
O edifício da antiga Escola Primária de Ferreira de Capelins, aldeia pertencente ao concelho de Alandroal, recebeu no passado dia 17 de Outubro um encontro de poetas populares, que muito animou as gentes da região.
O encontro, promovido pela Câmara Municipal de Alandroal, surgiu integrado nas comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social e teve como objectivo sensibilizar a população, para referida problemática, através de uma vertente tão particular da cultura alentejana e local, como é a poesia popular.
Ao longo de toda a tarde, do passado dia 17 de Outubro, várias dezenas de pessoas passaram pela antiga Escola Primária de Ferreira de Capelins para assistir a apaixonadas declamações de versos alusivos a vários temas. Momentos mais emotivos alternaram com momentos de boa disposição, e os poetas populares foram conquistando o público com as suas rimas. No final da sessão de poesia houve ainda lugar a um pequeno lanche convívio oferecido pela Junta de Freguesia local.
Nada é mais importante para a população do que a sua identidade, a sua história, as suas raízes. Por isso, e porque a Câmara Municipal de Alandroal quer levar a cultura a todas as localidades do concelho, a antiga Escola Primária de Ferreira de Capelins foi o local escolhido para receber o encontro de poetas populares, iniciativa que a Autarquia quer continuar a promover. Além disso, esta iniciativa enquadra-se também no esforço do Município para dinamizar os espaços das antigas Escolas Primárias.
Fonte: Gabinete de Imprensa do Municipio do Alandroal.
Um comentário:
Gostava de dar o meu modesto contributo na área da poesia e aprender com os mais diversos poetas populares que estivem em Ferreira de Capelins. Não soube da iniciativa, senão tinha ido para dar a conhecer a minha ultima quadra, alusiva ao fecho da nossa ecola primária.
Se me é permitido, deixo aqui a mensagem:
Fecharam a nossa ecola
Foi uma má decisão
Quem o fez, creio que não esfola
Mas mata a educação!
Postar um comentário