Álvaro Santos Pereira reage à taxa de desemprego de 14,8% em Portugal. "Os números são preocupantes”, diz:
"Os números são preocupantes no sentido em que tem havido um crescimento nos últimos 10 anos", afirmou o ministro da Economia no ‘briefing' após o Conselho de Ministros. Santos Pereira reagia aos últimos dados do Eurostat, que mostraram hoje que a taxa de desemprego em Portugal subiu para 14,8% em Janeiro.
Para o ministro, "o combate ao desemprego passa por eliminar obstáculos do crescimento através de políticas activas de emprego", razão pela qual o acordo de concertação social engloba muitas iniciativas nessa matéria.
Confrontando com a taxa de desemprego entre os jovens portugueses, de 35,1%, de acordo com o Eurostat, Santos Pereira disse que "o desemprego jovem é epidémico em alguns países". Santos Pereira argumentou também que "muitas das medidas de combate ao desemprego jovem já estão no terreno", adiantando que a comissão interministerial de combate ao desemprego jovem vai entregar hoje as suas conclusões aos parceiros sociais.
"As previsões são sempre sujeitas a um grau de incerteza", disse ainda o ministro da Economia, a propósito das novas estimativas do Governo, que apontam para que o desemprego atinja os 14,5% este ano, tal como adiantado pelo ministro das Finanças esta semana.
Fonte: http://economico.sapo.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário