«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

domingo, 13 de janeiro de 2013

Meteorologia - INEM alerta para cuidados a ter com o tempo frio.


Meteorologia - INEM alerta para cuidados a ter com o tempo frio

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alertou esta quinta-feira para os principais problemas de saúde relacionados com o frio e dá recomendações sobre como atuar em casos de emergência causados pelas baixas temperaturas, como hipotermia e queimaduras.
O alerta do INEM surge na sequência do anúncio do Instituto de Meteorologia de uma descida das temperaturas mínimas, quatro a seis graus abaixo da média da época, a partir de sábado, devido a uma massa de ar frio que vai atingir Portugal Continental.
O INEM refere que as crianças e os idosos são grupos particularmente vulneráveis, mas qualquer um pode ser afetado, e avisa que “a exposição a baixas temperaturas, no interior e no exterior, podem causar riscos sérios ou letais para a saúde”.
“Embora permanecer em casa o maior tempo possível ajude a reduzir o risco de acidente de automóvel e quedas, poderá também enfrentar riscos domésticos”, refere em comunicado.
O instituto divulga as “emergências médicas relacionadas com o frio”, como a hipotermia, em que o corpo perde calor mais depressa do que o que consegue produzir e fica com uma temperatura excessivamente baixa. Esta situação afeta o cérebro fazendo com que a vítima não pense claramente nem se mova com a facilidade habitual, o que torna “a hipotermia particularmente perigosa pois a pessoa poderá não se aperceber da sua situação”.

Grupos vulneráveis

São geralmente vítimas de hipotermia a idosa com fraca alimentação, roupa ou aquecimento, os bebés que dormem em quartos frios, pessoas que permanecem por períodos prolongados no exterior, sem abrigo, montanhistas, caçadores e consumidores de álcool ou drogas.

Sinais de Hipotermia

Os sinais de aviso de hipotermia nos adultos são tremores, exaustão, confusão, mãos inquietas, perda de memória, fala “lenta” e confusa, sonolência. Nas crianças são pele muito vermelha e fria e apatia.
No caso da existência de vítimas, O INEM aconselha a colocar a pessoa num quarto quente ou num abrigo, retirar roupa molhada, aquecer a parte central do corpo, utilizando um cobertor, e dar bebidas quentes e nunca alcoólicas.
As queimaduras são outras causas do frio. São “lesões causadas por congelação, que condicionam perda de sensibilidade e de cor nas zonas afetadas”. Estas queimaduras atingem mais frequentemente o nariz, orelhas, bochechas, queixo, dedos das mãos e dos pés.
“O risco de queimaduras aumenta nas pessoas com insuficiência vascular e em pessoas vestidas desadequadamente para temperaturas frias”, adianta o INEM.
Ao primeiro sinal de vermelhidão ou dor em qualquer zona da pele, a pessoa deve sair do frio e proteger a pele. Em caso de queimadura, a pessoa deve procurar ajuda médica.

Fonte: Lusa   10/01/2012 - 14h20  

Nenhum comentário: