«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Alandroal - Covid-19: Veja aqui a ZCAP do Alandroal inaugurada pelo Presidente João Grilo que assegura "estamos preparados" (C/Som e Fotogaleria).

 

Foi hoje instalada e concluída a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) que irá auxiliar o concelho do Alandroal na eventualidade da situação pandémica se agravar. As ZCAP são espaços de retaguarda, criados para receber pessoas direta ou indiretamente afetadas pela pandemia.

A Rádio Campanário esteve presente esta manhã na inauguração deste equipamento, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Alandroal, João Grilo e das entidades competentes a fiscalização.

O Presidente da Câmara, questionado acerca deste equipamento de retaguarda diz que, "se não chegasse a ser necessária [a sua utilização] seria uma grande alegria para todos nós. Mas se eventualmente tivermos a necessidade de a mobilizar, a partir de agora, passa a estar à disposição das nossas instituições e da população."

O edil adianta ainda que "há critérios muito sérios para que ela venha a ser mobilizada, e que têm que ser muito respeitados em articulação com a Segurança Social, a Proteção Civil, as Autoridades de Saúde e a própria Câmara Municipal."

As ZCAP são equipamentos "de resposta em segunda linha" que tendem a ser mobilizados "quando uma coisa grave e estruturante falha nas instituições ou, se viermos a ter uma situação de rutura nos hospitais e hajam pessoas infetadas mas que não requeiram grandes cuidados médicos," esclarece João Grilo.

"Tenho a dizer com satisfação, que neste momento as três instituições do concelho, que têm valência de lar, têm condições e planos ativados para dar essa primeira resposta. Dois dos lares já tiveram que dar essa resposta e conseguiram fazê-lo. Esperamos que nunca haja uma situação mais grave, mas se ela vier a acontecer estamos preparados," garante o autarca do Alandroal.

Em questões de capacidade, "este centro está preparado para receber ao mesmo tempo 24 pessoas, entre situações menos graves e mais graves." A ZCAP do Alandroal está preparada "dar resposta com complemento não só a nível municipal, como também dar resposta a uma necessidade distrital que venha a ser necessária," explica.

A instalação do equipamento de retaguarda do Alandroal teve um investimento de cerca de 55 mil euros ao Município. No entanto, o autarca adianta que "depois temos um custo mensal para o manter, acima dos 8000 euros. Temos outro equipamento que foi necessário adquirir, e que provavelmente poderemos vir a ter despesas com pessoal auxiliar, caso haja mobilização e o pessoal das IPSS´s não seja suficiente."

Face a esta situação pandémica vivida em Portugal, o Presidente João Grilo confessa que "é uma resposta que temos que ter neste momento".

A Rádio Campanário entrevistou a Coordenadora do Grupo de Coordenação Local PPCIRA, Maria Helena Gonçalves, que estava presente na apresentação da ZCAP para fazer a avaliação do estabelecimento.

Como representante das entidades competentes de fiscalização, a coordenadora estava encarregue de ver as condições em termos de proteção relacionadas com o controlo de infeção.

Maria Helena Gonçalves, esclarece que "o balanço parece-me muito positivo, exceto um ou outro pormenor que são solucionáveis. No entanto, a Coordenadora conclui que a ZCAP "tem um bom equipamento."

Comparativamente com outros equipamentos desta natureza, a Coordenadora afirma que esta ZCAP “está bem equipada, em relação àquilo que temos visto” acrescentando ainda que existe “uma troca de experiências daquilo que se vai aprendendo de outros municípios e essas trocas também são benéficas na construção dos novos locais cada vez mais preparados.”

Questionada acerca da prontidão para utilizar o equipamento, Maria Helena Gonçalves diz que, "é uma questão de solucionar estes dois ou três pormenores, e ele fica apto."

Questionada acerca da facilidade de resolução destes pormenores, a coordenadora Maria Helena Gonçalves refere que “isso depende dos recursos que entretanto houverem da própria câmara em termos da solução.”

Fonte: https://www.radiocampanario.com/ultimas/entrevistas/covid-19-veja-aqui-a-zcap-do-alandroal-inaugurada-pelo-presidente-joao-grilo-que-assegura-estamos-preparados-c-som-e-fotogaleria?fbclid=IwAR2Y7uzXrnP8U3xVS2Lx6nN3cYwIxHiXwBO9sXTsL3ueYk5HnKAPt-JVldQ

Nenhum comentário: