«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NOTA DE IMPRENSA DA C.M.A. - Câmara de Alandroal Aprovou Plano de Reequilíbrio Financeiro e Orçamento para 2013.


NOTA DE IMPRENSA DA C.M.A.

Câmara de Alandroal Aprovou Plano de Reequilíbrio Financeiro e Orçamento para 2013

A Câmara do Alandroal ultrapassou o impasse que vivia quanto ao futuro das suas contas desde a declaração, em Junho, da situação de desequilíbrio financeiro estrutural e de ruptura financeira sem que posteriormente tivesse sido aprovada a adesão do município ao PAEL.
Em reunião de assembleia municipal de 28 de Dezembro foi aprovado com maioria absoluta o Plano de Reequilíbrio Financeiro do município. O plano foi aprovado com os votos favoráveis dos eleitos do MUDA, da CDU e da presidente da Junta de Freguesia de Juromenha e apenas um voto contra da bancada do PS, com abstenção dos restantes elementos, e vai procurar consolidar um total de 16,1 milhões de euros num empréstimo a 20 anos.
Recorde-se que o município já estava, desde 2009, envolvido num Plano de Saneamento Financeiro para um total de 9,65 milhões de euros a pagar em 12 anos, que se revelou insuficiente e impraticável face aos quase 7 milhões de compromissos imputáveis a essa data mas que não se encontravam reflectidos nas contas da câmara.
O Presidente João Grilo classifica o plano aprovado como “o menor dos males” para arrumar de vez as contas do passado, passar a ter um controlo absoluto sobre o serviço da dívida, permitir continuar a desenvolver um conjunto alargado de investimentos prioritários e estratégicos e garantir o funcionamento normal da câmara municipal em todas as suas competências e áreas de actuação. “O ideal era não precisarmos de um plano deste tipo, mas como precisamos, a alternativa era o caos financeiro, e isso, penso que ninguém quer!”
Na mesma reunião de assembleia e com idêntica votação foram aprovadas as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2013. O orçamento de 21,6 milhões de euros em que 50% do valor orçamentado corresponde a dívida, espelha bem a necessidade absoluta de recorrer às receitas extraordinárias de um empréstimo de reequilíbrio financeiro. “Sem o plano de reequilíbrio, simplesmente, não teríamos orçamento!” refere o autarca.
Como prioridades para o orçamento de 2013 o presidente destacou a continuação da aposta nos projectos financiados pelo QREN de modo a manter boas taxas de execução e garantir novos financiamentos. Esta estratégia permitiu concluir o Complexo Desportivo de Alandroal e o Centro Escolar de Santiago Maior, permite que o município tenha em obra a Requalificação do Interior do Castelo de Alandroal e a Creche de Santiago Maior e permite perspectivar o arranque para breve de obras como a Requalificação do Caminho Municipal 1109 entre Rosário e Ferreira de Capelins, o Pólo Escolar de Terena ou a Reconversão da Rede de Águas e Saneamento em Pias, Casas Novas e Venda.
Para além da absoluta necessidade de continuar a aumentar a eficiência e a eficácia do município em todas as suas acções a diminuir as despesas de funcionamento, as restantes prioridades do executivo para 2013 passam pelo reforço das medidas no apoio social, na educação e na saúde, pela implementação das medidas do “Plano Municipal para o Uso Eficiente da Água” e pelo aprofundar da estratégia de desenvolvimento turístico e económico.

Fonte: Gabinete de Imprensa da C.M.A.

Nenhum comentário: