FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS (MINA DO BUGALHO)
Existem documentos que comprovam que a Freguesia de São Brás dos Matos já existia em 1870. Antes disso a Mina do Bugalho pertencia a (Freguesia de Juromenha) ao extinto Concelho de Juromenha, da qual faziam parte as localidades de Juromenha, Mina do Bugalho e Vila Real.
Mina do Bugalho e Juromenha constituíam a Freguesia de Juromenha (Nossa Senhora do Loreto).
Em 1870 já no Concelho do Alandroal, foi então desanexada da Freguesia de Juromenha a Aldeia de Mina do Bugalho, passando esta a ser independente e a pertencer a denominada Freguesia de São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e a Vila de Juromenha á Freguesia de Juromenha (Nossa Senhora do Loreto).
Esta Aldeia de Mina do Bugalho, seguramente mais antiga que a Freguesia, denuncia uma passagem Romana há mais de mil anos dos quais existem vestígios como as minas e as Antas dos Galvões.
Dizem os habitantes mais Idosos (que aos seus familiares outrora ouviram) que nessa altura a Sede da Junta de Freguesia estava situada em São Brás naquelas pequenas Casas que hoje em dia são pertença da Paróquia de São Brás dos Matos.
Nesse tempo a maioria da população da Freguesia de São Brás dos Matos residia na zona da Ribeira de Pardais, Azenhas, Montes existentes na Freguesia. A Mina do Bugalho era habitada pelos mineiros que trabalhavam nas minas na extracção do minério existente, cá na Aldeia existia a Rua dos Quartéis (local onde residiam os mineiros), Monte do Palacete (pertença dos donos das minas), Monte de Santa Bárbara, Monte do Lourenço Alcaide, Monte do Bugalho (era nesta propriedade que se situavam as minas), Monte da Boavista, Monte do Paraíso, Monte Alegre, Monte Alto etc.
A Igreja e o Cemitério de São Brás estavam então situados no centro da Freguesia e serviam toda a população da Freguesia de São Brás dos Matos.
O nome «Mina do Bugalho» vem da existência das minas e as ditas minas que estavam situadas na Herdade do Bugalho dai o nome de Mina do Bugalho.
A população de Juromenha mostrava-se totalmente descontente em pertencer ao Concelho do Alandroal e exigia a toda o custo ser agregada ao Concelho de Elvas, Distrito de Portalegre.
O Município do Alandroal não queria perder a Freguesia de Juromenha para Elvas, foi então que em 1930 extinguiram a Freguesia de São Brás dos Matos e a Mina do Bugalho passou outra vez a pertencer a Freguesia de Juromenha (Nossa Senhora do Loreto) e assim continuou até 1984.
No dia 31 de Dezembro de 1984 foi recriada novamente a Freguesia de Brás dos Matos com o apoio do P.C.P. e a criação da Lei 37/84, o então deputado do PCP António Vidigal Amaro eleito pelo Distrito de Évora e o Grupo Parlamentar do P.C.P., apresentam na Assembleia da Republica um diploma a propor a criação de várias Freguesias, entre elas a de São Brás dos Matos que viria a ser aprovada.
Há eleições, as primeiras na nossa aldeia como Freguesia, das quais saiu um Executivo, que com várias alterações chegou até aos dias de hoje.
Com uma Freguesia própria, abre-se uma página nova na história desta terra, que décadas atrás tinha perdido a sua independência como hoje nos estão a pretender fazer mas nós vamos continuar a nossa «luta» e a Mina do Bugalho vai continuar certamente a ser Sede de Freguesia, porque nós não aceitamos que a Junta de Freguesia de São Brás dos Matos seja extinta, queremos continuar a evoluir e gritar bem alto o nome desta pequena, bonita e honrada Aldeia que é sem dúvida alguma a Freguesia mais bela do longínquo Concelho do Alandroal.
VIVA A MINA DO BUGALHO
Mina do Bugalho, 09 de Março de 2012
2 comentários:
O texto vem em tempo oportuno e é bastante esclarecedor.Tenho pena que, sejam meia duzia de pessoas a lutar por esta causa, de não deixar perder a freguesia.
Enquanto a junta de freguesia de São Brás dos Matos tiver poderes, no mínimo,devia dar a uma rua ou outro espaço, o nome de Custódio Costa.Em minha opinião, independentemente da sua cor política, merece o reconhecimento do bem que fez pela nossa terra. Só não vê quem não quer, porque a obra foi feita! Abraço para todos
Por lapso certamente, refiro-me ao texto, a Freguesia de Sao Bras dos Matos já existia em 1870, não fazendo parte da Freguesia de Nossa Senhora do loreto, facto que viria a acontecer perto de 1930 e pelas razões que são expostas segundo a versão de pessoas mais antigas a Freguesia de Juromenha teria mostrado vontade de transferir-se para Elvas, segundo a vontade da sua população, ou por motivos economicos ou por ficar mais perto do Concelho de Elvas.O que é certo e contra a vontade da população de Mina do Bugalho, viu perder a sua Freguesia e hoje pala segunda vez vê ameaçada a continuidade da sua independência contra a vontade do seu povo.
Chama-se a isto autoritarismo, porque tomar decisões contra a vontade dos povos sem que direito a serem ouvidos, não é normal em democracia.
É verdade que são Freguesias pouco populosas, mas tambem não é menos verdade que alguém tem contribuido para a desertificação do Alentejo e para o isolamento destas Aldeias do interior.O abandono das terras a falta duma verdadeira agricultura são as razões do abandono, da desertificação e do fim de cada vez mais serviços que vão tornando o nosso Alentejo cada vez mais pobre e o nosso país cada vez mais próximo da cauda da Europa.
Postar um comentário