«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sexta-feira, 15 de abril de 2016

“O IEFP tem uma centralidade que é incontornável e constitui-se para as empresas e para as autarquias como um parceiro de referência nesta aposta de qualificação das pessoas,” diz Arnaldo Frade.

O Instituto de Formação e Emprego Profissional do Distrito de Évora assinalou, na passada quarta-feira, 13 de abril, o Dia Europeu do Empregador ,com a realização de um almoço debate que contou com a participação de várias instituições, empresas e representantes autárquicos.
O Dia Europeu do Empregador foi comemorado a nível nacional com o objetivo de reafirmar junto das entidades locais a credibilidade do Instituto de Formação e Emprego Profissional(IEFP) na capacitação e formação  da população.
A Rádio Campanário acompanhou o evento e esteve à conversa com o Delegado Regional do Alentejo do IEFP , Arnaldo Frade, que nos falou sobre as diversas iniciativas que foram promovidas pelos Centros de Formação da região “ foram visitadas cerca de 125 instituições em prol da promoção dos Serviços Públicos de Emprego”. Salientando  que “ este é um dia simbólico  em que devemos refletir e pensar de forma conjunta em soluções que possam ajudar os desempregados”.
Arnaldo Frade relembrou ainda que “ o IEFP tem uma centralidade que é incontornável e constitui-se para as empresas e para as autarquias como um parceiro de referência nesta aposta de qualificação das pessoas”.
O diretor do Centro de Formação de Évora pronunciou-se sobre a pertinência deste almoço debate revelando que “ pretendemos não só que as entidades tenham a noção dos nossos espaços mas também colocar ao dispor das empresas aquilo que são as nossas ofertas formativas, as nossas ferramentas, o nosso sistema de incentivos numa estratégia de portas abertas estreitanto esta relação, que deve existir entre o tecido empresarial e o Serviço Público de Emprego”.Realçando que “ nesta sessão incorporamos três parceiros fundamentais, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), a CapGemini e a Embraer, que transmitiram a sua experiência empresarial sobre a dicotomia que existe entre a empregabilidade e a formação profissional  na óptica da complementaridade e das respostas do mercado”.
Segundo o Administrador da Embraer Portugal , Paulo Marchioto ,“ atualmente empregamos 411 pessoas, portanto, nós vamos crescendo de forma estruturada conforme as necessidades e os trabalhos que estivermos a desenvolver, posso afirmar que a nossa expetativa é criar cerca de de 600 novos postos de emprego até 2019 integrando os  formandos provenientes desta parceria com o IEFP ,que tem atendido a todas as nossas solicitações”.

A esta Estação Emissora o CEO da Capgemini, Paulo Janelas, felicitou a qualidade da formação do IEFP dizendo que “ os programas que tem promovido têm –nos ajudado tanto a encontrar pessoas com competência como a aprofundar as competências dos nossos trabalhadores”. Adiantando-nos que “ somos uma empresa multinacional  sediada em Évora e Lisboa que neste momento está a recrutar”.

Para a presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central(CIMAC), Hortência Menino,” a parceria com esta entidade formador pública pode ser uma das respostas para colmatar o desemprego nessa medida penso que as autárquias devem colaborar  na sinalização dos locais ,pessoas e das entidades empregadoras de modo a que todos possamos encontrar a melhor solução mas ainda assim é preciso que as políticas nacionais encarem como uma prioridade a questão do emprego e do apoio à criação de emprego para que a realidade do Alentejo possa ser diferente nos próximos anos”.

Luís Nascimento, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, defendeu que “ é fundamental que todas as entidades empregadoras possam constituir uma rede  que de alguma forma possa ajudar a suprir as carências de emprego da região através da conciliação de vontades, em prol da resolução de algumas adversidades que possa surgir”.


Nenhum comentário: