«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Alandroal lança Plano de Resposta de Médio Prazo à COVID-19 para o Horizonte 2020-2021.


Tendo em conta que a pandemia da covid-19 se deverá prolongar no tempo, a Câmara Municipal de Alandroal vai lançar Plano de Resposta de Médio Prazo à COVID-19 para o Horizonte 2020-2021.

 

Desde o inicio desta crise sanitária, o Município de Alandroal tomou um conjunto de medidas abrangendo várias áreas da sociedade, ajudando a comunidade a ultrapassar a crise. Medidas que terão tido um impacto orçamental que já ultrapassa os 150 mil euros inicialmente reservados através da criação do Fundo de Emergência Municipal.

 

Tendo em conta a evolução da pandemia e as perspetivas para os próximos tempos obrigam não apenas à manutenção de todas estas respostas entretanto desenvolvidas, como à definição de muitas outras que no médio prazo ajudem o concelho a manter e reforçar resposta globais e, como um todo, estar melhor preparado face aos riscos que se antecipam no horizonte do final de 2020 e todo o ano de 2021, em especial no seu primeiro semestre.


Segundo a informação disponibilizada pela Autarquia de Alandroal, no setor social, além da continuação dos apoios com EPIs, está previsto o apoio extraordinário à manutenção e aumento da oferta de creche no concelho, apoio extraordinário às IPSS com valência de lar para adaptações dos seus equipamentos ao contexto de pandemia, conclusão da obra do Centro Comunitário de Alandroal e criação dos Centros Comunitários de Terena e Ferreira de Capelins.

 

O município vai criar uma Reserva de Voluntariado, aberta a pessoas de todo o país, com direito a uma significativa bolsa, em consonância com os riscos associados, que acumula apoios da Segurança Social e da autarquia, para atuação em tais circunstâncias.

 

Na saúde, está prevista a aceleração do processo de reabilitação de todos os postos médicos do concelho com intervenção no Posto Médico de Orvalhos, adaptação de novo edifício para o Posto Médico de Hortinhas e construção do novo Posto Médico de Aldeia das Pias.

 

Na educação, além das medidas já em vigor, está prevista a aquisição de equipamentos de desinfeção e adaptações nos edifícios em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas e a oferta de Cadernos de Atividades a todos os alunos do agrupamento.

 

O plano prevê ainda a entrega de viaturas ao centro de saúde, aos bombeiros e à GNR para melhorar a vigilância e resposta junto dos idosos em maior risco de isolamento e o apoio às farmácias locais para garantirem a entrega de medicamentos e prestação de serviços ao domicílio em todo o concelho.

 

O município prevê desenvolver também medidas de apoio ao associativismo do concelho como fator de coesão social, na quebra do isolamento e como parceiro estratégico para a divulgação e implementação das medidas de prevenção necessárias.

 

Ao nível do apoio às empresas, o município prevê acompanhar a evolução da situação económica e financeira das empresas do concelho, manter ou reforçar essas medidas de apoio e, sempre que possível, complementar os apoios do Governo que vierem a ser criados.

 

A nível interno, além de medidas de adaptação e planos de contingência para todos os edifícios e equipamentos municipais, estão previstas ações de reforço da higiene, segurança e qualidade de vida no espaço público, assim como das ações de desinfeção e higienização dos espaços e de contentores de RSU, o aumento da eficiência da gestão de resíduos, a requalificação e criação de novos espaços para a prática desportiva de ar livre ou a criação de zonas pedonais e apoio à ampliação de esplanadas.

 

O plano conta com uma dotação orçamental inicial de cerca de 900 mil euros, dinheiro de amortizações de capital que o município não terá que entregar ao FAM no ano de 2020, uma prorrogativa concedida pelo Governo aos municípios envolvidos em Planos de Ajustamento Municipal para atenuar dificuldades do contexto de pandemia.

 

O presidente da autarquia, João Grilo, refere que “deste modo, os 900 mil euros que não entregaremos ao FAM este ano vão chegar a todos os munícipes, até ao final de 2021, em apoios à comunidade e em melhoria de respostas para que nos sintamos todos mais seguros e mais apoiados dentro do nosso concelho”.

 

Fonte: https://odigital.pt/alandroal-lanca-plano-de-resposta-de-medio-prazo-a-covid-19-para-o-horizonte-2020-2021/

Nenhum comentário: