
O calor intenso que se tem feito sentir e a previsão de aumento das temperaturas levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a acionar o alerta amarelo para todos os distritos de Portugal Continental até sexta-feira, devido ao perigo de incêndios florestais.
O Instituto de Meteorologia(IM) prevê o aumento das temperaturas máximas e mínimas, a diminuição acentuada da humidade e a permanência de uma corrente de vento fraca do quadrante Leste.
Face ao alerta, a ANPC recorda interdições para os locais onde o risco de incêndio seja superior ao nível elevado – principalmente nas regiões centro e norte, no interior –, como a realização de fogueiras e queimadas. Também fica proibido o uso de equipamentos de queima e de combustão para iluminação e cozinha. Na lista, aparece ainda a interdição de fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias que os circundem.
O IM lançou igualmente o alerta para os grupos populacionais mais vulneráveis: crianças e idosos. As recomendações passam pelo cuidado na exposição ao sol, em especial, como é sabido, entre o meio-dia e as 16 horas.
Fonte: ANPC
Nenhum comentário:
Postar um comentário