«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sábado, 9 de março de 2019

Noticia Rádio Campanário: Alandroal - Secretária de Estado em declarações à RC deixa garantias de confidencialidade do sistema de voto eletrónico e confia na sua conceção (c/som e fotos)


A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, esteve esta quarta-feira (6 de março), em Alandroal para a apresentação do Projeto Piloto de Voto Eletrónico Presencial aos autarcas do concelho, em particular, aos presidentes das Juntas de Freguesia, numa sessão que contou com a presença do Secretário-Geral Adjunto da Administração Interna (Administração Eleitoral), Joaquim Morgado.

A Secretária de Estado disse aos microfones da Campanário que “os senhores presidentes de junta e presidentes de camara, devem mobilizar a população para este desafio, que vai marcar em matéria eleitoral o destino do país”.

Relativamente ao projeto em si, Isabel Oneto considera que “se correr bem, temos aqui um projeto que se mostrou robusto, sólido e fiável”

A secretária de estado refere que a escolha de Évora para este projeto piloto prende-se com o facto de “pese embora Évora ser um distrito do interior, é um distrito com representação média em termos eleitorais, tendo 14 concelhos, adequa-se na perfeição ao mandato deste projeto piloto que exigia pelo menos 10 concelhos”.

Isabel Oneto explica aos microfones desta emissora que “no fundo é a substituição do voto em papel por um toque no ecrã, mantêm-se a total confidencialidade, o sistema onde vai ser registado o voto é um sistema que não está ligado ao mundo”.

Numa altura em que os ataques informáticos estão na ordem do dia, a RC procurou saber mais sobre a segurança dos sistemas, ao que nos foi dito que “vamos ter dois sistemas completamente diferenciados e isolados, um com os cadernos eleitorais desmaterializados, e outro que estará nas mesas. Não existe qualquer tipo de possibilidade de cruzar os dois sistemas, e assim identificar os votos”.

Isabel Oneto referiu ainda a esta emissora que “a contabilização de resultados é em tudo semelhante ao que se faz atualmente”, com a vantagem de ser informática e consequentemente mais rápida. Isabel Oneto explica ainda que “o presidente da mesa tem um cartão que irá fazer o encerramento da urna informática, e sai o registo dos votos, sendo depois comunicado como no sistema tradicional”

A secretária de estado deixa ainda “garantias de confidencialidade do sistema”, quando questionada pela RC sobre a possibilidade de existirem erros humanos, Isabel Oneto refere que “estou confiante na conceção do sistema em que vai tudo correr bem, mas por isso é que fazemos um projeto piloto”. “Vamos dar formação a todos os membros das mesas”, Isabel Oneto considera que “os delegados dos partidos devem estar presentes na formação, pois quem fiscaliza deve saber o que está a fiscalizar, e para isso tem de conhecer como é que se faz”.          

Em declarações a esta estação emissora, João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal aponta que a sessão visa “desencadear o processo no terreno”.

Posteriormente, a autarquia e as Juntas de Freguesia tomarão as medidas “para que seja implementado”.

O autarca afirma que o Voto Eletrónico Presencial facilita o processo, anulando “desculpas” para não votar, como o “não estar no seu local de residência”.

Questionado sobre o acolhimento do projeto por uma população envelhecida num território disperso, o autarca considera “que vai ser recebido de forma positiva”.

“Como em todos os outros aspetos ligados às novas tecnologias, a população mais idosa poderá ter alguma dificuldade acrescida”, mas os agentes no terreno trabalharão no sentido de explicar o método de voto, apontando ainda que, sendo experimental, será instalado “só em duas mesas de voto do Alandroal”, mantendo-se o antigo nas restantes mesas do concelho.

NOTA: Para visualizar todas as fotos e ouvir as entrevistas clic no seguinte link: https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/voto-eletro


Nenhum comentário: