«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Portugal em alerta por causa da chuva / CONSELHOS DA PROTECÇÃO CIVIL PARA SE PROTEGER DO MAU TEMPO.


Portugal em alerta por causa da chuva

Saiba quais são os conselhos da Protecção Civil para se proteger do mau tempo.
Na sequência dos avisos da meteorologia para os próximos dias, a Protecção Civil coloca parte do seu dispositivo em alerta amarelo a partir da meia-noite desta sexta-feira. A decisão abrange 10 distritos do Norte e do Centro, precisamente aqueles onde se espera que a chuva caia com maior intensidade, e vai estar em vigor até às 20h00 de sábado.
O dispositivo de operações de protecção e socorro está activo para os seguintes distritos: Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Aveiro, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se para sexta-feira agitação marítima, que pode chegar aos cinco metros em toda a costa ocidental. Na região do Minho, acima dos 1.400 metros, pode ainda ocorrer queda de neve.
Ainda por causa da previsão de chuva forte, o Instituto de Meteorologia colocou sob aviso laranja nove distritos do Norte: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Viseu, Aveiro, Guarda, Castelo Branco e Bragança. Já o Centro e Sul estão com aviso amarelo nos distritos de Coimbra, Santarém, Leiria, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja.
A meteorologista Madalena Rodrigues diz que a precipitação será mais forte durante a madrugada. "Precipitação forte já está a ocorrer no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões", diz. "Prevê-se precipitação mais intensa a partir da madrugada de sexta, sendo mais significativa no Minho e Douro Litoral. Esta chuva vai prolongar-se até ao final de sexta", acrescenta.
A chuva forte é esperada e faz-se acompanhar também por rajadas de vento, que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. O Instituto de Meteorologia prevê um agravamento gradual do estado do tempo, de Norte para Sul, com chuva e vento fortes.

CONSELHOS DA PROTECÇÃO CIVIL PARA SE PROTEGER DO MAU TEMPO

 - Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
 - Fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, 'placards' e outras estruturas suspensas;
 - Adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
 - Não atravessar zonas inundadas, devido ao risco de arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
 - Especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;
 - Não praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima.
Fonte: www.sapo.pt

Nenhum comentário: