«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Património Imaterial do Alentejo Esteve em Evidência no Alandroal.

Contribuir para a salvaguarda e para uma maior percepção da riqueza e diversidade do património cultural imaterial da região do Alentejo. Foi este o principal objectivo das “1as Jornadas Para a Salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo”, evento que se realizou no passado dia 1 de Fevereiro no Fórum Cultural de Alandroal.
Organizada pela Associação Portuguesa Para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Alentejo, com o apoio dos Municípios de Alandroal, Évora, Elvas, Estremoz e Redondo e Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a iniciativa contou com a presença de dezenas de investigadores, cientistas sociais e interessados no tema, representantes de universidades, municípios, museus, direcção regional de cultura, entre outras entidades. 
A iniciativa, que contribuiu decisivamente para o aprofundar do conhecimento sobre a identidade e características diferenciadoras do Alentejo, contou com a participação de várias personalidades, entre elas o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, a diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, ou ainda a presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Mariana Chilra.
“O Cante Alentejano”, “A Viola Campaniça e o Improviso no Alentejo”, “Os Bonecos de Santo Aleixo”, “o Barranquenho”, “Tabernas e Alcunhas no Alentejo”, “a Arte Chocalheira” ou ainda “a Medicina Popular no Alentejo”, foram alguns dos temas em debate, contribuindo para tonar mais visível e respeitado o património cultural imaterial do Alentejo.
A presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Mariana Chilra, afirmou que “esta iniciativa tem para nós uma importância fundamental, uma vez que dá a conhecer um património que não está devidamente valorizado, por não se ver através de num simples olhar, mas que tem um papel crucial na definição da identidade do Alentejo e dos alentejanos. A autarca referiu ainda que “o Alentejo tem uma identidade própria e este património imaterial é a sua essência, aquilo que faz do Alentejo uma região diferente de todas as outras. Por isso mesmo, foi para nós um prazer receber este evento”, concluiu Mariana Chilra.
Também o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, afirmou que “o património imaterial é claramente um dos eixos fundamentais na afirmação de um território e na dinâmica dos destinos turísticos, que oferecem aspectos diferenciadores.”
No final do dia de trabalhos, em todos os envolvidos contribuíram para o enriquecimento do debate, ficou a sensação de se ter dado mais um importante passo na afirmação do património cultural imaterial do Alentejo.


Fonte: Gabinete de Imprensa do Município do Alandroal.

Nenhum comentário: