As Minas que se encontram encerradas a mais de um século, outrora deram trabalho aos mineiros que trabalharam nestas terras em busca do seu ganha pão.
Este local tem o nome de Areões e encontra-se muito próximo da Aldeia da Mina do Bugalho situado na Herdade do Soido. Desta Mina e de outra Mina (desago) (que ainda nao foi possivel fotografar),situada na Herdade do Azinhal muito próximo do Monte do Palacete foram em tempos extraidos cobre, volframio, pirite, enxofre, prata e ouro.
No Desago encontra-se ainda uma pequena lagoa de água onde a cerca de 40/50 anos atrás se faziam «romarias» em busca da tão preciosa água que era boa para o alivio de dores e outros males..
Um comentário:
Todas as fotografias representam uma autêntica maravilha para a nossa Aldeia. Todas têm a sua história e todas são importantes, poderias tambem ter incluído o Palacete, também ele tem dupla história para a nossa terra, por um lado serviu de apoio ás minas durante o seu funcionamento e mais tarde ali funcionaram as Escolas onde muitos deram o salto para a vida e alguns já não estão no meio de nós.
Pessoalmente, o meu voto, não vai para o valor arquitectónico ou paisagistico de quaisquer destes monumentos, mas para a maior antiguidade e que nos lembra a história mais longínqua dos nossos antepassados, as ANTAS dos Galvões, esta é para mim a maior relíquia da Freguesia e que nós até hoje não soubemos valorizar.
Vitor a tua ideia foi mais que maravilhosa, ao lançares para a discussão pública esta importante ideia onde espero que todos deiam a sua contribuição.
Postar um comentário