
Igreja de São Brás dos Matos e Cruzeiro de São Brás.
Reza a lenda que São Brás dos Matos, Padroeiro da nossa Freguesia, não queria que a sua Igreja fosse construida na parte de cima da aldeia da Mina do Bugalho, junto a população. Segundo a história, São Brás viveu sempre numa gruta, longe de tudo e de todos, dai o nome de São Brás dos Matos.
Por isso todas as vezes que os trabalhadores traziam as ferramentas e os materiais cá para a aldeia, no dia seguinte aparecia tudo lá na Herdade do Azinhal, local escolhido por São Brás para ter o seu cantinho. São Brás dos Matos gostava de estar no meio do mato. Depois de repetidas vezes acontecer o mesmo, os trabalhadores desistiram e construiram a Igreja no local escolhido por São Brás dos Matos. É devido a esta situação que a Igreja de São Brás dos Matos, fica a 3 km da aldeia da Mina do Bugalho. O Cemitério fica situado junto da Igreja, actualmente a Igreja já foi restaurada. No Largo da Igreja existe também o Cruzeiro de São Brás.
Antigamente não havia carros, as pessoas deslocavam-se a Igreja a pé, tanto ás missas como aos funerais e ás festas. É esta a lenda de São Brás dos Matos, Padroeiro da nossa Freguesia.
São Brás dos Matos
Um comentário:
Embora para os mais jovens seja uma "seca"falar das nossas tradições, não é menos verdade que estes e outros comentários sobre realidades vividas na nossa aldeia,são sempre bem vindos.
Gostei,tal como gostei das fotos.
Um abraço amigo
Postar um comentário