Realizou-se no passado Sábado, Dia 14 de Janeiro de 2012 pelas 16 horas no Salão da Associação Cultural e Desportiva da Mina do Bugalho, o Plenário contra a prevista extinção e/ou agregação da Freguesia de São Brás dos Matos, medida proposta pela Reforma do Documento Verde da Administração Local.
Com a Reforma do Documento Verde da Administração Local o Governo Português prevê a extinção de cerca de 2000 Freguesias, ou seja, reduzir em 50 % o número de Freguesias, ao qual a Freguesia de São Brás dos Matos também está incluída, alegando que esta medida está relacionada com a crise e com as exigências da Troika.
O Executivo e a população da Freguesia de São Brás dos Matos consideram esta medida completamente ridícula e sem nexo por parte do Governo uma vez que as Juntas de Freguesia são o órgão do Poder Local que está mais próximo das populações, o órgão do Poder Local a que as populações recorrem em primeiro lugar principalmente nas Aldeias do interior onde poucos ou nenhuns serviços já existem. São as Juntas de Freguesia o órgão que mais sente as dificuldades dos seus habitantes dia a dia porque até os seus membros vivem e contactam continuamente com a população de determinada Aldeia (as).
Foram convidados para assistirem e participarem neste Plenário a população da Mina do Bugalho, o Executivo e Assembleia de Freguesia de São Brás dos Matos; ambos os Vereadores da Camara Municipal do Alandroal, Dra. Fátima Ferreira (MUDA) e Daniel Padilha (CDU); Sr. João Grilo, Presidente da Camara Municipal do Alandroal; Sr. Ramalho, Presidente da Assembleia Municipal do Alandroal; Deputados da Assembleia Municipal do Alandroal; foram também convidados os 3 Deputados do Circulo Eleitoral de Évora na Assembleia da República, Dr. Pedro Lynce pelo PPD – PSD, Dr. Carlos Zorrinho pelo PS e Dr. João Oliveira pelo PCP.
A Vereadora da Camara Municipal do Alandroal (Dra. Fátima Ferreira) não compareceu, o mesmo sucedeu com o Deputado do PS na A. R. (Dr. Carlos Zorrinho) que alegou ter a agenda preenchida, por último o Deputado do PSD na A. R. não compareceu mas mandou em sua substituição a Sra. Sónia Ferro (Vice-Presidente da Distrital do PSD na Distrital de Évora). Os restantes convidados aceitaram o convite.
Começou por discursar a Sra. Presidente da Junta de Freguesia de São Brás dos Matos, D. Maria da Piedade Costa que defendeu e bem a continuidade da Junta de Freguesia de São Brás dos Matos na Mina do Bugalho salientando a obra feita pela Junta nos últimos anos que contribuiu e muito para a melhoria da condição de vida da população da Freguesia de São Brás, descreveu também a história da nossa Aldeia e frisou muitos dos pontos essenciais na defesa da população da Mina do Bugalho, relembrando a todos que a Junta de Freguesia faz falta a população da nossa Aldeia (maioritariamente envelhecida) foi para isso que foi recriada (brevemente disponível o discurso da Sra. Presidente da Junta neste Blog) mostrando em conjunto com o seu Executivo, Assembleia de Freguesia e população da Freguesia de São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) que todos juntos iniciámos esta «luta» para mantermos a Junta de Freguesia na nossa terra dizendo claramente NÃO a prevista extinção e/ou agregação da mesma.
O Sr. Presidente da Camara Municipal do Alandroal e o Sr. Presidente da Assembleia Municipal do Alandroal também discursaram e mostraram estar ao lado dos habitantes da Mina do Bugalho no que a população decidir, o Sr. Presidente da Camara informou ainda que o Governo da República está mais inclinado para agregar as 2 Freguesias (São Brás dos Matos e Juromenha) numa só Freguesia.
Discursou também o Sr. Daniel Padilha (CDU) Vereador do Município do Alandroal mostrando também toda a sua Solidariedade e disponibilidade para apoiar a Junta de Freguesia e população da Mina do Bugalho para evitarem a extinção e/ou agregação da Freguesia de São Brás dos Matos, frisou também as maiores dificuldades que a população terá caso o Governo consiga mesmo extinguir esta Freguesia.
De seguida discursou o Deputado da Assembleia da República Dr. João Oliveira (PCP) que também se mostrou disponível em ajudar a população da Mina na defesa da continuidade desta Junta de Freguesia, frisou também todas as dificuldades que este Governo e os anteriores Governos têm criado aos Portugueses falando nos sucessivos cortes e aumentos em tudo, causando cada vez mais dificuldades aos Portugueses para poderem viver condignamente.
Pelo PPD-PSD falou a Sra. Sónia Ferro que trouxe um discurso completamente desajustado e lamentável mostrando-se em perfeita sintonia com o Governo liderado por Passos Coelho. A Sra. Sónia Ferro concorda com os aumentos do IVA, Saúde etc…concorda com o encerramento de urgências e com a redução dos horários nos Centros de Saúde, com a redução de ordenados e pensões, cortes nos Subsídios de férias e de Natal, cortes na Saúde e Educação. Por fim acabou também por frisar que concorda com a extinção das Freguesias, incluindo neste lote a Freguesia de São Brás dos Matos. Pela voz da representante do PSD também ouvimos que estas duas localidades terão grande vantagem se as duas Freguesias forem agregadas, defendendo que assim são uma área maior e tem mais população, as verbas que vem do Município e do Estado serão maiores (afirmações totalmente negativas porque do Governo e só reduções e do Município nem se fala…).
O Sr. Custódio Costa, pessoa experiente e com muitos anos de política questionou a Sra. Sónia Ferro se por ventura sabe das dificuldades da população da Mina do Bugalho no seu dia-a-dia, caso a Junta encerrasse essas dificuldades vão certamente aumentar. A Junta de Freguesia e o órgão do Poder Local a que a população em primeiro se dirige, depois de tantos cortes e de tantos aumentos, depois de nos tirarem os nossos direitos, de nos encerrarem a Escola da Freguesia e de tantos outros serviços não nos retirem o pouco que nós ainda temos. Bem ao seu jeito, Costa mostrou o porque de ter sido Presidente desta Freguesia durante 16 anos, tendo ainda grande vontade de «lutar» e ajudar a Freguesia de São Brás dos Matos. A representante do PSD tentou fugir sempre as respostas, tentando iludir a população de que teremos vantagens se a Junta encerrar deixando mesmo de responder as questões que lhe dirigidas.
Vítor Matos, actual Tesoureiro da Freguesia também questionou a representante do PSD das acrescidas dificuldades que a população vai ter se a Junta fechar, das deslocações, como e que a população maioritariamente Idosa se desloca da Mina a Juromenha ou vice versa devido a falta de transportes e de meios? Falou também nas grandes obras da Junta nesta Freguesia, interrogando a representante do PSD sobre algumas questões essenciais, não obtendo resposta da mesma acabando mesmo por convidar a dita Sra. a verificar o trabalho da Junta realizado na nossa bonita Freguesia.
Deputados Municipais também interrogaram o PSD sobre a Reforma do Documento Verde da Administração Local, sobre a Saúde, Educação mas respostas não houve.
Muitos populares se manifestaram em defesa da continuidade desta Junta de Freguesia na Mina do Bugalho rejeitando a extinção ou agregação a Freguesia de Juromenha
Nenhum comentário:
Postar um comentário