«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Alandroal: Assembleia Municipal Aprovou Orçamento de 22,8 Milhões para 2011.

O orçamento aprovado no dia 30 de Dezembro aposta no rigor e na eficiência, reflecte as dificuldades financeiras que o município atravessa mas não põe de parte o investimento.
Num cenário de pesados e limitantes compromissos futuros face à dívida acumulada nos últimos anos, o Município de Alandroal enfrenta o ano de 2011 com uma dificuldade acrescida: a retenção, em cerca de 800 mil euros, das transferências directas da Administração Central face ao excesso de endividamento líquido registado em 2008 e à lei do Orçamento de Estado para 2011. São quase 15% a menos nas transferências num ano em que se espera que a crise que o país atravessa agrave as dificuldades sentidas pelas famílias do concelho.
A Câmara Municipal espera compensar estas dificuldades com rigor orçamental e redução da despesa pela aplicação de um vasto conjunto de medidas integradas num Plano de Combate à Crise e Redução de Despesa já aprovado. Também da aplicação do novo Regulamento e Tabela de Taxas e Preços do município é esperado um aumento das receitas próprias.
A venda de lotes na Zona Oficinal de Santiago Maior e nos loteamentos habitacionais em conclusão (Olival das Caraças, Tapada da Cochicho e Genovevinha) também pode contribuir para este aumento de receita.
Tudo para que o dinheiro não falte onde mais falta faz, no apoio social, na educação e nos serviços prestados à população.
Neste cenário de dificuldades o executivo camarário não descura o investimento e considera prioritário um esforço adicional para executar projectos estruturantes candidatados no âmbito do QREN. Assim, no ano de 2011, e com financiamento aprovado, prevê-se o início da obra de Ampliação do Centro Educativo de Alandroal, integrado na EBI Diogo Lopes Sequeira, e da Creche de Santiago Maior.
A reestruturação da rede de abastecimento de água “em baixa” e saneamento do concelho, com destaque para Santiago Maior e Montejuntos, com candidatura ao programa INALENTEJO, é outro dos projectos que vai merecer maior destaque em 2011, num investimento total superior a 1 milhão de euros.
O Orçamento Municipal para 2011 integra também as verbas necessárias à obra do Pólo Escolar de Terena, à Requalificação da antiga Escola Primária de Alandroal e ao início da Requalificação do Interior do Cemitério Municipal de Alandroal.
Ao nível do investimento em actividades municipais, o Orçamento para 2011 prevê a continuidade de projectos lançados em 2010, com um elevado grau de sustentabilidade e que já deram mostras de retorno para o Município, como é o caso da “Mostra do Peixe do Rio” e do festival “Por Terras do Endovélico”. Nesta linha de actuação, também a promoção e divulgação turística do concelho vai continuar a merecer destaque.
O Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo refere que o Orçamento Municipal para 2011 “é um documento sério, realista, ponderado e que vai ao encontro daquilo que são as verdadeiras necessidades do Concelho, dos munícipes e da própria Autarquia”.
“É preciso fazer muito, com muito menos e em menos tempo”, resume o autarca, “contamos com todos os munícipes, em particular os funcionários da Autarquia, para a concretização deste desígnio”.

Nenhum comentário: