«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Discurso da Sra. Presidente da Freguesia de São Brás dos Matos nas Comemorações do 25 DE ABRIL 2012 na Mina do Bugalho


Discurso da Sra. Presidente da Freguesia de São Brás dos Matos nas Comemorações do 25 DE ABRIL 2012 na Mina do Bugalho


Sr. Vereador, Srs. Autarcas, Amigos, Amigas e Jovens.

Faz hoje 38 anos que Portugal acordou ao som da Grândola Vila Morena.

Os Militares do 25 de Abril anunciavam o fim do Fascismo e o início da Democracia.

Era o fim de 48 anos de tortura, o fim da PIDE, o fim da Guerra, a transformação da Sociedade Portuguesa inicia-se com o início da independência Nacional e das chamadas Colónias Portuguesas.

A milhares de quilómetros de distância da nossa terra na Guiné onde eu estava na altura com o meu marido, logo de manhã se ouviu o grito da Liberdade dum Povo que queria ser livre. O fim da guerra do Ultramar tinha o seu início.

Os Portugueses com os olhos postos num futuro de Paz, e Liberdade com que sonhavam há muitos anos acordavam na esperança de um futuro melhor para o nosso Pais e seus filhos.

Desde logo a emblemática conquista da Revolução de Abril e do movimento popular torna-se num inimigo a abater.

Hoje num momento em que os trabalhadores e as restantes camadas da População em geral, sofrem os mais violentos ataques contra os seus direitos laborais e sociais e aumenta ainda mais a diferença entre ricos e pobres, a luta pelos ideais de Abril ganha novo folgo, a recuperação capitalista seguida pelos últimos Governos e agravada pelo actual Governo, coloca Portugal no limiar da pobreza e põe Portugal na cauda da Europa.

A subida de impostos, o corte de regalias Sociais, a perda do subsídio de férias e de Natal, ou parte deles, o fecho de unidades de Saúde, a perda de transportes para doentes, a restrição do serviço de ambulâncias, o aumento do desemprego, a falta de emprego para os nossos jovens são efeitos desta crise que a troika nos tem imposto.

O ataque ao poder local, impondo a extinção de Freguesias no interior, onde elas mais falta fazem.

A intenção de extinguir alguns Concelhos, são estas as medidas fascistas que este governo nos prepara.

A difícil situação financeira das famílias, a perda de poder de compra dos Portugueses, as famílias e jovens que ficaram sem emprego e vão ficar sem casa, sem os seus bens, enfim são estas as regalias sociais, juntas ás taxas moderadoras que este desgoverno nos vai impondo.

Amigos e amigas o 25 de Abril está em perigo e todas as conquistas que a revolução nos trouxe.

Vamos continuar a lutar em defesa da Revolução dos Cravos e dos ideais de Abril.

Abril Sempre, fascismo nunca mais.


 VIVA O 25 DE ABRIL

Nenhum comentário: