O Ministério da Educação lançou esta semana um portal
eletrónico em que apresenta indicadores do desempenho escolar por
estabelecimento de ensino, com dados que permitem aferir se há desfasamentos
entre as notas internas e de exames e a evolução dos alunos.
O Portal InfoEscolas é uma nova ferramenta que serve aos
diretores escolares e aos professores, acompanharem melhor os alunos, avaliando
os seus percursos, mas também para que os pais e os jovens possam intervir mais
na escola”, comparando os resultados com os apresentados por outros
estabelecimentos de ensino, questionando se há desfasamento nas notas e porquê.
É também possível ver a taxa de retenção nas diferentes
escolas, o número de alunos por ano curricular e por sexo e os cursos aí
ministrados.
O lançamento do portal segue-se à divulgação, no ano passado,
de uma ferramenta idêntica com informação sobre os cursos do ensino superior.
A Rádio Campanário analisou os dados referentes às várias
escolas do distrito de Évora.
Em Vila Viçosa, a Escola Públia Hortênsia de Castro, tinha no
ano letivo de 2009-2010, 125 alunos a frequentarem o 10º ano, em 2012-2013 a
escola contava com 151. Relativamente ao 12º ano, existiam 118 alunos, passando
esse número para 126 em 2012-2013.
No mesmo portal é possível verificar que o indicador da
progressão dos resultados dos alunos da Escola Secundária Públia Hortênsia de
Castro, entre os exames do 9º e do 12º ano, quando comparados com os outros
alunos do país.
Na disciplina de Português em 2010-2011, os alunos da escola
de Vila Viçosa tiveram uma progressão inferior à média nacional, referenciando
o indicador, que a Escola Públia Hortênsia de Castro está entre os 25% mais
baixos do país, o mesmo acontecendo nos anos de 2012-2013.
Quanto à Matemática A, em 2010-2011 existia uma progressão em
linha de conta com a média nacional, o mesmo não acontecendo em 2012-2013, onde
se verificou uma progressão inferior à média nacional. O indicador de certeza
estatística está entre os 25% mais baixos do país.
Em Vila Viçosa existem três cursos, 58,2% dos alunos estão
inscritos em Ciências e Tecnologias, 32,9% em Línguas e Humanidades e 9% em
Artes Visuais.
Ainda no distrito de Évora, a Escola Rainha Santa Isabel de
Estremoz, entre 2010 e 2013, os alunos do 9º e 12º ano tiveram uma progressão
inferior à média nacional em Português e em Matemática A, depois de em 2010 o
indicador de certeza estatística estar entre os 25% mais baixos do país em
linha de conta com a média nacional.
Em Redondo, na Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade,
a tendência é contrária à registada nas restantes escolas, com os alunos de
Português a registarem uma progressão em linha com a média nacional e a
Matemática A, os alunos desta escola tem uma progressão superior à média
nacional.
Na Escola Básica e Secundária Cunha Rivara em Arraiolos, na
disciplina de Português, os alunos do 9º e do 12º ano tem vindo a registar uma
descida na progressão inferior à média nacional em 2012-2013, tendo nos anos
anteriores sido registada uma progressão em linha com a média nacional. Já a
Matemática A, os alunos têm vindo a registar uma progressão superior, estando
entre os 25% mais altos do país.
Na capital de distrito, na Escola Secundária André de
Gouveia, tem havido ao longo dos anos melhores resultados a Português, com
destaque para os anos de 2012-2013, onde houve uma progressão média e a
Matemática A, depois de em 2010-2011 ter sido registada uma progressão superior
à média nacional, nos anos seguintes, esteve em linha de conta com a média.
Também em Évora, a Escola Gabriel Pereira, os resultados têm
vindo a manter-se em Português, entre os 25% mais baixos do país e a Matemática
A, o indicador regista uma progressão em linha com a média nacional.
Ainda em Évora a Escola Secundária Severim de Faria, depois
de em 2011-2012 ter registado uma progressão média a Português, nos anos
seguintes, houve uma progressão inferior à média nacional e a Matemática A, os
resultados foram melhores, sendo superiores à média nacional.
Em Montemor-o-Novo é em Português que a Escola Secundária
regista piores resultados, mas em linha com as restantes escolas na disciplina
de Matemática A.
Em Mora a disciplina de Matemática registou um agravamento
dos resultados em 2012-2013 e a Português, depois de ver subir a classificação
em 2011-2012, nos anos seguintes os resultados voltaram a descer, mas
mantendo-se em linha de conta com a média nacional.
Em Reguengos de Monsaraz na Escola Secundária Conde de
Monsaraz, os resultados a Português tem vindo a registar nota superior à média,
ao contrário da Matemática onde se tem vindo a registar valores negativos.
A Escola Secundária de Vendas Novas, os exames do 9º e do 12º
ano tem registado desde 2010 resultados abaixo da média nacional, mas em
contrapartida a Matemática A tem registado uma progressão superior à média
nacional.
Em Viana do Alentejo, a Escola Básica e Secundária Dr.
Isidoro de Sousa, desde 2010-2011 tem vindo a registar valores regulares com a
média nacional, a Português, descendo em 2012-2013 para valores negativos e a
Matemática, verificou-se o inverso, terminando o ano de 2013 com valores acima
da média.
Nenhum comentário:
Postar um comentário