«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Pedido de divulgação da Rádio Borba - Reunião de trabalho na Pousada D. João IV em Vila Viçosa


"Após 16 anos de trabalho estamos confiantes que Vila Viçosa vai ser elevada ao estatuto de Património da Humanidade” diz Manuel Condenado A Comissão Executiva e Científica e os parceiros Institucionais da Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO reuniram-se ontem, dia 05 de Janeiro, em Vila Viçosa. A reunião de trabalho realizou-se na Pousada D. João IV, em Vila Viçosa, e contou com a presença os membros que compõem as Comissões Científica, Executiva e Parceiros Institucionais deste processo que tem como principal objectivo, elevar Vila Viçosa a Património Mundial. Manuel Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, mostrou-se bastante confiante na
classificação de Vila Viçosa a património mundial: “após 16 anos de trabalho estamos de facto muito confiantes, temos confiança no valor patrimonial e excepcional de Vila Viçosa, confiança na excelência do trabalho que foi elaborado, e confiança pois já obtivemos um primeiro êxito, já estamos na lista indicativa e isso, de certo modo, anima-nos a desenvolver esta actividade e a apresentar o dossier dentro de alguns meses e estamos crentes que vamos ter sucesso” O presidente da autarquia calipolense revela ainda que: “o facto de estarmos entre Elvas e Évora poderá potenciar um desenvolvimento turístico importante em Vila Viçosa e em toda a região. É esse um dos nossos objectivos, para além de vermos o reconhecimento deste valor excepcional, que é justo que assim
aconteça, pois, Vila Viçosa merece ser elevada ao estatuto de Património da Humanidade, estamos crentes de que haverá um desenvolvimento turístico importantíssimo de todo o concelho e um desenvolvimento do município bem como de toda a região”. António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, mostrou-se bastante satisfeito com a candidatura de Vila Viçosa a património da UNESCO e revelou que foi uma reunião bastante proveitosa: “estou muito satisfeito pelo andamento desta candidatura, o Alentejo conseguiu 6 bens na lista indicativa nacional que inclui 22 bens e de facto, Vila Viçosa é o primeiro a avançar decididamente e fico muito satisfeito por isso. Quero felicitar a câmara de Vila Viçosa e toda a equipa científica que realizou um trabalho fantástico e como referi, vejo com muito bons olhos o plano de gestão incluir a questão da gestão turística que
hoje em dia é fundamental, cada vez mais, do ponto de vista da intensidade turística e o aumento de visitantes à região de Vila Viçosa, daquilo que significará o aumento de visitantes a Vila Viçosa e à região com selo da UNESCO. Ceia da Silva apontou ainda que: “esta candidatura extravasa Vila Viçosa e será muito importante para toda a região e muito importante para Portugal e é nesse sentido que nós temos de conseguir fazer chegar essa mensagem que temos que conseguir fazer chegar tanto à comissão nacional da UNESCO como a nível internacional” Para Ana Paula Amendoeira, Directora Regional de Cultura do Alentejo: “a inscrição de Vila Viçosa na Lista Indicativa dos bens a classificar como Património Mundial é o reconhecimento do valor, por uma entidade internacional, e tem sempre um efeito positivo, tanto na localidade como na região envolvente. O valor patrimonial de Vila Viçosa é óbvio e ninguém duvida do valor universal
excepcional desta localidade. A palavra de confiança que o senhor presidente transmitiu tem toda a razão de ser e aliás, a câmara de Vila Viçosa tem investido muitíssimo num processo que é longo e que exige muita persistência e resiliência que o município tem tido numa atitude de abertura e de inclusão. A questão da discussão púbica também é muito relevante, a autarquia decidiu incorporar, os contributos da discussão publica e outros contributos que todos demos, que também é muito importante, numa versão final, que com certeza vai melhorar o dossier, e o nosso objectivo para que chegue o melhor documento possível à UNESCO” Recorde-se que após a inscrição de Vila Viçosa na Lista Indicativa dos bens a classificar como Património Mundial, em Maio de 2016, o Dossiê de Candidatura tem estado a ser preparado tendo decorrido até ao passado dia 31 de Dezembro de 2018, o período de discussão pública para apreciação dos documentos que compõem o Dossiê de Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial.

Fonte: Rádio Borba

Nenhum comentário: