«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Manifestação de 31 de Outubro 2012 - Crónica de mais um dia de luta. Os ratos fugiram perante o povo!

Manifestação de 31 de Outubro 2012 - Crónica de mais um dia de luta. Os ratos fugiram perante o povo!

De facto não há palavras suficientemente elogiosas para descrever toda a actuação dos Estivadores no momento actual, desde a luta no seu local de trabalho, até à sua presença e atitude nas manifestações. Um exemplo para toda a classe operária, um exemplo para todo um povo.
Passos, Relvas e Gaspar querem fugir que nem ratos… pode ser que tenham uma surpresa.
E muito bem, já bloquearam a saída direita. É bom que o pessoal perceba que ficar na base das escadarias não tem efeito nenhum (a não ser a concentração simbólica/ritual de massa)… Os pontos chave estão do lado direito na rua de S. Bento e do lado esquerdo, a Calçada da Estrela, em ambos estes locais há saída de viaturas.
Pelo menos do lado direito parece que a saída já está bloqueada! Ça Ira! Vamos ver se se bloqueia a do lado esquerdo da calçada da estrela também. Foi aí que o deputado do PSD levou um “aperto” no 15O.
E parece que é aí que a polícia está a escoltar os deputados que saem do Parlamento, se muita massa lá estiver não conseguirão romper o cerco sem umas “amolgadelas”. Para futura referência fica o facto de que a posição de maior valor estratégico a todos os níveis à volta do parlamento é exactamente esse local. A saída esquerda do parlamento, no início da calçada da estrela.
Entretanto o sol e o público já noticiam o cerco. Se bem que alguns dos deputados que votaram a favor deste orçamento já devem ter saído, não me parece que tenham saído todos, o cerco continua e reforça-se, a cada momento mais gente se junta. Na notícia do público há um pormenor interessante “ (…)em comparação com a última grande manifestação, a 15 de Outubro.”, na altura os media disseram centenas de pessoas… mas a verdade (sobretudo nestes momentos em que as massas estão na rua) vem ao de cima. No dia 15 de Outubro estiveram no parlamento milhares e não centenas de pessoas. Hoje irão estar muitas mais.
Já há o rebentamento dos habituais petardos e bombas de fumo.
A multidão multiplica-se em frente ao parlamento. Aqui pode-se ver já uma reportagem na Sicnoticias, dá uma ideia do ambiente que aí se vive, é um povo consciente que se ergue.
Estivadores, Confederação dos Agricultores, Funcionários Públicos, Desempregados, Juventude todo um povo em luta converge sobre o Parlamento!
Aqui pode-se ver a notícia da TVI 24, desde já há dois importantes factos a destacar, implicitamente verificáveis nessa reportagem. Primeiro, o pesadelo da Cassandra do regime , que exista uma aliança de facto entre a CGTP e a constelação “Indignados”, parece estar a ocorrer. É fundamental para o sucesso da luta a aliança, de facto, entre a classe operária mais tradicional e organizada e uma juventude/camadas urbanas pauperizadas e radicalizadas. Mais uma vez os estivadores têm estado na vanguarda desse processo. Segundo, mesmo que o cerco não seja 100% efectivo já deu que falar e mais importante, o movimento percebeu que tão, ou mais, relevante que ficar no fundo das escadarias (posição meramente simbólica e onde quem protege o parlamento tem todas as vantagens tácticas) é bloquear e ocupar os flancos. Do lado direito e esquerdo das escadarias.
Aqui está um post em que se descreve a marcha dos estivadores até à assembleia com passagem pela secretaria de estado dos transportes. Com as anunciadas privatizações da ANA, TAP e CP será um local de passagem (no mínimo) obrigatório.
Hoje também se noticia mais um flagrante caso de corrupção e compadrio. Estudo revela que Anacom favoreceu Portugal Telecom no processo da TDT. E também se sabe que este orçamento é só um meio orçamento, há mais banditismo a caminho… O protesto prossegue.
Aqui está um link para emissão em directo. Convém também desmistificar essa conversa do “são todos iguais”. Louçã quando abandonou o seu cargo de deputado recusou reformas, subsídios e outras benesses. Fora do parlamento houve alguns deputados em protesto (na foto os que aparecem são do PCP).
 “Há objectos a serem arremessados para a escadaria e é frequente o rebentamento de petardos. Os cães da Polícia foram levados para a linha da frente.”
Ouve-se rebentamento de petardos e a polícia está a ser ‘bombardeada’ por latas, garrafas e pedras. No local já está também a unidade cinotécnica da equipa especial da PSP.
 Alguém me explica porque raio a polícia leva cães para estes eventos? Para atiçar aos manifestantes? Muitas das garrafas e outros objectos arremessados acabam por atingir os animais e é vê-los a ganir… Porque é que os srs agentes e responsáveis da PSP levam os cães??? Uma manifestação não é uma operação “stop”. A liga dos animais ou coisa assim devia intervir e protestar contra esta forma abusiva de utilização destes animais por parte do corpo de intervenção. Só serve para atiçar os ânimos e no final quem sofre são os cães…
 Nós seremos simples e serenos,
 protegendo os fracos e pequenos

Assim começa o hino do corpo de intervenção, proteger os fracos e pequenos é proteger o Relvas o Passos e o Gaspar? É proteger quem rouba o povo, quem vende o país por dois tostões e umas comissões, quem quer reduzir os trabalhadores à condição de pouco mais que escravos? E depois ainda dizem “Nós somos deste Povo a espada”… espero bem que sim… mas para isso voltem-se e prendam mas é este governo de salteadores e não se virem contra o povo que justamente mostra a sua indignação. Espero bem que defacto sejam “deste povo a espada” e não mercenários a soldo da Troika nacional e estrangeira…
 Já arde a fogueira, parece que há vigília pela noite dentro
“Podes fugir, mas não te podes esconder”… Os deputados que aprovaram este Orçamento, é ver abaixo. PSD e CDS, menos um do CDS da madeira…
É engraçado ver alguns lacaios do governo a fazerem apelos velados à extrema-direita. O André que se acalme que em Portugal não tem uma aurora dourada para lhe limpar o rabinho. Comparar movimentos criminais com um povo em luta só pode vir mesmo de quem está com o cú a tremer…
Texto lido na manifestação do “que se lixe a Troika“.
 E A LUTA CONTINUA! Alguns destaques entre vários protestos planeados e em curso. Os links são apenas um entre vários exemplos de eventos a convocar para o mesmo protesto

Fonte: http://5dias.net/2012/10/31/estivadores-chegam-a-s-bento-comeca-o-cerco/










10 de Novembro – Manifestação Militar
 Apoio popular à manifestação dos militares marcada para o dia 10 de Novembro, contra as políticas que nos roubam a todos. Só unindo forças poderemos fazer uma mudança real.

12 de Novembro - Recepção a Angela Merkel em Portugal
 “BardaMerkel”, Abaixo o IV Reich!!! Sobre a Alemanha e as dívidas consultar este e este interessantes textos.
 http://www.facebook.com/events/115634938592699/
                                               
14 de Novembro – Greve Geral Europeia!!!!
 Momento alto e fulcral de luta

(NOTICIA COM CONTINUAÇÃO)

Nenhum comentário: