«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Quanto ganham os nossos autarcas????

Quanto ganham os nossos autarcas

Comecemos por cima. A lei nº 29/87, que determina os ordenados dos eleitos locais, em função do número de eleitores, prevê quatro escalões, com o primeiro a pertencer exclusivamente a Lisboa e Porto.
Os vencimentos estão diretamente indexados ao titular do mais alto cargo do país, o presidente da República (PR), que ganha 7 mil 630 euros por mês. Os salários da restante hierarquia de Estado são obrigatoriamente abaixo daquele montante, sendo que aos líderes das Câmaras de Lisboa e Porto cabe o equivalente a 55 por cento do que recebe Cavaco Silva.
Os presidentes de Câmara de municípios com 40 mil ou mais votantes, como é o caso de Évora (47 949 eleitores), encaixa metade do valor reservado ao PR, ou seja, 3 mil 815 euros. No escalão imediatamente abaixo estão os concelhos com menos de 40 mil e mais de 10 mil eleitores. Nestes casos os presidentes recebem 45 por cento do salário-referência. É neste patamar que está Estremoz (12 mil e 50 votantes). Feitas as contas, salário bruto, o presidente da Câmara de Estremoz recebe 3 mil 433 euros ao fim do mês.
Já os vereadores a tempo inteiro auferem 2 mil 746 euros por mês. No que concerne aos líderes de municípios que têm dez mil eleitores ou menos, ficam com o equivalente a 40 por cento do salário do PR, isto é, 3 mil e 52 euros. Neste escalão estão as Câmaras de Alandroal (5 170 eleitores), Borba (6 342), Sousel (4 370) e Vila Viçosa (7 269). Nestas autarquias, os vereadores a tempo inteiro ganham 2 mil 441 euros. De acordo com a mesma lei, que é atualizada anualmente em Janeiro, os eleitos locais recebem ainda dois subsídios extraordinários (férias e Natal), pagos em Junho e Novembro.
Quanto aos vereadores que estão na oposição, a lei dita que têm direito a uma senha de presença por cada reunião. Para os que exercem funções em autarquias como Évora o valor é de 76,30 euros por sessão, em Estremoz 68,67 e as restantes da denominada Zona dos Mármores 61,04 euros. A estes montantes acrescem despesas de representação (ver infografia).


Salários mais curtos nas Juntas de Freguesia

À semelhança do que acontece nas autarquias, os membros que representam as freguesias ganham consoante o regime, ainda que a compensação seja mais baixa. O presidente da Junta de Freguesia da nova União de Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), que tem 7 mil 480 eleitores, ganha 1. 449 euros (tempo inteiro), 724 euros a meio tempo ou 305 euros caso não esteja num dos dois regimes anteriores, ou seja, recebe apenas uma compensação mensal para encargos. Refira-se que os presidentes a tempo inteiro são ainda beneficiados com 355 euros de despesas de representação.
Quanto às freguesias com menos de 5 mil votantes, como são todas as outras do concelho de Estremoz (Arcos 997; Évoramonte 527; São Domingos Ana Loura 323; Veiros 917; UF SB Cortiço e St. Estevão 683; UF São Lourenço e SB Ana Loura 498; UF do Ameixial 625) o presidente tem um vencimento de 1. 220 euros mais 355 euros de despesas de representação (tempo inteiro), 610 euros (meio tempo) ou 274 euros se o mandato não for exercido a tempo inteiro ou a meio tempo.

*valores brutos


Fonte: Jornal E de Estremoz - http://jornale.pt/quanto-ganham-os-nossos-autarcas/

Nenhum comentário: