Adegas, Cabeleireiros, Olarias, Bares, Cafés, pequenas superfícies etc… E assim aconteceu... os Apoios foram conseguidos nos Concelhos de Alandroal (maioria), Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Redondo, Elvas e Campo Maior. (ver tabela Patrocinadores). Os Apoios conseguidos foram: logístico, dinheiro e géneros.
O Município do Alandroal cedeu-nos o Complexo Municipal do Alandroal para realização de 08 jogos em casa «emprestada». 
Realizámos também jogos na condição de «caseiros» em São Pedro do Corval (colaboração Casa de Cultura de Corval), em Santa Eulália (colaboração ADJ
Santa Eulália) e em Elvas (Estádio Municipal de Elvas, colaboração do Município de Elvas).
Contámos também com o apoio da Comunicação Social Regional através das Rádios e Jornais existentes no nosso Alentejo. Fomos notícia em muitos artigos nos Jornais e ouvimos os nossos jogos e entrevistas nas Rádios regionais. Foi extremamente importante este apoio para conseguirmos divulgar o nosso trabalho.


Sem estes Apoios/ Patrocínios teria sido de todo impossível a realização deste trabalho desportivo que foi concluído com sucesso.

Nenhum comentário: