«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

domingo, 27 de janeiro de 2013

Centenas de pessoas manifestam-se em Évora contra a Extinção de Freguesias.

Centenas de pessoas manifestam-se em Évora contra a Extinção de Freguesias

Centenas de pessoas de vários concelhos do distrito de Évora formaram hoje “uma das maiores manifestações” já alguma vez realizada na cidade alentejana para demonstrar que “as populações e o movimento associativo” estão contra a extinção de freguesias.
“É talvez uma das maiores manifestações de freguesias que tiveram lugar em Évora”, afirmou à agência Lusa Élia Mira, delegada distrital da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e presidente da Junta de Freguesia do Bacelo, no concelho de Évora.
A responsável realçou que ficou demonstrado “como a população, o movimento associativo e as freguesias estão descontentes com a promulgação da lei pelo Presidente da República”.
Organizada pela delegação distrital de Évora da ANAFRE, a ação de protesto começou com uma concentração no Rossio de S. Brás, seguindo-se um desfile pelo centro histórico até à Praça do Giraldo, onde atuaram vários grupos corais e folclóricos, além de intervenções políticas.
O projeto de lei da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, que prevê a redução de 1.165 freguesias das 4.259 atualmente existentes, já foi aprovado pela maioria PSD/CDS-PP na Assembleia da República e promulgado pelo Presidente da República.
No Distrito de Évora, o projeto de lei prevê a redução das atuais 91 freguesias para apenas 68.
Élia Mira admitiu que sempre pensou que se conseguisse “demover o Governo e o Presidente da República de se avançar com uma lei que era contra a decisão da população”.
“Não esperávamos que o Presidente da República promulgasse [o projeto-lei do Governo] e ouvisse o povo”, disse a responsável, referindo que resta às freguesias avançarem para tribunal com providências cautelares.
“Muitas freguesias já começaram a entregar e vamos esperar que muitas o façam e, talvez assim, consigamos demonstrar, agora ao poder judicial, como temos razão na manutenção das freguesias”, acrescentou.
O presidente da Junta de Freguesia da Horta das Figueiras (Évora), Baltazar Damas, também se mostrou contra a extinção de freguesias, considerando que, havendo mais população, haverá “menos condições para as freguesias”.
“Isto começou ao contrário. Deviam ter começado por planificar e dar mais condições, competências e verbas e, depois, juntarem as freguesias”, advertiu.
Também em declarações à Lusa, o autarca de Alqueva (Portel), Joaquim Eduardo Romão, considerou que o primeiro-ministro “não conhece as freguesias” e que “um homem sem conhecer, não pode atuar desta maneira”.
Já o Presidente da República, frisou, “tinha obrigação de levantar a voz e dizer” para não se acabarem com as juntas de freguesia.
Por sua vez, Ana Maria, habitante da aldeia de Vendinha, na freguesia de São Vicente do Pigeiro, Évora, afirmou à Lusa ser “totalmente contra” a extinção de freguesias, por vir “dificultar e deixar tudo inativo”, como os transportes e o apoio aos habitantes.

Fonte:  Agência Lusa, publicado em 26 Jan 2013


FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS - MINA DO BUGALHO FEZ-SE REPRESENTAR NA MANIFESTAÇÃO CONTRA A EXTINÇÃO DE FREGUESIA QUE SE REALIZOU ONTEM EM ÉVORA.
DA NOSSA FREGUESIA FOI UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS  MEMBRO DO EXECUTIVO / FUNCIONÁRIOS DA FREGUESIA / HABITANTES COM TRANSPORTE CEDIDO PELA FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS.
O EXECUTIVO DA FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS AGRADECE O ESFORÇO FEITO POR TODOS E VAMOS CONTINUAR ESTA «LUTA» QUE É EVITARMOS A EXTINÇÃO DE FREGUESIAS EM PORTUGAL, INCLUINDO A EXTINÇÃO DA FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS.

OBRIGADO A TODOS


Nenhum comentário: