Actualmente a única Festa que se realiza em São Brás e a Festa do dia 3 de Fevereiro, dia de São Brás dos Matos. Neste dia muitas pessoas da aldeia se deslocam a São Brás, são leiloadas fogaças, segue-se a tradicional missa e procissão com a Imagem de São Brás dos Matos como manda a tradição. Tradição esta que não pode morrer...
Fogaças - são ofertas que os devotos de São Brás oferecem ao Santo, depois são leiloadas e esse dinheiro reverte a favor de São Brás dos Matos e da sua Igreja, a maioria das fogaçãs sao chouriço, vinho e pão.

Procissão do dia 3 de fevereiro em São Brás

Leilão do Pendão de São Brás, quem aqui oferecer a melhor proposta ficará responsável pela realização das festas da nossa aldeia nesse ano. Festas de Maio e Agosto, embora as Festas de Maio não e obrigatório realizar.
5 comentários:
as festas só servem para dar dinheiro á comissão de igreja, visto que a comissão de festas só serve para trabalhar não tem ajudas nenhumas, nem da camara nem da junta.
A Freguesia de São Brás dos Matos sempre que e possivel «ajuda» monetáriamente a Comissão de Festas. ´Por ventura já houve anos em que a Freguesia não conseguiu apoiar a Comissão de Festas monetáriamente. Mas a Freguesia sempre apoiou de outras formas a Comissão de Festas da nossa aldeia. A Freguesia de São Brás dos Matos sempre irá apoiar todos aqueles que de uma forma ou de outra ajudem no desenvolvimento da nossa terra, podem contar connosco.
só se mudou muito o apoio á comissão de festas eu até ouvi dizer de que para o ano os festeiros até nem podiam fazer o bar no casão não tou haver qual é a ajuda que a freguesia dá.eu só vejo o balancete da comissão de igrejas com euros positivos.
E que tal se te identificasses? O anonimato não me parece o mais indicado para debatermos este assunto..... assunto no qual não me parece que tenhas grande conhecimento.... Esta Freguesia sempre que tiver disponibilidade monetária apoiará a comissão de festas, quando não o faz e porque não pode. Independentemente disso está Freguesia sempre ajudou a comissão de festas de outras formas.
Sobre o ssunto,também vou meter a minha colher. Embora não tenha conhecimentos da realidade, lembro que,outrora, os festeiros quando ficavam com o pendão de S.Brás,propunham-se fazer a festa do Verão,por sua conta e risco. O mesmo acontecia aos organizadores dos bailes. Com isto quero dizer que era uma aventura, houve casos em que perderam dinheiro porque os apoios eram zero. Hoje,sei que a realidade é diferente,por norma já há outros apoios e, as comissões de igreja e das festas só têm que estar de mãos dadas e falar os assuntos respeitantes à festa.
Um abraço
Postar um comentário