«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Igreja Paroquial e Cruzeiro de S. Brás dos Matos.

Igreja Paroquial e Cruzeiro de
S. Brás dos Matos

A Igreja Paroquial e Cruzeiro de S. Brás dos Matos é uma igreja portuguesa, localizada na Freguesia de São Brás dos Matos (Mina do Bugalho), Concelho de Alandroal, Alentejo, Portugal.
O Cruzeiro, de mármore, assenta em bloco lavrado do período visigótico, reconhecendo-se parte de uma cruz.

Na Igreja, a Capela-mor tem estrutura manuelina e remonta ao princípio do século XVI, bem como pintura mural renascentista no tecto onde sobressai a cruz da Ordem de São Bento de Avis; na sacristia há ex-votos e lavabo em mármore. Sofreu obras nos séculos XVIII e XX. A imagem do padroeiro é gótica, de mármore policromo, talvez do século XIV.

Já exista como curado da ordem de São Bento de Avis em 1534, de linhas arquitectónicas do tipo rural, dista da Igreja Matriz de Alandroal 9 km. A capela-mor agrupável à arte manuelina genuína do 1º terço do século XVI nos reinados de D. Manuel I e D. João III, esta é completamente revestida a pinturas em afresco com arabescos e ornatos posteriores, mas de carácter renascentista. No eixo aparece a Milagrosa Imagem de São Brás, de estilo gótico, aparentemente século XIV; ao seu lado estão as Imagens de São Pedro e de Nossa Senhora de Fátima.

A igreja tem as dedicatórias aos altares de Nossa Senhora do Rosário, altar de S. António e altar das Almas, agora só composto Santo Crucificado. Num nicho lateral encontra-se uma escultura de S. Gregório Magno e ainda uma imagem do Anjo da Guarda, do tempo de D. João I. Na modesta sacristia vê-se um Imagem de São Brás de tipo seiscentista.

 Igreja de São Brás dos Matos

 Milagrosa Imagem de São Brás dos Matos

 Cruzeiro de São Brás

 Altar da Igreja de São Brás dos Matos

 Santo António

 São Gregório Magno

 Nossa Senhora do Rosário

Vela no Altar

Nenhum comentário: