«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»
Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.
Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.
Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.
Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.
Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).
Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.
Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …
Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos
A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).
A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Universidade de Évora - Dois pólos em Viana do Alentejo e Alandroal vão nascer ainda este ano...
O novo ano lectivo de 2010/2011 da Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora também se iniciou, oficialmente, no dia 1 de Novembro.
Nesta data foi igualmente inaugurada a sede deste espaço de ensino não formal que fica localizado no Palácio do Vimioso e que tem inúmeros projectos para concretizar.
A afirmação foi feita pelo director desta universidade, Bravo Nico que explicou que, neste próximo ano, é intuito experimentar ainda um pouco mais as metodologias e os projectos que foram levados a cabo, particularmente no último semestre do ano lectivo passado.
“Queremos no ano de 2010/2011 testar em definitivo as nossas actividades e verificar as reacções das pessoas àquilo que nós propomos”, justificou.
Uma outra grande meta que pretendem concretizar, já a 21 de Novembro, é a abertura de dois pólos desta universidade em Viana do Alentejo e no Alandroal “construindo projectos educativos para a população adulta nestes dois concelhos”.
Outro desafio que Bravo Nico anunciou para este ano lectivo é trazer figuras públicas nacio-nais de diferentes áreas, nomeadamente da política, da cultura, do desporto, das empresas, das finanças, “que de alguma forma possam trazer à população o seu conhecimento”, devendo estas conferências ocorrer com periodicidade mensal.
A primeira conferencista será Isabel Jonet do Banco Alimentar contra a Fome que virá no dia 15 de Novembro, ao Colégio do Espírito Santo.
Mas as actividades não se esgotam aqui, pois o director da Universidade Sénior Túlio Espanca pretende também realizar conversas com personalidades de âmbito local, sempre às segundas-feiras, “podendo estas ser do mundo académico, empresários de sucesso e poetas populares”.
Deste modo, este responsável entende que o objectivo com que foi fundada esta universidade está a ser concretizado e que é levar o potencial cultural, científico, pedagógico e técnico a um público que, por norma, não frequenta a universidade.
“Estamos a falar não apenas da população sénior, mas também da população que não frequenta ambientes formais de aprendizagem. Se nós conseguirmos organizar essa nossa disponibilidade e oferecêla a uma popu-lação que está receptiva e que está desejosa de participar nestas actividades, nós cumprimos uma das missões da universidade que é a ambição de socialização do conhecimento”, sustentou.
Neste sentido, e ainda em título experimental, Bravo Nico considerou que, apesar de ter sido apenas um semestre a trabalhar, o balanço foi “bastante positivo”, quer pela participação por parte de professores, estudantes e funcionários da Universidade de Évora.
“Nós tínhamos o desafio de percebermos, até que ponto, dentro de nós havia disponibilidade para este tipo de voluntariado e para a organização de determinadas actividades para públicos novos.
E foi com grande satisfação que vimos que conseguimos realizar todas as actividades previstas, havendo uma extraordinária adesão de toda a academia”, regozijou-se.
O docente universitário anunciou ainda que o impacto das acções realizadas foi também “um sucesso” porque “tivemos casa cheia em todas asactividades que desenvolvemos.
Há uma grande franja da popu-lação que está com um enormedesejo de aprender”. O dirigente informou que têm quatro visitas de estudo àespera em cada um dos concelhos do distrito de Évora, “o que é revelador do interesse que as pessoas demonstram em querer vir conhecer a Universidade de Évora e tenho a certeza que quando iniciarmos localmente a educação não formal, a receptividade vai ser ainda maior”, frisou.
Parceria com o grupo “Diário do Sul ”pretende chegar virtualmente a todo o Alentejo
Quanto ao futuro, Bravo Nico sublinhou que vão continuar a ser dados passos para que, no início do próximo ano lectivo, a universidade sénior esteja em condições de abrir mais dois ou três pólos no Alentejo.
“O nosso objectivo estratégico é que em 2012 tenhamos cinco pólos da Universidade Sénior de Évora.
Estamos a trabalhar, neste momento, no distrito de Beja e de Portalegre para que estejamos presentes em todo o a nossa região”, ambicionou.
Integrada nesta lógica, e para que todas as formas de educação não formais possam chegar a todos os alentejanos “estabelecemos uma parceria com o grupo ‘Diário do Sul’, através da qual estamos a pensar levar virtualmente a todo o Alentejo, as actividades que realizamos”.
O director desta universidade sublinhou que esta é uma acção inédita, novo, “não há disto em lado nenhum do país”, para que seja possível transmitir uma conferência aqui realizada na Universidade de Évora em directo para toda a região.
Fonte: Diário do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário