«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Conheça o desempenho escolar das escolas do distrito de Évora.

O Ministério da Educação lançou esta semana um portal eletrónico em que apresenta indicadores do desempenho escolar por estabelecimento de ensino, com dados que permitem aferir se há desfasamentos entre as notas internas e de exames e a evolução dos alunos.
O Portal InfoEscolas é uma nova ferramenta que serve aos diretores escolares e aos professores, acompanharem melhor os alunos, avaliando os seus percursos, mas também para que os pais e os jovens possam intervir mais na escola”, comparando os resultados com os apresentados por outros estabelecimentos de ensino, questionando se há desfasamento nas notas e porquê.
É também possível ver a taxa de retenção nas diferentes escolas, o número de alunos por ano curricular e por sexo e os cursos aí ministrados.
O lançamento do portal segue-se à divulgação, no ano passado, de uma ferramenta idêntica com informação sobre os cursos do ensino superior.
A Rádio Campanário analisou os dados referentes às várias escolas do distrito de Évora.
Em Vila Viçosa, a Escola Públia Hortênsia de Castro, tinha no ano letivo de 2009-2010, 125 alunos a frequentarem o 10º ano, em 2012-2013 a escola contava com 151. Relativamente ao 12º ano, existiam 118 alunos, passando esse número para 126 em 2012-2013.
No mesmo portal é possível verificar que o indicador da progressão dos resultados dos alunos da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, entre os exames do 9º e do 12º ano, quando comparados com os outros alunos do país.
Na disciplina de Português em 2010-2011, os alunos da escola de Vila Viçosa tiveram uma progressão inferior à média nacional, referenciando o indicador, que a Escola Públia Hortênsia de Castro está entre os 25% mais baixos do país, o mesmo acontecendo nos anos de 2012-2013.
Quanto à Matemática A, em 2010-2011 existia uma progressão em linha de conta com a média nacional, o mesmo não acontecendo em 2012-2013, onde se verificou uma progressão inferior à média nacional. O indicador de certeza estatística está entre os 25% mais baixos do país.
Em Vila Viçosa existem três cursos, 58,2% dos alunos estão inscritos em Ciências e Tecnologias, 32,9% em Línguas e Humanidades e 9% em Artes Visuais.
Ainda no distrito de Évora, a Escola Rainha Santa Isabel de Estremoz, entre 2010 e 2013, os alunos do 9º e 12º ano tiveram uma progressão inferior à média nacional em Português e em Matemática A, depois de em 2010 o indicador de certeza estatística estar entre os 25% mais baixos do país em linha de conta com a média nacional.
Em Redondo, na Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade, a tendência é contrária à registada nas restantes escolas, com os alunos de Português a registarem uma progressão em linha com a média nacional e a Matemática A, os alunos desta escola tem uma progressão superior à média nacional.
Na Escola Básica e Secundária Cunha Rivara em Arraiolos, na disciplina de Português, os alunos do 9º e do 12º ano tem vindo a registar uma descida na progressão inferior à média nacional em 2012-2013, tendo nos anos anteriores sido registada uma progressão em linha com a média nacional. Já a Matemática A, os alunos têm vindo a registar uma progressão superior, estando entre os 25% mais altos do país.
Na capital de distrito, na Escola Secundária André de Gouveia, tem havido ao longo dos anos melhores resultados a Português, com destaque para os anos de 2012-2013, onde houve uma progressão média e a Matemática A, depois de em 2010-2011 ter sido registada uma progressão superior à média nacional, nos anos seguintes, esteve em linha de conta com a média.
Também em Évora, a Escola Gabriel Pereira, os resultados têm vindo a manter-se em Português, entre os 25% mais baixos do país e a Matemática A, o indicador regista uma progressão em linha com a média nacional.
Ainda em Évora a Escola Secundária Severim de Faria, depois de em 2011-2012 ter registado uma progressão média a Português, nos anos seguintes, houve uma progressão inferior à média nacional e a Matemática A, os resultados foram melhores, sendo superiores à média nacional.
Em Montemor-o-Novo é em Português que a Escola Secundária regista piores resultados, mas em linha com as restantes escolas na disciplina de Matemática A.
Em Mora a disciplina de Matemática registou um agravamento dos resultados em 2012-2013 e a Português, depois de ver subir a classificação em 2011-2012, nos anos seguintes os resultados voltaram a descer, mas mantendo-se em linha de conta com a média nacional.
Em Reguengos de Monsaraz na Escola Secundária Conde de Monsaraz, os resultados a Português tem vindo a registar nota superior à média, ao contrário da Matemática onde se tem vindo a registar valores negativos.
A Escola Secundária de Vendas Novas, os exames do 9º e do 12º ano tem registado desde 2010 resultados abaixo da média nacional, mas em contrapartida a Matemática A tem registado uma progressão superior à média nacional.
Em Viana do Alentejo, a Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, desde 2010-2011 tem vindo a registar valores regulares com a média nacional, a Português, descendo em 2012-2013 para valores negativos e a Matemática, verificou-se o inverso, terminando o ano de 2013 com valores acima da média. 


Nenhum comentário: