«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

EVENTOS NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA NA NOSSA REGIÃO!!!!






 






TRADICIONAL FESTA EM HONRA DE SÃO BRÁS DOS MATOS - SEGUNDA-FEIRA - DIA 03 DE FEVEREIRO DE 2014.


Agenda Cultural e Desportiva: Fevereiro 2014 Já está disponível.

A Agenda Cultural do Município de Alandroal para o mês de Fevereiro. A merecer destaque está a realização das “1ªs Jornadas Para A Salvaguarda do Património Cultural e Imaterial do Alentejo”, evento que se realiza já amanhã (dia 1), a partir das 09:00 horas, no Fórum Cultural de Alandroal. Também a partir de amanhã, e até ao próximo dia 28, o Fórum Cultural convida-o a visitar a “Exposição Internacional de Artes e Letras do Coninter”. A cultura estará ainda em destaque com a realização do II Concurso de Poesia Popular e com a realização de “Noite de Fados” no salão do Centro de Cultura e Recreio de Aldeia da Venda, no próximo dia 7 de Fevereiro, pelas 21:00 horas. De referir ainda a realização do “VIII Passeio TT Por Trilhos de Santiago”, no próximo dia 15 de Fevereiro, a partir das 08:00 horas, em Aldeia da Venda.


Fonte: Gabinete de Imprensa da C.M.A.

Alandroal: Município Celebra Acordo Colectivo de Entidade Empregadora Pública Com Sindicatos.

A Câmara Municipal de Alandroal, o STAL (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins) e o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFP), assinaram ontem o respectivo Acordo Colectivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP), com o objectivo de repor os direitos que o Governo tem retirado aos trabalhadores da Administração Pública. De referir que o Município de Alandroal foi o primeiro, em todo o distrito de Évora, a assinar este acordo para a protecção dos direitos dos trabalhadores.
Mariana Chilra, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, explicou que “este ACEEP surge na sequência da aplicação da Lei 68/2013 de 29 de Agosto (lei das 40 horas), que os Municípios foram obrigados a colocar em prática. Depois de já terem passado por um período onde estavam a fazer as 40 horas semanais, actualmente os trabalhadores do Município estão a fazer as 35 horas, devido à apresentação de uma Providência Cautelar, interposta pelo STAL contra a Lei das 40 horas. No entanto, como sabemos, essa providência tem uma duração limitada e é importante tomar outras medidas para assegurar a continuidade das 35 horas de trabalho na Autarquia. A assinatura destes ACEEP surge precisamente com esse objectivo”.
A presidente do Município de Alandroal disse ainda que “agora é importante que a Direcção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) respeite este acordo, legitimamente desenvolvido entre o Município e as organizações representativas dos trabalhadores, e seja célere na sua análise, depósito e publicação, não colocando obstáculos a um acordo que resulta da negociação e da conjugação de interesses dos trabalhadores e dos serviços. Caso isso não venha a acontecer, o Município irá avançar para outras formas de luta”, concluiu Mariana Chilra.
Para o Município de Alandroal, a assinatura deste acordo reveste-se de grande importância, uma vez que faz vigorar um regime laboral mais favorável e justo do que aquele que resultaria da aplicação das normas do Código do Trabalho, conforme previsto na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas.
De referir ainda que, desde a primeira hora, o actual executivo da Câmara Municipal de Alandroal tem feito tudo o que está ao seu alcance para proteger os direitos dos trabalhadores. A assinatura destes ACEEP é um exemplo disso, mas existem mais medidas que já foram tomadas nesse sentido, entre elas, o estabelecimento de um acordo com o STAL na área da formação, que abrange várias áreas, e que vai permitir aos trabalhadores usufruírem de formação de qualidade, ou ainda o pagamento das horas extraordinárias de Outubro, Novembro e Dezembro, o que representou um esforço financeiro enorme para o Município.
Além disso, conseguimos ainda corrigir algumas situações de injustiça, através do recurso à figura da mobilidade, em relação a trabalhadores que estavam a desempenhar funções em carreiras e categorias superiores à sua de origem, sem a respectiva valorização salarial.


Fonte: G. I. Município do Alandroal.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Venda de cachecois para apoiar a equipa de futebol dos «Amigos de São Brás dos Matos».

Devido as dificuldades financeiras que a Equipa dos «Amigos de São Brás dos Matos» atravessa, para podermos continuar a realizar a nossa época desportiva decidimos mandar fazer uns cachecóis alusivos aos «Amigos de São Brás dos Matos, com as nossas cores, o nosso símbolo.

Temos sido bastantes solicitados pelos clubes da região para a realização de jogos. Até ao momento realizámos 11 jogos na época desportiva 2013/ 2014 e temos já vários jogos agendados.

Apostamos em fazer os cachecóis, investimos algum do pouco dinheiro que temos para tentarmos com a venda dos cachecóis continuar a realizar a boa época desportiva que temos conseguido realizar até ao momento.

Gostaríamos de poder contar com o vosso apoio para adquirirem os cachecóis, assim sendo apoiam a nossa equipa, contamos convosco.
Cada cachecol terá o valor de 07.50 Euros. O dinheiro realizado com a venda do mesmo reverte para a equipa de futebol dos «Amigos de São Brás dos Matos».

Aceitamos encomendas. Assim que for possível será aqui colocado o cachecol para visualização. Para aquisição dos cachecóis podem comigo, Vítor Matos ou com os jogadores da equipa de futebol.

A nossa equipa sobrevive com Patrocínios (que podem visualizar nos cartazes dos jogos) e com o dinheiro de um Sorteio de Rifas que realizámos pelo Natal. Realizamos os nossos jogos em casa no Complexo Municipal do Alandroal, gentilmente cedido pela Câmara Municipal do Alandroal.

Agradecemos desde já a todos que nos tem apoiado para a realização deste trabalho a nível desportivo, que tem sido consigo a pulso com bastante esforço e força de vontade.

Colabore com a nossa Equipa, compre um cachecol dos «Amigos de São Brás dos Matos».

Contato para aquisiçao de cachecois: Blog dos Amigos de São Brás dos Matos em http://freguesiasaobrasdosmatos.blogspot.pt / vitoralentejo@hotmail.com .

Obrigado

Vítor Matos

Venda de Cachecóis dos «Amigos de São Brás dos Matos».

Devido as dificuldades financeiras que a Equipa dos «Amigos de São Brás dos Matos» atravessa, para podermos continuar a realizar a nossa época desportiva decidimos mandar fazer uns cachecóis alusivos aos «Amigos de São Brás dos Matos, com as nossas cores, o nosso símbolo.

Temos sido bastantes solicitados pelos clubes da região para a realização de jogos. Até ao momento realizámos 11 jogos na época desportiva 2013/ 2014 e temos já vários jogos agendados.

Apostamos em fazer os cachecóis, investimos algum do pouco dinheiro que temos para tentarmos com a venda dos cachecóis continuar a realizar a boa época desportiva que temos conseguido realizar até ao momento.

Gostaríamos de poder contar com o vosso apoio para adquirirem os cachecóis, assim sendo apoiam a nossa equipa, contamos convosco.
Cada cachecol terá o valor de 07.50 Euros. O dinheiro realizado com a venda do mesmo reverte para a equipa de futebol dos «Amigos de São Brás dos Matos».

Aceitamos encomendas. Assim que for possível será aqui colocado o cachecol para visualização. Para aquisição dos cachecóis podem comigo, Vítor Matos ou com os jogadores da equipa de futebol.

A nossa equipa sobrevive com Patrocínios (que podem visualizar nos cartazes dos jogos) e com o dinheiro de um Sorteio de Rifas que realizámos pelo Natal. Realizamos os nossos jogos em casa no Complexo Municipal do Alandroal, gentilmente cedido pela Câmara Municipal do Alandroal.

Agradecemos desde já a todos que nos tem apoiado para a realização deste trabalho a nível desportivo, que tem sido consigo a pulso com bastante esforço e força de vontade.

Colabore com a nossa Equipa, compre um cachecol dos «Amigos de São Brás dos Matos».

Contato para aquisiçao de cachecois: Blog dos Amigos de São Brás dos Matos em http://freguesiasaobrasdosmatos.blogspot.pt / vitoralentejo@hotmail.com .

Obrigado

Vítor Matos

«Amigos de São Brás dos Matos» superam G.D.C. Tourega por 4 - 3.

Numa tarde de inverno mas com o sol a brilhar durante grande parte do encontro, os «Amigos de São Brás dos Matos» realizaram o 11º Jogo da época 13/ 14, recebendo no Complexo Municipal do Alandroal o G. D. C. Tourega.
Recorde-se que esta equipa e da Aldeia da Mina do Bugalho – São Brás dos Matos, Aldeia que pertence ao Concelho do Alandroal.
Deu-se início ao jogo com ambas as equipas a mostrarem empenho, criatividade, vontade de vencer este encontro. A Tourega inaugura o marcador logo no inicio do jogo, com alguma infelicidade do Guardião local. Os homens da Equipa de São Brás, mostraram garra e Força de Vontade, querendo o mais rápido possível chegar a baliza da Tourega. Os azuis do Concelho de Évora, conseguiram criar alguns califrios na parte inicial do jogo, visto ser uma Equipa do Campeonato do Inatel de Évora. Bem organizada a equipa de São Brás dos Matos através de um canto, cruzamento para a área, onde no sítio certo na hora exata aparece Canário que de cabeça coloca a bola no fundo da baliza da Tourega e faz o empate. Com o jogo a ser bem disputado, com boas jogadas, chegámos ao intervalo com o marcador a assinalar 2 – 2.
Na 2ª parte, com várias mexidas nos 11s, o jogo não perdeu a sua toada nem interesse, ambas as equipas criaram várias boas jogadas, bom entendimento, com as equipas a tentarem chegar junto as redes adversárias. Depois da derrota em Pardais os «Amigos de São Brás dos Matos» sabiam que era importante vencer este jogo, e a isso se dedicaram, mostrando grande entrega e «lutando» pela vitória, num bom lance Augusto, defesa central de origem espanhola coloca pela 3ª vez a bola na baliza da Tourega, fazendo mais um golo para a sua equipa. Os Amigos de São Brás conseguiram manter a cabeça fria, concentração, e ao cabo dos 90 minutos a vitória sorriu aos Amigos de São Brás dos Matos por 4 – 3, resultado justo.
A equipa do Concelho do Alandroal teve neste jogo mais um teste de fogo perante uma Tourega organizada, conseguindo mais uma grande vitória perante um adversário militante no Inatel. Ainda na busca de patrocinadores para continuar a época, a equipa Alentejana de São Brás mostrou que dentro das 4 linhas existe qualidade em todos os seus jogadores. Jogo este que deixou o seu impulsionador, Vítor Matos extremamente satisfeito com o desempenho da sua equipa.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» agradecem a todos os Patrocinadores, Colaboradores, jogadores, a todos que nos apoiam. Agradecemos também a toda a Equipa do Tourega por se ter deslocado ao Alandroal para realização deste jogo.

Os homens da «FORÇA DE VONTADE» vão passo a passo realizando uma agradável época, conseguindo alcançar o objetivo traçado no inicio da época que e participar, temos conseguido superar as dificuldades e obstáculos encontrados pelo caminho.
        
Até breve
Força «Amigos de São Brás dos Matos»
Vítor Matos



José Chilra - Versos - «Desertificação».

Desertificação

Mote

Minha terra mãe divina
Ao perder população
Ficou mais só a campina
Com a desertificação





I

Recordo com nostalgia
Outrora a vida rural
Os montes e o ritual
Das lidas do dia-a-dia.
Quase todo o ano havia
As tarefas de rotina
O pobre tinha por sina
De trabalhar para matar a fome
A escravidão tinha nome
Minha terra mãe divina

II

Na década de setenta
O sector industrial
Tirou mão-de-obra ao meio rural
Na urbe mais opulenta.
O pobre com a vida cinzenta
E porque tinha ambição
Deu-se aí a migração
Minha terra doce lar
Ficou mais só a chorar
Ao perder população

III

Nesse tempo a minha aldeia
Tinhas muitas profissões
Entres as quais, pastores, ganhões
E marmoristas de mão cheia.
Tinha ainda centena e meia
De ceifeiras, com pele fina
Naquela terra peregrina
Deixou de haver tomatais
Com os vinhedos e olivais
Ficou mais só a campina

IV

A minha aldeia tinha ainda
Um alfaiate, um barbeiro,
Um talhante e um pedreiro
E uma costureira, linda.
Tinha um carpinteiro na berlinda
Três taberneiros de eleição
Dois padeiros com rico pão
E quatro comerciantes
Perdeu os costumes dantes
Com a desertificação


Autor: José Chilra

«Amigos de São Brás dos Matos» na Rádio Elvas.


Fonte: Rádio Elvas.

«Amigos de São Brás dos Matos» em destaque no Elvasnews.

Fonte: www.elvasnews.com


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Versos - «Quem te viu e quem te vê».

Quem te viu e quem te vê

Mote

Neste Alentejo esquecido
Só o Alqueva é excepção
Eu peço a Deus, como amigo
Que nunca lhe falte o pão!

I

Quem te viu e quem te vê
Meu Alentejo adorado
Hoje está envergonhado
Não dá emprego a ninguém.
Alguns patrões vivem bem
À conta de subsídios
Os campos de cultivo
Estão devolutos e cercados.
Aqui só pastoreiam gados
Neste Alentejo esquecido.

II

Na indústria e agricultura
Já não há investimento
O comércio dá-lhe o vento
Se cai, ninguém o segura.
Alentejo dava fartura
Se alguém lhe deitasse a mão
Tem um solo de eleição
E um bom microclima.
Tem tudo para estar em cima.
Só o Alqueva é excepção.

III

Tem mão-de-obra qualificada
E boa gente para trabalhar
Se houvesse fábricas a laborar
Não precisava mais nada.
È uma região demarcada
De vinhedos sem paralelismo
Tem qualidade o turismo
E é nobre na cultura
Desenvolvimento na agricultura
Eu peço a Deus, como amigo.

IV
O seu pequeno progresso
Foi as estradas construídas
Ruas, jardins, avenidas
Tudo pago e, a bom preço.
O país em retrocesso
Convida á emigração
Diz o povo e tem razão.
Alentejo é impoluto
Pode até faltar conduto
Que nunca lhe falte o pão!


Autor: José Chilra

Seniores: Sorteio da 2ª fase



Os sorteios da 2ª fase da Divisão Honra, fase subida e manutenção, vão realizar-se no próximo dia 31 de Janeiro pelas 18 horas na sede da AFÉ.

Classificação Divisão de Honra - Série A e B - AF Évora - Futebol Distrital - Div.Honra - Borbense e Luso Morense ocupam as duas últimas vagas em aberto para a 2ª Fase.


Classificação da Divisão de Elite - AF Évora - Div.Elite - Sp.Viana e Juventude asseguram lugar na Fase de Ascensão após goleadas caseiras


Classificação do Campeonato Nacional de Seniores - Série H. - U.Montemor termina a 1ª fase a meio da tabela.


Desporto – Resultados dos Jogos de Futebol – 25 e 26 de Janeiro de 2014

Desporto – Resultados dos Jogos de Futebol – 25 e 26 de Janeiro de 2014

Distritais de Évora
Divisão de Elite 26/01

Redondense 3 – 1 Lavre
Cabrela 2 – 0 Portel
Monte Trigo 0 – 2 Atlético Reguengos
Perolivense 1 – 2 Oriola
Juventude 6 – 2 Calipolense
Sporting Viana 6 – 0 Estremoz

Divisão de Honra – Zona A - 25/01

Borbense 0 – 0 Lusitano
S. Bartolomeu Outeiro 1 – 0 Aldeense
Corval 1 – 0 Santiago Maior
Bencatelense 2 – 1 Canaviais

Divisão de Honra – Zona B – 26/01

Alcaçovense 5 – 0 Gesteira
Fazendas do Cortiço 2 – 3 Luso Morense
Brotense 0 – 5 Escouralense
Arraiolense 2 – 0 Valenças.

Benjamins Fut 7
Redondense – Terena 
INATEL

Distrital Inatel de Évora – 2ª Fase - 3ª Jornada (25/1)

Aguiar 0 - 2 Sabugueiro (Série A)
Cabeção 2 - 1 Machedense (Série A)
Rosário 3 - 2 Bardeiras e Vimieiro (Série B) jogo interrompido por agressão ao árbitro
Foros da Fonte Seca 2 - 1 Bairrense (Série B)
Folga: Alandroal United e Graça do Divor

Distrital Inatel de Évora – Taça Amizade - 3ª Jornada (25/1)

Estrelas de Pardais - São Bento do Ameixial (Série C) - adiado
São Pedrense 2 - 1 Mourão (Série C) - 26/1
Azarujense 2 - 2 Mina do Bugalho (Série D)
Monsaraz 0 - 2 Montoito (Série D)
Folga: São Domingos e Tourega

Amigável

Amigos S. Brás dos Matos 4 – 3 GDC Tourega 

Camp. Nacional de Séniores - Série G - 17ª Jornada (26/01) - 15h


«O Elvas» 0 - 4 Ideal

Camp. Nacional de Séniores - Série H - 17ª Jornada (26/01) - 15h

Quarteirense 1 – 1 Cova da Piedade
Esperança de Lagos 0 – 3 Moura
Barreirense 1 – 2 Ferreiras
Almodôvar 2 – 1 Louletano
Pinhalnovense 0 – 0 União de Montemor

SISTEMA DE DISPENSADOR ELECTRÓNICO NO HOSPITAL DE ELVAS.

Foi implementado, nos Serviços de Urgência e no Bloco Operatório do Hospital de Santa Luzia de Elvas, o Sistema de Dispensador Electrónico de Medicamentos.
De acordo com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), o sistema consiste em dotar estes serviços de uns armários de dispensa de medicamentos (Pyxis) que estão integrados no Sistema de Informação utilizado nos Serviços Farmacêuticos e no Sistema de Informação utilizado para prescrição interna no Serviço de Urgência.

Este sistema permite aumentar a segurança do utente e do profissional de saúde, minimizando o erro na dispensa ou administração de medicamentos, uma vez que o armário apenas dará acesso ao compartimento do medicamento seleccionado, bem como evita a rotura de stock de medicamentos nos serviços através do controlo automático deste, com níveis mínimos e máximos claramente definidos e o controlo automático da validade do medicamento.

Fonte: Rádio Elvas

Passeio Raya Alentejana - Lucefecit. 25/ 01/ 14. Grupo III.













Passeio Raya Alentejana - Lucefecit. 25/ 01/ 14. Grupo II.