«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

terça-feira, 7 de abril de 2020

COVID-19: Três casos confirmados no concelho de Portalegre.


Há três casos detectados de infecção pelo novo coronavírus no concelho de Portalegre, segundo confirmaram ao nosso jornal fontes oficiais.

O primeiro caso, confirmado oficialmente na noite desta segunda-feira, é o de uma jovem do Internato, sendo que há ainda a registar mais dois infectados, desta feita um casal, residente na cidade, que deu positivo no teste à COVID-19. Os filhos deste casal, cujo pai se encontrava a trabalhar na zona de Évora, onde fez o teste, foram também testados, tendo o resultado sido negativo.

Todos os três casos detectados estão a ser acompanhados no domicílio.

O nosso jornal sabe ainda que o homem de 61 anos, de Elvas, que está internado nos cuidados intensivos no Hospital de Portalegre está estável e a evoluir favoravelmente.

A estes números do concelho de Portalegre juntam-se os quatro casos detectados em Elvas, perfazendo um total de sete infectados no distrito, segundo confirmou a ULSNA em reunião do Conselho Intermunicipal que decorreu esta terça-feira.

Nas últimas 24h, foram registados em Portugal mais 712 casos de infecção pelo novo coronavírus e mais 34 mortos. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira, há agora um total de 12.442 casos confirmados, 345 mortes e 184 recuperações, este último dado que revela um aumento de 44 relativamente a ontem.

No Alentejo há mais um caso confirmado nas últimas 24h, subindo o número total de infectados para 85, não havendo registo de qualquer óbito.

Os concelhos da região com mais casos são Évora com 15, Reguengos de Monsaraz com oito, Santiago do Cacém com sete, Serpa com seis, Sines com quatro, Beja e Grândola com três. Reiteramos que estes são os dados apresentados pela DGS relativamente aos concelhos e que têm como fonte a informação apresentada ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE e correspondem a 79% dos casos confirmados. Para já, neste realatório, ainda não constam os casos relativos ao cocnelho de Portalegre.

De acordo com os dados da DGS, desde o início do ano já foram registados um total de 99.730 casos suspeitos, dos quais 82.846 não foram confirmados. Há ainda 4.442 pessoas a aguardar resultado laboratorial e 25.070 casos a ser vigiados pelas autoridades de saúde.

Relativamente à distribuição geográfica, a região Norte continua a ser a mais afectada com um total de 7.052 infectados e 186 mortes. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 3.185 casos confirmados e 64 mortes, enquanto a região Centro apresenta 1.766 casos e 88 mortos.

No Alentejo registam-se agora 85 casos e nenhum óbito, e no Algarve há 234 infectados e sete mortes a registar.

Na Região Autónoma da Madeira o número de casos confirmados é de 52 e na Região Autónoma dos Açores há 68 casos confirmados.

No que diz respeito à caracterização clínica dos casos confirmados, há um total de 1180 pessoas internadas, sendo que 271 se encontram nos cuidados intensivos, segundo a informação reportada pelos Hospitais, Administrações Regionais de Saúde e Regiões Autónomas.

Pode consultar na íntegra o boletim epidemiológico da DGS aqui.

Reiteramos que é FUNDAMENTAL cumprir com os conselhos da Direcção Geral de Saúde:

 - Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;

- Adoptar medidas de etiqueta respiratória - tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos);

- Deitar o lenço de papel no lixo;

- Lavar as mãos logo de seguida;

- Ligar para o centro de contacto SNS24 (808 24 24 24), antes de recorrer a serviços de saúde, e referir sempre o histórico de viagens, e/ou contacto com animais e/ou pessoas doentes, seguindo as orientações que lhes forem dadas.

Nenhum comentário: